TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Pesquisas Acadêmicas: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  2.295 Palavras (10 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 10

Eleuza Ferreira Jacinto RA: 396907

Erika Dione da Silva RA: 390114

Fabiene da Silva Ramos .RA: 390687

Janete Maria de Oliveira RA: 398861

João Diego Araujo da Silva RA: 399877

Suziane Magda da Silva RA: 391339

PROCESSO ADMINISTRATIVO

TUTOR A DISTÂNCIA- Jaqueline

Cuiabá-MT, 18/09/2012

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento desta ATPS consiste em elaborar um plano estratégico para a realização de um projeto em uma Instituição de Ensino, na área Educacional, onde os alunos do curso de CST Recursos Humanos organizarão um curso para uma comunidade circunvizinha a esta Instituição ou seja um Planejamento Orçamentário Familiar. Esta atividade de ensino e um procedimento metodológico desenvolvido por um conjunto de etapas, objetivando promover o estudo e a convivência do trabalho em grupo, promover a aplicação da teoria a prática, solucionando problemas relativos a profissão ,desenvolvendo pensamentos críticos na tomada de decisões, ter visão global, e os impactos na organização e sociedade com as tomadas de decisões, propiciando assim, desafio de como se da a atuação do Administrador na organização.

ETAPA 1

PROCESSO ADMINISTRATIVO: PLANEJAMENTO

O planejamento é uma ferramenta da administração e como tal o seu uso é indispensável para o sucesso da gestão das empresas. Tem como objetivo apresentar um estudo sobre as raízes históricas do planejamento e sua importância administrativa para as empresas,a grande função da estratégia é promover o equilíbrio entre a visão de futuro da organização e sua posição no presente. No contexto organizacional, a estratégia corresponde à capacidade de trabalhar, ajustando a organização às condições tendo em mente a visão de futuro. Neste desenvolvimento, além do Planejamento falaremos também sobre sua tipologia que engloba no Processo Administrativo.

DESENVOLVIMENTO

Para Idalberto Chiavenato-Planejamento é a Função Administrativa que determina com antecedência quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor forma possível, pois o Planejamento representa a primeira Função Administrativa por servir de base as demais Funções que são: Organização, Direção e Controle. O Planejamento define onde se pretende chegar, lida como futuro começando com Objetivos e Planos para se ter resultado e eficácia. Analisa a situação atual das coisas ,desenvolve premissas sobre condições futuras ,busca meios para alcançar os objetivos e implementar Planos de Ação que for necessário. O Planejamento começa com o Planejamento Estratégico que aponta uma direção a ser seguida.

O Planejamento Estratégico é o mais amplo, envolve toda a Empresa, é projetado a longo prazo, abrange todas as áreas da Empresa, corresponde ao plano maior onde todos os demais são subordinados. Alcançar seus objetivos globais e apresentar resultados é o sentido da excelência organizacional.

Depois vem o Planejamento Tático que executa essa direção estabelecida pelo Estratégico.

O Planejamento Tático é o elaborado em cada departamento de uma Organização. É de específicos e preocupa-se em atingir objetivos de departamentos, é do nível intermediário para cada unidade da Empresa.

Já o Planejamento Operacional se refere a cada tarefa ou atividade em particular ,é projetado a curto prazo para o imediato no cotidiano e com o dia a dia, semanal ou mensal. Preocupa-se em alcançar as metas específicas, é voltado para a eficiência e compõe a Excelência Operacional.

Para Roberto Shinyashiki-Planejamento é ter uma visão ampla do futuro, é enxergar a diante, consiste em decidir antecipadamente o que se quer fazer e o que vai fazer, se trata de prever como realizar. Ver além do horizonte cria a competência necessária para aproveitar as oportunidades.

Segundo Maximiano o planejamento é uma ferramenta usada para administrar as relações com o futuro. Planejamento é uma ferramenta administrativa que as Empresas utilizam para avaliar todos os caminhos para assim poder construir um referencial futuro, tendo o tempo dedicado para evitar problemas na execução.

O objetivo do Planejamento é ter processos contínuos e dinâmicos para garantir continuidade, tendo novas continuações, propostas, resultados e soluções, assim facilitando a organização, controle e direção da empresa.

O Planejamento também é proativo definindo onde, como, quando e de qual maneira deve ser aplicado nas empresas, visando o mínimo de esforço e custo para poder ser executado.

Para que um planejamento seja bem sucedido é necessário ter:

-Controle sobre os projetos;

-Cumprir os prazos dados pelos clientes;

-Boa coordenação dos projetos;

-Ter soluções para possíveis problemas;

-Grau elevado de acertos nas decisões.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

São decisões pelos níveis mais elevados da empresa que abrange toda a organização envolvendo períodos de longo prazo de tempo.

O planejamento estratégico abrange o nível intermediário da empresa cada um voltado ao seu departamento, possuindo planos táticos para detalhar cada atividade executada.

Trabalha com incertezas e imprevistos, avaliando o que os projetos da empresa tem de negativo e positivo para assim tomar decisões estratégicas.

PLANEJAMENTO TÁTICO

Atua em cada departamento da empresa, sendo executado por gerentes, coordenadores e supervisores para que os objetivos sejam alcançados com sucesso.

O Planejamento Tático envolve período de médio prazo de tempo, é um processo permanente e continuo projetado para o futuro próximo se relacionando com controle das operações atuais da empresa, visando condições racionais dos processos para tomar decisões, tendo como objetivo ter resultado imediatos, definido como plano.

Antes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com