TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Casos: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  6.071 Palavras (25 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 25

INTRODUÇÃO

O processo do planejamento estratégico é uma maneira de a empresa se conhecer melhor, levando em consideração acontecimento passados e do presente como uma forma de “prever” o futuro dos ambientes internos e externo da empresa.

As pequenas empresas do Brasil, devido ao clima de incerteza em que vivem, têm uma grande dificuldade em realizar um planejamento estratégico. Além disso, normalmente faltam nestas empresas pessoas com capacitação para fazer tal planejamento. Neste trabalho, relatamos o conceito e tipos de Planejamento existente.

PLANEJAMENTO

O planejamento é baseado em um processo continuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações, intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de modo a permitir que elas sejam executadas deforma adequada, considerando aspectos como: prazo, custo, qualidade, segurança e outros benefícios. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos, sendo o lado racional da ação.

Planejar é tomar decisões, “agimos com muito mais frequência do que planejamos” é saber como se prevenir a situações desejadas ou indesejadas. Planejar não é só a formalização, mas também se deve saber onde implantar algo antecipadamente. Este planejamento visa a eficiência das organizações na direção mais correta. E é através desta consciência que se estabelece o propósito de direção que as organizações deverão seguir a fim de aproveitar as oportunidades e evitar riscos para empresa.

O planejamento é feito através de planos. O administrador deve saber lidar com diferentes tipos de planos, estes podem incluir períodos de longo ou curto prazo, como podem envolver a organização inteira, um departamento ou ainda uma tarefa. O planeamento também é necessário quando a adaptação das ações é coagida, por exemplo, por um ambiente crítico envolvendo alto risco ou alto custo, por uma atividade em parceria com mais alguém, ou por uma atividade que necessite estar sincronizada com um sistema dinâmico.

O planejamento é uma função administrativa que se distribui entre todos os níveis organizacionais. Embora o seu conceito seja exatamente o mesmo, em cada nível organizacional, o planejamento apresenta características diferentes e envolve uma volumosa parcela da atividade organizacional. Com isso, queremos dizer que toda a organização está sempre planejando.

TIPOS DE PLANEJAMENTO

Existem três tipos de planejamento eles são:

1. Nível Institucional: elabora genericamente o planejamento estratégico.

Envolve a parte de planejamento e desenvolvimento estratégico, onde o nível mais alto desenvolve e elabora táticas para o melhor desenvolvimento da empresa ou da organização. O nível estratégico trabalha com a parte “tática”, elaborando as “estratégias” para que o operacional execute desenvolve e passa a informação ou o projeto para o nível tático que por sua vez processará a informação e passara para o nível operacional e dará o feedback, ou seja, o retorno.

Este nível envolve toda a organização, focaliza no futuro e destino e é direcionado em longo prazo. Este nível envolve toda a organização, direcionado a longo prazo, focaliza o futuro e o destino com os objetivos gerais.

2. Nível Intermediário: segue com planos táticos.

Envolve a parte departamental, ou seja, um departamento especifico da organização. Os planos táticos envolvem os objetivos intermediários de cada unidade organizacional, seja unidade de negócios ou departamento. Estes planos são menos genéricos do que os estratégicos, são um pouco mais detalhados, são elaborados pela gerência média e cobrem um horizonte de médio prazo onde focaliza o imediato. Os planos táticos devem estabelecer uma coordenação e integração entre si e devem estar alinhados com o plano estratégico.

3. Nível Operacional: traça detalhadamente os planos operacionais

A partir dos planos Táticos são desenvolvidos os planos Operacionais. Estes planos são bem mais objetivos, racionais e detalhados, elaborados pelos executores operacionais da empresa, abordando cada operação do departamento separado em um horizonte de tempo de curto prazo. São planos que se preocupam com o “que fazer” e “como fazer” as atividades cotidianas da organização. Usa-se de recursos necessários para o seu desenvolvimento e implantação.

Os planos podem abranger diferentes horizontes de tempo. Os planos de curto prazo cobrem um ano ou menos, os planos intermediários, de um á dois anos, e os planos de longo prazo abrangem de cinco ou mais anos. Os objetivos do planejamento devem ser mais específicos no curto prazo e mais aberto ao longo prazo. As organizações precisam de planos para todas as extensões de tempo. O administrador do nível institucional está voltado para planos de longo prazo que atinjam a organização inteira para proporcionar aos demais administradores um senso de direção para o futuro.

O planejamento deve estar em constante mudança, pois o mercado muda constantemente, e o planejamento deve ser renovado, melhorado ou até mesmo mudando dependendo do processo ou do andamento da organização.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O trabalho sobre planejamento mostrou que este é realmente um tema carente de publicações. Mas enfatizamos, também, a importância desta ferramenta para a gestão das empresas.

É importante salientar que existem diversas metodologias sobre planejamento que são apresentadas de formas diferentes, ou dão maior ênfase em pontos diferentes. Mas para viabilizar sua aplicação no mercado de trabalho, a metodologia deve ser clara e simples, uma vez que os pequenos empresários geralmente não possuem nem tempo disponível para estudá-las a fundo, nem recursos para contratar quem o faça.

É importante evidenciar que a aplicação do planejamento estratégico em uma empresa contribuiu para o processo de ‘parar para pensar’ estrategicamente. Sendo assim, considera-se relevante a disseminação e a aplicação desta ferramenta para pequenas e micro empresas, como forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com