TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Dissertações: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  5.447 Palavras (22 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: PROCESSOS GERENCIAIS

Ádala Fernanda Sanches Vulcão 394217

Camila Adriana Ribeiro Ferreira 394216

Joelma Balieiro de Melo 398292

Josiane Rodrigues 393208

Josilene Balieiro de Melo 400528

PROCESSO ADMINISTRATIVO – FUNÇÕES E PRÁTICAS

Tutor EAD Lincon Lopes

Tucurui/PA, 19 de Setembro de 2012.

INTRODUÇÃO

A mentalidade das empresas tem que mudar para competir e sobressair nesse mercado. Ir mas além do que simplesmente definir missão, visão, objetivos e metas. Saber aplicar conceitos, saber planejar inclusive os organizacionais, de forma estratégica á essencial para que a organização não seja simplesmente mais uma. Valorizar o funcionário e criar um ambiente favorável á criatividade a inovação é o desafio que as empresas devem ter em mente se quiserem competir. Promover mudanças e ter visão de futuro.

Com a concorrência cada vez mais acirrada, a prática motivacional ganha cada vez mais importância dentro das empresas.

Disputas entre equipes, premiações e ascensões profissionais são praticas cada vez mais utilizadas para incentivar a produtividade dos funcionários nas organizações.

A motivação é um processo global que tem como objetivo final comprometer o funcionário as causas de empresa para integra-lo a cultura organizacional.

Esse comprometimento implica no aprimoramento do desempenho do funcionário por meio de sua valorização e sua satisfação como indivíduo que pertence a uma organização.

FUNÇÕES ADMINISTRATIVA

PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE.

Em geral, identificam-se quatro funções administrativas PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO E CONTROLE. Significa uma sequência de funções que sucedem uma maneira sistemática de fazer as coisas. Em toda e qualquer organização humana, são desempenhadas funções técnicas ou operacional visando a melhor forma de recursos na busca por resultados.

As funções administrativas se aplicam sem exceção a qualquer tipo de organização. Nas definições das funções administrativas, identificam-se inicialmente a de PLANEJAMENTO que por definição precede a ação.

O PLANEJAMENTO pode ser sistemático ou assistemático, externalizado ou internalizado e a curto, médio ou longo prazo.

Planejamento Sistemático é aquele que se realiza através de técnicas apropriadas e em prazos regulares, é externalizado quando as pessoas envolvidas no processo participam de sua elaboração.

Ao se planejar uma ação através de uma coletividade de pessoas, cooperando de forma permanente, define-se também a forma como as pessoas estarão agrupadas e a forma como irão trabalhar.

A forma de organizar depende em grande parte do pressuposto que o organizador tem sobre o comportamento das pessoas, sua capacidade de se envolver com o trabalho, de assumir responsabilidades, motivação etc...

Dentro da função Planejamento totalmente voltada para o futuro colocam-se atividades como a elaboração de previsões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definição de políticas e procedimentos.

Planejar é um processo permanente e contínuo é sempre voltado par o futuro, visa a racionalidades de tomadas de decisões; visa selecionar uma, entre várias alternativas. É uma técnica de alocação de recursos, mudanças e inovações.

Quando considerado de forma separada, Planejamento, organização, direção e controle constituem funções administrativas;

Quando tomadas em conjunto, para o alcance dos objetivos, formam o processo administrativo.

Planejar e organizar representam aspectos mais abstratos do processo administrador enquanto dirigir e controlar caracterizam aspectos mais concretos.

Para que as empresas tenham bons desenvolvimento tudo nelas precisam ser cuidadosamente planejados para que possam ser feita da melhor maneira possível e sem erro. A primeira função administrativa é o planejamento, pois ele serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. É certo que planejamento é a função administrativa onde se define objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia.

A elaboração do planejamento é feita em meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Existem três níveis distintos de planejamento.

Planejamento estratégico – é o planejamento que abrange toda a organização como um sistema único e aberto e é projetado por longo prazo, estendem-se por vários anos, envolve a empresa como um todo em busca de atingir os objetivos da organização e apresentar resultados.

Os dirigentes no nível institucional precisam de tempo ao longo prazo, integrado de recursos, capacidades e potencialidades, a empresa nem sempre coleta todos os dados e informações possíveis e com isso o planejamento estratégico é a projeção de ações para o futuro, é um conjunto de tomadas de decisões acerca de empreendimentos que afetam toda a empresa por longos tempos, é um processo contínuo de tomada de decisão estratégica o que significa que a empresa toda deve ser envolvida no planejamento estratégico. O processo de elaboração do planejamento estratégico deve se caracterizar por canais de comunicação abertos em todos os níveis da empresa, as metas não podem ficar centrado somente na mente do presidente, mas na cabeça de tosos os participantes, o planejamento estratégico deve ser sempre resultante e precisa considerar todos os fatores que deverão constituir o comportamento da empresa.

Para que o planejamento estratégico possa ser levado adiante, ele precisa ser implementado nos níveis hierárquicos mais baixo da empresa, nas quais as tarefas são executadas, em outros termos ele precisa ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com