TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Exames: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  3.897 Palavras (16 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 16

Treino de marcha com suporte de peso corporal na lesão medular: revisão bibliográfica.

Gait training with body weight support in spinal cord injury: a literature review..

Jhenifer Vieira Moura 1

Eliane Aparecida Da Silva .1

Juliana Mendes Yule Vicente 2

1 Graduação na Faculdade de Fisioterapia da UNIC

2 Docente Faculdade de Fisioterapia da Faculdade de Fisioterapia UNIC

Resumo

A marcha assistida com suporte de peso corporal (SPC) pode ser aplicada na reabilitação de pessoas com LM e proporcionar melhoras funcionais, da função cardiovascular e auxiliar na prevenção e tratamento da osteopenia e osteoporose, que são importantes complicações secundárias à LM4.

Este trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica sobre o treino de marcha com suporte de peso corporal como técnica de tratamento para paciente com lesão medular. Métodos: Foi realizada uma busca no portal da Biblioteca Virtual em Saúde, a partir dos unitermos: lesão medular, reabilitação, fisioterapia, marcha assistida com suporte de peso. Foram analisados os artigos coletados na íntegra no período de 2008 à 2012. Resultados: A pesquisa retornou 12 artigos dos quais identificou-se três diferentes abordagens terapêuticas: marcha robótica, interações cardiopulmonares e recuperação funcional. Todos os artigos mostraram melhora na velocidade e distancia percorrida na marcha assistida. Conclusão: A marcha assistida promove recuperação funcional e proporciona avaliação quali-quantitativa de diversas medidas funcionais e cardiorespiratórias.

Palavras-chave: Lesão medular; reabilitação; fisioterapia e marcha assistida com suporte de peso.

Abstract

The research aim was to review the literature on gait training with body weight support as treatment technique for patients with incomplete spinal cord injury. Methods: It performed a search on Virtual Health Library website, from the keywords: spinal cord injury, rehabilitation, physiotherapy, training with body weight support. The items was analyzed that could be collected in full in the period 2008 to 2012. Results: The search returned 12 articles of which identified three different therapeutic approaches: robotic gait, cardiopulmonary interactions and functional recovery. All items showed improvement in speed and distance in gait training. Conclusion: The gait training promotes functional recovery and provides qualitative and quantitative evaluation of several cardiorespiratory and functional measures.

Keywords: Spinal cord injury, rehabilitation, gait training with body weight support.

INTRODUÇÃO

A lesão medular (LM) apresenta-se como uma grave síndrome incapacitante, que pode causar alterações motoras, sensitivas e autônomas, tendo como principal etiologia a lesão traumática, devido à agressão mecânica, na medula espinhal1. Quanto ao nível da lesão, os pacientes podem ser classificados em tetraplégico, quando a lesão é acima de T1 e paraplégico, quando a lesão é abaixo deste nível2.

Quanto à etiologia podem ser classificadas em traumáticas (Fraturas, armas de fogo) e não-traumáticas (tumores, infecções). A LM é incapacitante pelo acometimento múltiplo (incontinência urinária, fecal e disfunção sexual) e está sempre associada às complicações: ossificação heterotópica, úlceras de pressão, hipotensão postural, disfunções sexuais, entre outras3.

O traumatismo raquimedular acontece por danos nas estruturas medulares, interrompendo a transmissão de impulsos nervosos, alternando negativamente a função motora e sensorial. A LM pode ocorrer por uma lesão traumática, como os acidentes automobilísticos, ou por alguma doença (lesão não traumática), como tumores, infecção, vírus, dentre outras causas8.

Com a perda parcial ou completa de tais funções não é incomum o surgimento de complicações advindas do processo da lesão em questão. A ossificação heterotópica é relatada em até 50% dos casos de LM. Sua etiologia não esta bem descrita na literatura, porém existem indícios de fatores tais como, gênero, idade, lesões completas, presença de espasticidade e úlceras de decúbito5.

Outra grave consequência da imobilidade causada pela LM é a já citada úlcera de decúbito. Elas decorrem da isquemia tecidual local dada pela falta de reflexos tanto proprioceptivos, baroceptivos e nociceptivos. Pressões que variam entre 60 e 580 mmHg pelo período de 1 a 6 horas é suficiente para provocar as úlceras de decúbito6.

O trato urinário sofre com a LM, pois a bexiga é controlada por mecanismos voluntários, após a LM ela perde esta característica e torna-se ineficaz. Com isso, se faz necessário seu esvaziamento manual, tanto por manobras mecânicas, como por cateterismo intermitente de 4 a 6 horas de intervalo. Se por algum motivo tais horários sejam desrespeitado, existe a possibilidade de proliferação bacteriano tanto no excesso como no resíduo vesical, o que proporciona recorrentes infecções urinárias7.

A atividade física parece proporcionar ao paciente com traumatismo raquimedular, benefícios como aumento da capacidade física, auxilio na independência, melhorara no equilíbrio e destreza na cadeira de rodas, possibilita a vivência de sensações e movimentos novos, favorece o autoconhecimento, a socialização e a readaptação física, bem como reduz os fatores de risco para a saúde, como a obesidade e a hipertensão, promovendo um estilo de vida mais saudável9.

A restauração da deambulação após LM é importante para os pacientes e seus familiares, mas ainda é um grande desafio para os cientistas e profissionais de reabilitação. As intervenções usando os movimentos repetitivos para reabilitar a marcha nas lesões do sistema nervoso central têm sido muito estudadas, recentemente, com resultados animadores quando se utiliza a execução de tarefas específicas.

O objetivo desde trabalho é investigar por meio de revisão bibliográfica a atuação da fisioterapia na LM com a marcha assistida SPC e investigar o uso desse suporte de peso corporal no processo de recuperação funcional terapêutica do lesado medular, observando as diferenças a partir de 2008.

MÉTODO

Para este estudo de revisão, foi realizado um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com