TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Artigo: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  1.806 Palavras (8 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 8

TÍTULO PÁGINA

1.0 INTRODUÇÃO .................................... 03

2.0 OBJETIVO GERAL .................................... 03

3.0 OBJETIVOS ESPECÍFICOS .................................... 04

4.0 JUSTIFICATIVAS .................................... 04

5.0 MÉTODO .................................... 05

6.0 VIABILIDADE E CRONOGRAMA .................................... 06

7.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................... 06

8.0 IMPLICAÇÕES ÉTICAS .................................... 06

9.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................... 07

1.0 Introdução

O propósito do trabalho visa à inclusão de crianças portadoras de deficiências e problemas clínicos, esse fato na sociedade é carente e devemos ter a consciência em ajuda-las e incluí-las a sociedade.

O projeto “Alegria Móvel” é formada inicialmente por 6 alunas de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera Educacional em Jacareí, estado de São Paulo, que acreditam que a inclusão social para crianças que por motivos de saúde foram retiradas de seu ciclo natural da vida, ou seja, que passam muito tempo em hospitais e assim abrem mão da sua vida de criança.

Em parceria com o hospital UPA (Unidade Pediátrica) mediante a um convênio firmado com a Anhanguera, iniciaremos o nosso projeto semanalmente pelo grupo Cristiéle Victor, Vilma Dias, Jéssica de Souza, Carolina Matias, Alexandra Pereira e Patrícia Paula, teremos também o apoio dos “Doutores Coloridos”, eles já realizam um trabalho voluntário com projetos em vários hospitais da cidade e região, e também contaremos com estagiários do curso de Psicologia da Faculdade.

O projeto propõe um espaço para as crianças internadas realizarem atividades lúdicas que possibilitem não apenas uma diminuição de ansiedade, angústia em relação a internação, como também uma socialização com as outras crianças, favorecendo também o acolhimento para os acompanhantes e estimulando trabalho multiprofissional com a equipe. O espaço para o brincar pode ser criado nos leitos ou existente como espaço físico próprio da “alegria móvel”, em todo caso, os recursos lúdicos utilizados são brinquedos, livro infantis, quadrinhos, desenhos e em alguns casos, materiais usados pela enfermagem (soro, luvas, gazes, etc). Portanto, partindo do pressuposto que a partir do brincar a criança consegue comunicar seus sentimentos, expressar seu mundo interno e ainda, como se relaciona com ele, consideramos que, conservando seu caráter lúdico, o brincar assume uma função terapêutica, sendo assim importante para a saúde psicológica e integral da criança.

2.0 Objetivo Geral

A “Alegria Móvel” tem como objetivo principal em seu lema:

 Rir é o melhor remédio! Levar a alegria mesmo nos momentos mais difíceis, O ato de rir relaxa todos os músculos do corpo e, sem sombra de dúvidas, faz com que encontre um sentido para a vida.

3.0 Objetivos Específicos:

 Desenvolver atividades lúdicas interativas com crianças hospitalizadas,

 Diminuir a ansiedade decorrente da hospitalização e do processo de adoecimento;

 Fortalecer a estrutura familiar a partir de orientações sobre: “Como a partir do brincar é possível contribuir para o desenvolvimento e recuperação da criança”.

 Recuperar e/ou fortalecer a autoimagem, autoconfiança e autoestima da criança internada e, tornar possível o estabelecimento de relações amigáveis e prazerosas, a fim de minimizar os entraves relacionados às doenças e ao tratamento.

 Contribuir para a promoção e qualidade da saúde das crianças;

 Contribuir para a redução da mortalidade e a morbidade infantil;

 Promover e incentivar o aleitamento materno;

 Apoiar as equipes municipais de saúde para o desenvolvimento das ações básicas preconizadas na política nacional e estadual;

 Monitorar e avaliar as ações de saúde como forma de garantir a integralidade e universalidade recomendada pelo SUS.

4.0 Justificativas

A proposta que trazemos é infiltrar no Hospital UPA de Jacareí um grupo que trabalhe pelo bem estar das crianças, com base nas estáticas da Faixa Etária com o atendimento de crianças de 0 a 12 anos que foram atendidas no ano de 2012, com deficiências e/ou atendimentos clínicos desde uma simples consulta até uma internação, isso nos possibilita a colocar em nossos projetos meios mais eficazes para corresponder as nossas expectativas e das crianças que são o nosso foco e levando conforto ao coração de seus familiares.

Seguem as estatísticas:

1) Gráfico da faixa etária entre meninos e meninas:

2) Gráfico do atendimento anual feito pelo hospital Upa:

5.0 Método

O projeto atenderá: as crianças, seus acompanhantes e a equipe multiprofissional. Por meio do brincar possibilitamos às crianças hospitalizadas uma melhor elaboração desta situação de internação, aos acompanhantes oferecemos um espaço acolhedor para suas angústias, e para a equipe multiprofissional oferecemos assistência em procedimentos delicados, interação entre equipe e crianças internadas através do brincar respeitando sempre as singularidades da criança, do acompanhante e do profissional.

A “Alegria Móvel” irá cumprir um papel relevante não apenas dentro dos hospitais junto à população, como também para a formação acadêmica dos estagiários que se colocaram a disposição para a realização desse projeto e seus idealizadores. A atividade realizada alia a atividade teórica com o campo da prática, permitindo observar alguns temas tratados na grade curricular de cada um. Tudo isso acaba por enriquecer as discussões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com