TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Dissertações: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  3.117 Palavras (13 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ....................................................................................... 04

DESENVOLVIMENTO ...................................................................................... 05

PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ..................................................................................... 08

CONCLUSÃO ...................................................................................... 13

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ...................................................................................... 15

INTRODUÇÃO

Neste projeto, pretendemos demonstrar as diferentes definições que temos estudado durante o desenvolvimento da matéria processos gerenciais, mostraremos aqui algumas definições aprendidas em aula e que administrar não é somente viver o momento, mas sim ter uma visão ampla e sistêmica de olho no futuro. Durante esse estudo podemos sentir que administrar é uma ciência ou quem sabe uma arte, com cordas humanas sem laços de amor, pois em determinados momentos as duas se misturam, administrar máquinas ou valores é uma coisa, porém administrar pessoas em todo momento e todos os níveis de uma empresa e dessas retirar o que há de melhor sem dúvida é uma arte.

Como vivemos em muita mudança o planejamento é uma técnica que deve ser sempre atualizada e reciclada ao decorrer do tempo, as organizações devem se adequar-se sempre para ser destacada. Aproveitar as oportunidades e minimizar as ameaças, corrigir os pontos fracos e aperfeiçoar os pontos fortes. É necessário ter foco, missão, visão no planejamento para obter sucesso.

1. DESENVOLVIMENTO

O planejamento é a definição de metas e diretrizes de ação, referentes a organização e funcionamento, envolvendo analise e estrutura, previsão e seleção de meios.

Existem diferentes níveis de planejamento, desde o estratégico, passando pelo tático, até o operacional.

Pode ser de curto, médio ou longo prazo, envolve diversas fazes, tais como implantação, observação de desvios, estudos de caso, ações interventivas\correcionais e busca constante de maior produtividade, por fim chega-se a um procedimento operacional padrão.

Hoje com o mundo cada vez mais competitivo e globalizado e fundamental a organização administrativa, onde irá determinar a sobrevivência das organizações no mercado.

Tendo como funções agregar vários fatores e recursos necessários para a execução dos planos como: planejar, dirigir, controlar, ter flexibilidade, agregando valores ,se doando cada vez mais, ter bons colaboradores, gerando assim bons resultados e novas idéias, buscando interiormente e exteriormente inovações, quebrando paradigmas a organização estará cada dia mais fortalecida

Na organização o esforço conjunto utilizando suas idéias para bens comuns, o diálogo, o entrosamento, a criatividade, colocando mais integração das inovações tecnológicas, melhorando os processos gerenciais, a sua equipe alcançará um melhor rendimento, melhor qualidade dos produtos, com visão, os objetivos terão mais facilidade de serem concluídos.

Tipos de Planejamento

• Planejamento organizacional

• Planejamento estratégico

• Planejamento de marketing

• Planejamento de comunicação

Planejamento organizacional

Em análise da importância do planejamento para as organizações, Dias apud Kunsh (1986) apresenta cinco vantagens de sua utilização: “[...] propicia a coordenação de esforços e a maximização de recursos escassos; faz com que a organização tome consciência de sua razão de ser, por meio de uma sistematização estratégica de seu desempenho; permite aferir se está perseguindo os resultados propostos nos objetivos; aumenta o nível de interação entre as pessoas que compõem a organização; e “amplia o horizonte dos dirigentes, orientando-os na prospecção do ambiente em que a organização irá operar, bem como suscita-lhes novas ideias sobre oportunidades a serem exploradas”.

Nessa perspectiva, observa-se que o planejamento organizacional remete ao caráter integrativo, ou seja, o planejamento aplica-se e envolve toda a organização, permitindo que se tenha uma base para a tomada de decisões, conhecida e compartilhada por todos.

Planejamento estratégico

O caráter mais específico traz para o planejamento estratégico o aspecto da dinamicidade, ou seja, trata-se de um planejamento não tão a longo prazo quanto o planejamento formal, sendo, por isso,segundo Kunsh (1986, p. 57) “como uma arma que orienta e guia as tomadas de decisões, face às incertezas, aos conflitos e aos riscos que as organizações têm que enfrentar”.

Planejamento de Marketing

Para conceituar o planejamento de marketing, é importante apontar uma definição de marketing. Conforme Kotler (2007), em definição simplificada, “marketing é administrar relacionamentos lucrativos com o cliente”. Em definição mais completa Kotler (2007) afirma que: “[...] marketing é um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e organizações obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de valor com os clientes. Assim definimos marketing como o processo pelo qual as empresas criam valor para os clientes e constroem fortes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com