TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Artigos Científicos: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. PLANEJAMENTO

2.1. TIPOS DE PLANEJAMENTO

2.2. OBJETIVOS GERAIS

2.3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

2.4. JUSTIFICATIVA

2.5. MÉTODO

2.6. VIABILIDADE E CRONOGRAMA

2.6.1.CONSIDERAÇÕES FINAIS

2.7. IMPLICAÇÕES ÉTICAS

2.8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é aplicar os conhecimentos aprendidos sobre o Processo Administrativo, no ato de planejar, organizar, direcionar e controlar as ações de um determinado projeto. Será realizada uma visita a um abrigo de idosos onde os alunos ficarão encarregados de sua organização. Com ela,será aplicado o conhecimento da disciplina demonstrando o quanto o processo administrativo é importante independente dos diferentes projetos realizados por uma pessoa,sendo ele uma tarefa do dia a dia ou o trabalho de uma empresa.Servirá também para identificar aspectos positivos e negativos da função e o impacto causado por ela para se obter o sucesso.

2. PLANEJAMENTO

Planejamento é o ato de desenvolver um processo onde se deseja alcançar um determinado objetivo ou meta.Está diretamente voltado à melhorias e ao bom funcionamento das empresas organizações,setores de trabalho, e a qualquer atividade humana em que se almeja o sucesso.Porém o planejamento também nos da a chance de aplicar o próprio conhecimento humano e prever ações alternativas em casos inesperados de possíveis falhas.

Observa-se que segundo Stoner (1999, p.5): “Planejar é pensar de forma antecipada, se basear em algum método e não em palpites, é o que define o melhor procedimento pra alcançar os objetivos.”

Seguindo a mesma linha de raciocínio Chiavenato (2000, p.195) afirma que:

“O planejamento é a base para as demais funções a serem realizadas. O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los.”

Podemos ainda acrescentar que o processo de planejamento pode-se estender de curtos á longos prazos de duração,dependendo do setor ao qual foi destinado.Dentre os vários ní veis de planejamento,os mais conhecidos são:Planejamento estratégico,planejamento tático e planejamento operacional.

2.1. TIPOS DE PLANEJAMENTO

O planejamento estratégico é aquele conhecido como sendo o de longo alcance, no qual o horizonte de tempo é maior do que um ano. Devido ao seu planejamento temporal longo, o planejamento estratégico opera com dados que são continuamente incompletos e imprecisos. Permite uma análise mais sistemática e racional das oportunidades de negócios e da alocação dos recursos da organização. A partir da visão organizacional, o modelo favorece a descrição, a implementação e a gerência das estratégias operacionais,exigindo que sejam levados em consideração quatro componentes fundamentais de uma boa estratégia: clientes, fornecedores, concorrentes e a empresa.

Já no planejamento tático o tempo a ser utilizado fica a sendo o de prazo médio, é menos genérico e mais detalhado, abordando cada local de trabalho ou cada unidade de custo separadamente. Diferente do estratégico é passível de reversão, integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos estabelecidos. É importante ressaltar a temporalidade deste processo. Ele não é de longo prazo (isso esta no estratégico), mas devem ir além dia-a-dia, tendo uma visão de médio prazo, e é neste momento que os “gestores executivos” tem a oportunidade de colocar suas contribuições, analisando a organização como um todo.

E por fim o planejamento operacional que por sua vez, tem a função de direcionar as equipes funcionais de uma organização para o cumprimento da missão e visão ou seja, garantir o alinhamento estratégico da organização à curto prazo.Esta atividade se dá em um cenário composto por diversos ambientes (internos e externos), diversas pessoas e diversas competências, o que torna este cenário complexo. Uma visão holística permitiria ao administrador maior chance de sucesso deste planejamento. Entretanto, na busca de compreensão desta complexidade o administrador se depara com princípios que podem, por vezes, se contradizerem.

Todos esses processos enfatizam a ideia de que planejar ainda continua sendo uma grande arma para o sucesso do administrador de hoje e do futuro.

2.2. OBJETIVOS GERAIS:

• Exercer as atividades de um administrador;

• Organizar um evento social.

2.3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Detectar a importância do abrigo para esses idosos;

• Perceber os cuidados aos idosos por parte dos voluntários e funcionários do abrigo;

• Participar das atividades exercidas no espaço.

2.4. JUSTIFICATIVA

O envelhecimento da população brasileira vem se distendendo rapidamente e com isso gerando uma grande preocupação para muitos governantes em nosso país.Com frequência é possível se ouvir falar que o Brasil não é mais um país jovem.Segundo estatísticas os idosos que representavam apenas 3,2% da população geral de 1900 e 4,7% em 1960,poderão atingir 13,8%no ano de 2025.Com esse aumento muito rápido da população idosa o tempo para a preparação das instituições para abrigar e lidar com os mesmos fica sendo de curto prazo e de extrema importância,já que nos próximos anos isso será inevitável.Com a grande falta de voluntários e as dimensões dos problemas da previdência social brasileira, concluímos que sem estes abrigos essas pessoas ficarão sem apoio,pois muitas não tem família ou são abandonadas pelas mesmas.Dai a grande importância de se interar e participar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com