TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Monografias: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  2.488 Palavras (10 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS - Processo administrativo: As funções administrativas - teoria e prática

Disciplina: Processos Gerenciais

Profº. Lincon Lopes

Tecnologia em Logística

Tutora distância: Vanessa Neves de Oliveira

Edenilson Lazaro Prezzotto RA 5534126816 Tecnologia em Logística

Ednilson José da Silva RA 4930933013 Tecnologia em Logística

Francislene Brambila Leme RA 1299927401 Tecnologia em Logística

Milene Aparecida Lopes de Oliveira RA 1299927788 Tecnologia em Logística

Renato Rodrigues RA 4916916735 Tecnologia em Logística

Santa Barbara d’oeste /SP

2012

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO

2.0 FUNÇÃO ADMINISTRATIVA

2.1 Planejamento

2.2 Definição 1

2.3 Definição 2

2.4 Confronto das mensagens dos profºs Roberto e Paulo Barreto

2.5 O que é planejamento e quais os tipos de planejamento

2.6 Porque as ferramentas gerências não podem falhar

3.0 PROCESSO ADMINISTRATIVO

3.1Organização

3.2 Direção

3.3 Controle

3.4 Aaprendizagem teórica da função organização(P.O.D.C)

4.0.PROJETO SOCIAL: PLANTANDO SONHO

5.0 PROCESSO ADMINISTRATIVO: CONTROLE

5.1 Análise das leituras do profºs Antônio Cury e Susana Brito e da figura sobre a atuação do administrador

6.0 IMPLICAÇÕES ÉTICA

7.0 CONCLUSÃO

8.0 BIBLIOGRAFIA

1.0 INTRODUÇÃO

Toda organização (empresas) é regida por uma parte administrativa, que através de um processo define o seu planejamento, sua organização, direção e o controle , juntas elas trabalham para um bom funcionamento e para conseguir os objetivos desejado.

Hoje o planejamento esta bem presente em todo o nosso cotidiano, seja este nas empresas e como também nos nossos afazeres fora da empresas.Com o mercado cada vez mais globalizado e com uma maior competitividade, as empresas se vem a necessidade e a obrigação de se planejar. A parte administrativas das organizações tem a função de planejar toda a rotina das empresas, sejam elas qual for, elas estabelecem metas para serem compridas, rotinas de trabalho, controle no trabalho já existem, possíveis melhorias, entre outras.

2.0 FUNÇÃO ADMINISTRATIVA

2.1 O PLANEJAMENTO

Planejamento é uma ferramenta administrativa que possibilita a perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um futuro estruturando o trâmite adequado e revalidar todo o processo que se destina, antecipando resultados esperados. A busca de alcançar, da melhor forma possível, de alguns objetivos pré- definidos.É realizado no nível mais alto da organização, ele está voltado para saber como atingir o objetivo da empresa no mercado, saber envolver a empresa como um todo, integrar todos os recursos, capacidades, potencialidade, e principalmente saber tomar as decisões certas.

2.2 DEFINIÇÃO 1

Segundo CHIAVENATO o planejamento estratégico pode-se dizer que é o processo de analisar uma organização de vários ângulos, definindo um direcionamento para atingir seus objetivos.

Para obter esse planejamento estratégico é preciso avaliar varias etapas, o ambiente externo e o ambiente interno, os seus recursos, geração, avaliações e seleções de alternativas estratégicas, a implantação da estratégia escolhida pelo plano tático e operacional, e o acompanhamento dos resultados.

O ambiente interno: define-se a identificação dos pontos fortes e fracos dentro da organização, esses estudos são feitos nos seguintes setores de produção, marketing, Recursos Humanos, e Finanças comparando-se com outras empresas, isso é chamado de benchmarking.

O ambiente externo: Avalia a competitividade como outras organizações estão reagindo, quanto mais competitivo o mercado mais ele tem que ser avaliado.

Nesse ambiente também é avaliado o como esta influenciando o desempenho da organização.

"O que se percebe é a ausência de indicadores de desempenho em muitas empresas ou as utilizações desordenadas de vários indicadores dispersos e desconexos que não proporcionam a visão global necessária"

2.3 DEFINIÇÃO 2

Segundo MAXIMIANO(200), toda ação orientada para algum tipo de desempenho, sendo assim de forma geral, todo comportamento, sempre é motivada podendo levar para o desempenho positivo e negativo.

Depois de avaliar essas duas etapas do ambiente interno e externo, vem a definição do objetivo, como será implantado, qual será o seu mercado e cliente que pretende atingir, como fazer esse plano de Longo, Médio e Curto prazo, qual será a margem de lucro, definir quem vai executar as atividades que lhe forem atribuídas. Na organização é dividida em três níveis, o nível estratégico, tático e o operacional, onde são distribuídas as atividades, cada um tem a sua responsabilidade de executar com eficiência.

O nível estratégico são os altos executivos, responsáveis pela definição dos objetivos e planos, a tomada de decisões.

O nível Tático é utilizado na alta diretoria em objetivos e atividades mais especificas, esse nível é responsável em promover o contato eficiente entre o nível estratégico e o operacional.

O nível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com