TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Pesquisas Acadêmicas: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  6.413 Palavras (26 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 26

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos

Atividade Avaliativa - ATPS

PROCESSOS GERENCIAIS

Prof. EAD FABIANA ANNIBAL O BIAZETTO

Elaine Cristina Vicente Ribeiro – 3848731355

Gleice Kelly Alves da Silva – 3815648330

Maria da Penha Cronemberger – 3815648276

Wilson Alves da Hora Júnior – 3829711695

OSASCO / SP

2012

Elaine Cristina Vicente Ribeiro – 3848731355

Gleice Kelly Alves da Silva – 3815648330

Maria da Penha Cronemberger – 3815648276

Wilson Alves da Hora Júnior – 3829711695

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

Prof. EAD Fabiana Annibal O Biazetto

Nome do tutor presencial Luciano Silvestrino

Nome do tutor a distância: Luciano Costa Sampaio

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina processos gerenciais para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Osasco /SP

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO……………………………………………………………………………..1,2

PLANEJAMENTO 3,4,5,6

ORGANIZAÇÃO……………………………………………………………………………...3

DIREÇÃO……………………………………………………………………………………..4

HABILIDADES ESSENCIAIS PARA OS NEGOCIADORES 8

INTRODUÇÃO 9

IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DA NEGOCIAÇÃO 9

CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

INTRODUÇÃO

Planejamento e administração são dois fenômenos no Brasil desde o início do século XXI.

Com alguns séculos de atraso em relação a paises desenvolvidos como Estados Unidos e Inglaterra, por exemplo, que usam as ferramentas gerenciais na gestão pública desde o século XVIII.

Acabamos por perceber que, se existe algo eminentemente racional capaz de otimizar o alcance do bem comum, este é a Administração.

Até pouco tempo atrás imaginou-se que os conhecimentos da economia poderiam nos levar a patamares continuamente superiores de desenvolvimento.

Porem o resultado, infelizmente, pode ser visto até na fonte originária desses conhecimentos, as universidades: a economia segue em ritmo acelerado de desaparecimento

Na Europa, por exemplo, praticamente não existe mais formação em economia, o mesmo acontece em inúmeros outros países, e o Brasil não foge à regra, uma vez que os cursos de graduação econômica são cada vez mais escassos.

De forma inversa, à medida que conhecimentos tradicionais perdem espaço, a Administração ocupa, sileciosamente, o seu lugar.

Foi assim com nossas empresas privadas, deram um salto gigantesco em direção à vanguarda competitiva no comércio internacional.

Surgem assim o processo administrativo os conceitos de organização e processo gerencial.

Nosso mundo é um mundo de organizações (ETZIONI, 1980). Nascemos, vivemos e morremos em organizações. Isso implica em dizer que, de uma forma de outra, praticamos e sofremos as ações gerenciais, uma vez que as organizações são o locus da administração.

O que faz a administração funcionar é o processo gerencial,ou seja a literatura técnica (aquela que ensina a fazer) e a científica (aquela que demonstra fatos e fenômenos do universo organizacional) mostram que a Administração é um processo (STONER e FREEMAN, 1999; MAXIMIANO, 2000; CHIAVENATO, 1999; BATEMAN e SNELL, 1998).

Entende-se por processo todo seqüenciamento lógico do tipo início, meio e fim que gera, como resultado, um determinado produto. Essa constatação obriga a fazer o seguinte questionamento: se administração é um processo e um processo é um seqüenciamento lógico, ou seja, processo é uma sequência de etapas, quais são as etapas do processo de administrar? A literatura é praticamente unânime: planejar, organizar, dirigir e controlar,

Nesta sequência (MEGGINSON, MOSLEY e PIETRI JUNIOR, 1998; DAFT, 1999; CHIAVENATO, 1994; LACOMBE e HEILBORN, 2003).

Para ser exato, toda organização, o que inclui todas as unidades universitárias, são sistemas especializados em produzir alguma coisa para suprir as necessidades do ambiente. O que precisa ser compreendido é o seguinte, para que se possa entender o como fazer: a organização tem que fazer, produzir, o que o ambiente quer. Para isso, o próprio ambiente lhe oferece o que for necessário, mas em compensação exige que os produtos e serviços de que precisa estejam em conformidade com as suas exigências. O que a justiça faz? Ela capta os recursos do ambiente e planeja, organiza, dirige e controla o seu uso para que, ao final desse processo, os produtos que se comprometeu a produzir estejam em conformidade com o que o ambiente quer e precisa.

PLANEJAMENTO

A importancia do planejamento nas atividades do administrador o sucesso empresarial e profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com