TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Monografias: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 4: PROCESSO ADMINISTRATIVO - CONTROLE DE AÇÃO EMPRESARIAL

INTRODUÇÃO

O controle no planejamento empresarial está em todo o seu desenvolvimento. Idalberto Chiavenato, diz em sua obra que em toda Era Industrial a administração enfatiza e privilegiava o controle. Isso ocorria para demonstrar que o controle estava em toda a chefia para controlar seus subordinados, servindo para verificar se todas as tarefas foram realizadas com eficácia, e sem erros.

Nos dias atuais as responsabilidades passaram a ser de cada um dentro da organização e dentro do Controle Empresarial podemos corrigir as falhas, modificando a estrutura do planejamento, caso acha necessidade.

Todos os artigos indicados mostram a administração com visão para o futuro, como tem que ser. Um ambiente onde arriscar requer conhecimento do desconhecido, inclusive planejar o erro, se for possível.

As empresas procuram usar o controle como função administrativa, para alcançar seu objetivo, sendo o sucesso, mas existe um longo caminho a seguir, é preciso analisar o mercado, e saber inovar sempre.

O controle é um processo regular dentro da empresa que mede e avalia o desempenho, e toma a ação corretiva quando necessária. Devido a enorme complexidade e atividades dentro da empresa torna-se difícil abordar um determinado controle uma vez que existem muitos tipos: financeiros, contábeis, de produção, de qualidade, de inventários, de venda, de pessoal, etc.

Isto significa que muitas pessoas se tomam iniciativa, dentro das empresas de tarefas relacionadas com o acompanhamento e avaliação das atividades correntes e passadas, comparando-as com as normas e padrões desejados pela empresa. Se os resultados se afastam ou se desviam das normas prescritas, alguma ação corretiva deverá ser tomada.

O objetivo básico do controle é assegurar que os resultados das operações sejam tão conformes quanto possível aos objetivos estabelecidos. Um objetivo secundário do controle é proporcionar informações periódica que possa tornar rápida a revisão dos objetivos. Estes objetivos são atingidos pela fixação de padrões, pela comparação dos resultados reais e previstos em relação a estes padrões, e pela tomada de ação corretiva.

No controle também encontramos as seguintes fases: O controle estratégico, que analisa se o planejamento está dando certo, tomando medida de segurança, O controle tático que trabalho com o desenvolvimento das pessoas, se estão desenvolvendo conforme solicitado, e o controle operacional que coloca em pratica toda a estrutura em busca de atingir o objetivo principal.

Implicações Éticas

Todo processo de crescimento é sempre importante, mas com seriedade e responsabilidade social, econômica, ética e legal. Todas essas está sempre interligadas, e todo bom gestor faz ou tende a colocar todas essas em pratica. Um empreendedor visa o futuro e o bem estar de todos que está a sua volta, servindo os interesses próprios e dos outros.

Hoje as empresas estão cada vez mais vontades a sustentabilidade, esse já se torna um fator enorme de responsabilidade social, ainda há um longo caminho a percorrer para que todos os empreendedores estejam engajados nessa luta, mas o presente está nos mostrando à cara do futuro, e isso torna o planejamento como uma ferramenta de inovação e perspectiva para bons gestores.

Num primeiro momento é necessário esclarecer que o termo ética significa caráter, modo de ser de uma pessoa. No ambiente empresarial seja ele interno e externo é fundamental a ética profissional, que é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados ao ambiente de trabalho, a ética profissional é fundamental para o bom andamento da empresa. Nos últimos anos percebemos que o mercado começou a levar em conta também o comportamento ético das empresas, e não somente o produto ou o serviço oferecido pela mesma, hoje o consumidor avalia quais recursos ambientais e tecnológicos são usados na fabricação, criaram- se órgãos reguladores para a livre concorrência, entre outras medidas para fortalecer o senso ético empresarial.

Hoje o mercado não aceita mais o descaso com o meio- ambiente, os consumidores querem

produtos limpos, e as legislações ambientais estão cada vez mais rígidas, obrigando as empresas a usarem tecnologias limpas e renováveis.

Um fator positivo para os empreendedores que pensam no meio ambiente requer o lucro para sua empresa, mas também pensa no bem estar do planeta, isso ocorre a favor da organização visando o bem estar de todos e seu retorno será certo.

RELATORIO FINAL

O planejamento empresarial consiste em demonstrar como uma organização trabalha nos dias atuais, como lida com os desafios para inovar, e essa inovação se faz necessário para permanecer no mercado competitivo de trabalho.

O planejamento realizado, contou com todas as funções administrativas, foi preciso criar e pensar em cada detalhe e analisar o principal objetivo, sendo ação social. Para a realização de um projeto como esse é necessário tempo e pessoas disponíveis para trabalhar e está comprometida. Por isso foi preciso usar o planejamento estratégico para a elaboração e que por sua vez passou para o tático onde se faz necessário para alcançar e colocar em pratica o desenvolvimento do evento e também o operacional que é o andamento do evento em si, observando sempre se tudo está dentro do previsto.

Também precisamos analisar dentro dessa ação social a importante ferramenta “Direção” que está presente o planejamento para orientar no caminho a seguir. É preciso orientar para alcançar o sucesso, mas importante também o controle empresarial, mesmo dentro de uma ação social, por mais que seja um evento comunitário não deixa de ser um planejamento que precisa ter bons resultados.

Objetivo da ação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com