TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de previsão de demanda

Seminário: Processo de previsão de demanda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Seminário  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo

Este relatório estuda os processos de previsão da demanda através de métodos qualitativos e quantitativos e também estuda algumas medidas de erro de previsão visando encontrar a melhor maneira de determinar e controlar o estoque da empresa XPTO necessário para alcançar os níveis desejados de produção de produtos para cada demanda de cada período.

Previsão da Demanda:

Planejar é descrever as atividades necessárias para atingir com êxito o objetivo final pré-determinado. Prever é um dos caminhos de determinar agora as ações do futuro.

Todo e qualquer planejamento deve começar com a previsão ou estimação da demanda futura pelos produtos ou serviços oferecidos por uma empresa e dos recursos necessários para atender a essa demanda prevista.

É de extrema importância estabelecer as previsões de vendas para, principalmente, facilitar a manutenção de estratégias de negócios dentro de cada empresa como controle de previsões dos recursos de produção.

Prever a demanda possibilita que as empresa determinem com maior precisam os recursos e quantidades necessários para planejar as atividades dos períodos seguintes.

Como prever a demanda

Para iniciar o processo da previsão da demanda é necessário conhecer e coletar o maior numero de dados possíveis que representem qualquer característica da movimentação da demanda ao longo do tempo.

Entre esses dados podemos citar: histórico de vendas perdidas, informações sobre qualquer evento que tenha influenciado algum momento na demanda passada e principalmente dados históricos de vendas realizadas.

Após coletados os dados é importante definir qual o melhor método de previsão de demanda a ser utilizado.

O melhor modelo de previsão será aquele que represente menor erro quando esse modelo se adaptar mais precisamente a série temporal dos dados históricos coletados.

Modelos de Previsão

Modelos de Previsão Qualitativos:

São utilizados quando os dados históricos não estão disponíveis ou estão incompletos; quando eles não permitem previsões seguras; quando há necessidade de abordagem multidisciplinar; quando existe a perspectiva de mudanças no cenário administrativo.

Modelo de Previsão Qualitativa Delphi

O Painel de Experts ou Método Delphi, é um dos métodos mais importantes entre os modelos qualitativos. Ele consiste da constituição de um grupo de especialistas que respondem a perguntas pré-determinadas; análise e tabulação dos resultados; comunicação da síntese dos resultados aos membros do grupo e uma refacção das respostas anteriormente respondidas.

Modelos quantitativos:

Diferentemente dos métodos qualitativos que utilizam palpites e opiniões pessoas, os quantitativos envolvem a análise numérica dos dados passados e de modelos matemáticos para projetas as demandas futuras. São utilizados quando existe um histórico de dados confiáveis e/ou quando não há mudança no cenário administrativo.

Regressão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com