TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Monografias: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  3.030 Palavras (13 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: PROCESSOS GERENCIAIS

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISONADA DE

PROCESSOS GERENCIAIS

PROFESSOR À DISTÂNCIA: LINCON LOPES

PROFESSORA TUTORA PRESENCIAL: DEBORA URCINO FERREIRA

Aparecido Moreira França - 4300069896 - Tecnologia em Recursos Humanos

Bruno da Mota Bezerra - 4300069899 - Tecnologia em Recursos Humanos

Eliene Gomes da Silva - 4300069945 - Tecnologia em Recursos Humanos

Magda Aparecida P. dos Anjos - 3830695824 - Tecnologia em Recursos Humanos

Neuslene Rodrigues de Oliveira - 4300069963 - Tecnologia em Recursos Humanos

BRASILIA/DF, 17 de Setembro de 2012.

INTRODUÇÃO

Neste, falaremos sobre o planejamento que é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. Observando os níveis hierárquicos, distinguem-se três tipos de planeamento: planeamento estratégico, tático e operacional.

O planejamento está relacionado com o futuro. E os objetivos organizacionais constituem a mola mestra da administração. As organizações procuram alcançar simultaneamente vários e diferentes objetivos e precisam estabelecer graus de importância e prioridade para evitar possíveis conflitos e criar condições de sinergia entre eles.

Sem planos, os administradores deixam de saber como devem organizar pessoas e recursos, podendo, até mesmo, não ter uma ideia clara sobre o que precisam organizar.

O planejamento poderia facilmente ser visto como a função inicial do processo administrativo. Mas nem mesmo essa afirmação consegue capturar a magnitude da importância do planejamento para a administração. Talvez seja melhor pensar no planejamento como a locomotiva que puxa o trem das ações de organizar, liderar e controlar.

DESENVOLVIMENTO

O Planejamento é a primeira função administrativa, que determina quais são os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para alcançá-los. Nenhuma empresa pode trabalhar na base do improviso. É essencial estabelecer os resultados futuros que se pretende atingir, dentro de certo espaço de tempo, e aplicando-se certa quantidade de recursos. Devem ser estabelecidos objetivos mais gerais, amplos e genéricos a serem perseguidos pela empresa como um todo, e cujo monitoramento fica a cargo do dono da empresa ou de seus dirigentes maiores. É a partir desses objetivos organizacionais que a empresa pode determinar metas a seus funcionários e estes possam dedicar seus esforços para alcançá-las.

Os planos são parte do planejamento, e dizem respeito ao curso de ação predeterminado para o alcance dos objetivos. Os planos fornecem respostas do tipo o que deve ser feito, quando, como, onde, por quem e quanto custará. Daí, quatro tipos de planos surgem: os procedimentos, relacionados ao método de trabalho; os orçamentos, relacionados ao dinheiro a ser gasto/investido; as programações ou cronogramas, relacionados às atividades ao longo do tempo; as normas e regulamentos, relacionados ao comportamento dos indivíduos. De maneira implícita ou explícita, toda empresa possui planos; a diferença é que se forem feitos de forma explícita, fica mais fácil à difusão, o acompanhamento de sua execução e o engajamento dos funcionários. Assim, fazendo com que os processos atuem da melhor forma possível, cabe ao administrador controlar o sucesso gerado, fazendo sempre as mudanças necessárias, evitando que a empresa caia em declínio.

Planejamento – É determinar antecipadamente o que deve se fazer e quais os objetivos que se devem atingir. É o processo de se decidir o que fazer e como fazer, antes que se requeira uma ação. É um sistema de decisão, e cada decisão afeta o resultado.

A Organização é a função administrativa ligada ao ato de organizar, estruturar e integrar recursos e departamentos incumbidos de sua administração, estabelecendo suas atribuições e inter-relações. É o agrupamento de atividades necessárias para atingir os objetivos da empresa e a atribuição de cada agrupamento a um chefe com autoridade para estabelecer os meios e as técnicas indicadas para a consecução das atividades sob uma responsabilidade. Faz parte da Organização, por exemplo, determinar as atividades específicas necessárias às pessoas e seus cargos. Em outras palavras, estabelecer quem faz o que na empresa, evitando duplicidade de funções ou atividades que não ficam claramente destinadas a alguém, o que geraria uma enorme confusão.

O papel da Direção é acionar e dinamizar a empresa, ou seja, fazer as coisas andarem e acontecerem. A Direção, como uma das funções administrativas, está relacionada com colocar as pessoas em ação. É a atribuição gerencial ligada ao exercício da liderança, exercendo influência sobre os funcionários. A influência pode ser feita por diversas formas – persuadindo, recompensando, punindo ou coagindo –, mas é preferível o uso da persuasão e do convencimento, e o uso da autoridade como último recurso.

O Controle é verificar se o pensado, o executado e o avaliado estão de acordo com o concebido. Utiliza as ferramentas capazes de medir erros, corrigir desvios, de forma a propiciar o pleno desenvolvimento das atividades envolvidas no processo administrativo. Como função administrativa tem a finalidade de assegurar que os resultados daquilo que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos estabelecidos. O controle é um processo cíclico composto de quatro fases: Estabelecimento de padrões; Observação do desempenho; Comparação do desempenho com os padrões estabelecidos; Ação corretiva.

Uma organização não é um grupo aleatório de pessoas que estão juntos ao acaso. Ela se estabelece consciente e formalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com