TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Monografias: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  3.809 Palavras (16 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 16

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Gestão Comercial / Processos Gerenciais

Polo 1

ATPS Processos Gerencias

Prof. EAD: Lincon Lopes

Campinas/SP

2012

EMPRESA:

Empresa - 1 PLT

As empresas representam um tipo de organização onde nem todas possuem visão e objetivo como lucro. Com o decorrer do tempo e modernidade houve muitas mudanças das empresas e atuações no mercado, como por exemplo, a empresa de ontem foi diferente da de hoje e será com certeza da empresa do amanha.

Todas essas mudanças fazem parte do conhecimento, experiência do ser humano exigindo cada vez mais qualidade, agilidade e redução de custos e tempo.

Não há empresas semelhantes, todas as empresas são diferente uma das outras em tamanho, estrutura produção, cultura direção e outras informações que fazem a diferença entre cada uma delas.

A empresa deve trabalhar e estudar o mercado onde vai atender e oferecer os produtos pois cada empresa tem seu potencial e diferencial.

Nos dias de hoje quase toda produção das empresas é feito por organizações (grupo de pessoas) sendo assim industrializado pela sociedade.

E hoje todos nos dependemos de dinheiro para sobreviver devido as nossas necessidades e obrigações.

As organizações surgem pelas necessidades de pessoas onde se formam grupos em busca do mesmo objetivo comum entre elas e com isso, se reduz o tempo e esforço e sendo uma união agregando conhecimento, cumprimento de tarefas.

Com tudo poderá ocorrer sinergia (multiplicar) ou entropia (perda) sendo assim o objetivo é estudar e eliminar a entropia para não prejudicar os resultados bons.

A empresa atingindo seus objetivos ela será bem sucedida e tende a ampliar e crescer no mercado, e automático refletira na necessidade de contratar mais pessoas para continuar a produção.

As organizações formais são aquelas que tentam regular o comportamento humano para alcance eficiente dos objetivos explícitos. A organização lucrativa tem a visão de excelentes resultados do projeto e retorno financeiro para proprietários e acionistas. A organização não lucrativa não tem visão de lucro, são voltadas para comunidade, ação social, cultura, esportes, etc.

As empresas só existem para atender a necessidade do mercado e com isso ela passa a assumir riscos que envolvem a empresa em geral, pessoas, dinheiro e tempo. E assim assumindo responsabilidade econômica social com os clientes, consumidores, fornecedores, acionistas e a sociedade como um todo.

Referencias:

Em 13/09/12 as 15h10

PLT (Programa Livro do Texto)

João Bosco Lodi. Administração por Objetivos . São Paulo: Pioneira 1970,p 112

Karl Von Clausewitz. Da Guerra. São Paulo:Martins Fontes,1996.

Empresa - 2 Site

Uma empresa tem como objetivo exercer uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. O lucro, na visão moderna das empresas privadas, é consequência do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores. As empresas de titularidade do Poder Público têm a finalidade de obter rentabilidade social. Podendo ser individuais ou coletivas, dependendo do número de sócios que as compõem. Seja ela grande ou pequena, com ou sem fins lucrativos, não se torna possível sem a adoção de uma série de princípios administrativos que irão engendrar a organização e o conseqüente desenvolvimento da empresa.

Produzir é o ato de transformar recursos materiais em bens de consumo pela atividade comercial. Desperdício é a perda de materiais por negligencia, imperícia ou imprudência do agente administrativo. O desperdício pode ser causado por tipos de origem, fator material, humano ou racional.

Uma empresa ao declarar que ter lucros não é um fim em si próprio, não implica que a empresa não crie lucros, mas antes que esses lucros não irão ser redistribuídos pelos dono(s) da empresa. A empresa pode aplicar esses lucros para poder suportar os custos da sua atividade, e o restante (o chamado lucro) poderá muito bem ser aplicado na expansão da sua atividade (alargamento), aumentos de eficiência (melhoria da qualidade de funcionamento), ou ainda como também tem sido muito praticado: praticar um preço igual ao custo.

Esta é uma das razões muito apontadas para falência financeira deste tipo de empresas, pois não incorporam custo de inovação e de eficiência.

Referências:

Em 13/09/12 as 18h31.

1.http://pt.wikipedia.org/wiki/Empresa 1.netlegis.com.br, 03/04/07: Avanços no microempreendedorismo, Revista Contábil & Empresarial Fiscolegis, acessado em 6 de janeiro de 2010.

2. Marktest.com, 20/12/07: Mais de 312 mil empresas em Portugal, acessado em 6 de janeiro de 2010.

Empresa - 3 Livro

A Empresa é a entidade econômica que administra e controla uma ou mais unidades técnicas de produção, distribuição ou prestação de serviços. E a Empresa pode ser matriz de um conglomerado, de um grupo de empresa associadas (empresa do tipo holding) ou sede de um grupo de empresa de filiais, sucursais ou subsidiarias.

Nesses casos a Empresa Matriz ou Empresa Sede funciona como centro das decisões sobre a linha de ação a seguir pelas demais unidades do grupo. O importante de tudo é as definições devidas aos diferentes faturamentos, crescimento populacional, que possibilita a divisão de trabalho e ampliação de mercado, processo técnico decorrente ao uso de máquina e consequente aumento da produtividade e a acumulação da concentração do capital.

A Empresa se configura como complexo de atividades econômicas sob controle de uma entidade jurídica (pessoa física, sociedade mercantil, sociedade cooperativa, instituição privada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com