TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Artigos Científicos: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 6

FUNDAMENTOS DE MARKETING

1° Questão:

”Marcio Kumruian criou, em uma década, uma das maiores varejistas online do país, a Netshoes. A empresa, que fatura 1,2 bilhão de reais, prepara-se para abrir o capital nos Estados Unidos. É o começo da fase mais desafiadora de sua história...”. Kumruian utilizou experiência profissional e capacitação para fomar o grande negocio que tem hoje. Nas nossas aulas, falamos das atribuições de um Gerente de Produtos, ou daquele responsável por direcionar as ações dos principais produtos da empresa, o que Kumruian fez muito bem. Das atribuições estudadas nas aulas, cite pelo menos 03 delas que vocês julgem serem as mais importantes.

Gerente de Produto foca apenas no produto, mas se envolve em todas as áreas relacionadas:desenvolvimento,marketing, finanças ,colaboradores e vendas. Ele não é responsável por todas essas áreas, mas tem que preencher as lacunas, aonde elas existirem.

Dentre varias de suas atribuições julgo as mais importantes: planejar e realizar as atividades de lançamento de novos produtos, planejar e coordenar pesquisas de marketing dos produtos e selecionar e administrar os canais de distribuição.

O planejamento para o lançamento de um novo produto é o principal fator para o seu sucesso no mercado. Quando não há um planejamento correto para o lançamento de um novo produto, o sucesso ou insucesso do mesmo torna-se um jogo de sorte ou azar que, conseqüentemente trará muita lucratividade ou problemas à empresa que o lançou.

As pesquisas de marketing tem como finalidade o levantamento de dados para a tomada de decisões. Um dos objetivos das Pesquisas de marketing é dar sustentação a um plano de mix de marketing para o lançamento do produto ou alavanque das vendas dos produtos já existentes.

A distribuição compreende as atividades necessárias para que a oferta comercializada pela empresa fique acessível ao seu mercado consumidor. A distribuição preocupa-se e refere-se à logística e aos canais através dos quais o produto chega aos clientes. , colocar os produtos no lugar certo quando os consumidores se dispuserem adquiri-los varia conforme o público-alvo e o tipo de produto comercializado.

2° Questão:

“ Para atrair visitantes para seu site, a Netshoes usa um programa que reconhece o perfil de cada usuário. Ao perceber que um internauta se interessa por boxe, por exemplo, esse programa usa os espaços publicitários comprados pela Netshoes em diversas sites para oferecer luvas”.É obvio que isso facilita a comunicação da empresa com seus cliente, e o interesse, alem da venda, é “doutrinar” o cliente a sempre comprar deles. Na escala de lealdade estudada em nossas aulas, que define quais os tipos de clientes de uma empresa, vimos 5 tipos de clientes. Cite 3 desses tipos e suas características.

Em todas as empresas, quer de serviços, quer de produtos, os clientes passam por várias etapas desde o início do processo de venda até à fidelização total. A qualidade dos serviços ganha importância quando se discute a satisfação e a lealdade dos consumidores.

Cliente eventual: Compram sem fidelidade, com um ou mais produtos em situações de necessidade ou necessidade ocasional. Porém, se um cliente compra simplesmente porque encontrou um bom preço, se a relação com esse cliente não foi valorizada, você poderá perdê-lo amanhã para um concorrente que apresente preço menor. É necessário saber o que o cliente preciso e, para isso, é preciso ouvi-lo. Satisfazendo suas necessidades, você não só efetua uma venda, mas também conquista um cliente, que poderá tornar-se assíduo.

Cliente Fiel: Há clientes de todos os tipos e os produtos e serviços que eles compram é também tão variados quanto eles, clientes fiéis possuem perfis similares independente do setor de mercado em que estão. Um cliente fiel automaticamente terá um relacionamento com a marca a qual escolheu ser fiel. Além disso, o cliente fiel é mais barato, Segundo Philip Kotler, conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes.

Cliente Advogados/Defensores da marca: Fidelidade é o cliente optar por sua marca entre todas as outras com uma habitual frequência. Já lealdade não há necessariamente que haja a compra de fato, contudo, o cliente é espontâneamente um advogado, um defensor da marca. São as pequenas coisas que farão com que seu cliente tenha o sentimento de que sua empresa tem um excelente atendimento e muito respeito por ele. Estes clientes se tornam garotos propaganda ambulantes. Geralmente, as empresas não conseguem elevar a satisfação da maioria dos seus clientes a este nível, mas quanto mais deles, melhor.

Diagnostico Organizacional

Questão:

Fazendo uma avaliação do texto em questão, percebemos o quanto é importante uma estratégia para a sobrevivência de uma organização mesmo ela estando numa fase “impar” de crescimento. Os momentos de avaliação dos rumos são constantes e quanto mais ela cresce mis aumentam os problemas. De acordo com a metodologia da Matiz SWOT, cite 3 posntos fortes, e pontos fracos, 3 ameaças e 3 oportunidades da empresa Netshoes.

A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise ambiental, sendo a base da gestão e do planejamento estratégico numa empresa ou instituição.

As vantagens Fortes da empresa Netshoes em relação às concorrentes. Ex.: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com