TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Monografias: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  3.858 Palavras (16 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

O principal objetivo deste trabalho é demonstrar que uma das principais funções do administrador que busca um bom desempenho profissional é a capacidade de saber utilizar as funções dentro dos processos administrativos: o planejamento, a organização, a coordenação e o controle das ações gerenciais como ferramentas indispensáveis para o sucesso da organização. Também deve influenciar na de aplicação do conhecimento acadêmico em benefício da sociedade, por meio da proposta de um projeto fictício a ser criado pelos próprios alunos com o material pesquisado.

1- PLANEJAMENTO

Para Chiavenato (2010),

“O planejamento é como a primeira função administrativa por se

exatamente aquela que serve de base para as demais funções.

Determina antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los”

O objetivo do planejamento é fornecer aos gestores e suas equipes uma ferramenta que os municie de informações para a tomada de decisão, ajudando-os a atuar de forma proativa, antecipando-se às mudanças que ocorrem no mercado em que atuam.

De acordo com Andion (2002, pag. 06) o planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão para as organizações na atualidade. Constitui uma das mais importantes funções administrativas e é através dele que o gestor e sua equipe estabelecem os parâmetros que vão direcionar a organização da empresa, a condução da liderança, assim como o controle das atividades.

1.1 Quais os tipos de Planejamento? (tipologia)

Chiavenato (2010), descreve que existem três níveis distintos de planejamento que são:

a) O Planejamento estratégico: É um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo.

b) Planejamento tático: É a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados .

c) Planejamento operacional: É composto de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções da organização: produção ou operações , recursos humanos, finanças, mercadologia, entre outras.

Verificamos que as definições pesquisadas sobre Planejamento se complementam, e que basicamente, traduzem à importância de se ter a visão de futuro, planejar também consiste em definir a situação presente; desenvolver planos de ação; desenvolver orçamento; implementar e controlar o plano; estabelecer metas e objetivos.

Como podemos observar os dois autores estão falando sobre ver no futuro, isto quer dizer tem uma visão que possa enxergar no futuro e o planejamento é quando queremos atingir um determinado objetivo, para isso devemos planejar para no futuro termos atingido o alvo almejado.

Entendemos que para um dos autores, planejamento antecipa a visão das ações que acontecerão no futuro. E para o outro autor, futuro é uma consequência da visão que o indivíduo tem das oportunidades. O administrador do século XXI é o profissional que pensa e utiliza as ideias do futuro, ele identificar recursos potenciais, reconhece fraquezas e estabelece um conjunto de medidas integradas a serem implementadas, assegurando o sucesso dos resultados planejados. Ver além do horizonte cria a competência necessária para aproveitar as oportunidades no meio das ameaças. Nesse sentido, podemos afirmar que o planejamento é uma atividade que todas as organizações e seus administradores devem desempenhar bem para serem eficazes, pois estabelece o alicerce para as subsequentes funções de organizar, liderar e controlar, por isso é considerada a função fundamental do administrador.

2- ORGANIZAÇÃO

Organização é o ato ou efeito de organizar (-se). Por um ser vivo é que organizado. É uma associação ou instituição com objetivos definidos.

Deste modo podemos verificar no projeto abaixo, o conceito acima citado.

Plano Estratégico

Organização de Evento Social.

2.1 Planejamento

Juventude Feliz é Assim que se Diz!

Organização: Afra Maria Rocha Pires, Maria Inês Monteiro da Rosa, Vera Lúcia Ramos Silva, Edna Maria Favacho Queiroz, Patrícia do Socorro Silva Lima e Angélica Bentes Sarmento.

Instituição: Universidade Anhanguera Uniderp.

Curso: Tecnologia em Gestão Pública 2º semestre e Logística 1º Semestre.

Objetivo: Levar alegria as crianças carentes dos bairros e cidades, ajudar as famílias carentes, e incentivar os jovens da periferia a estudar.

2.2 Desenvolvimento

Realizamos uma grande festa na comunidade, buscamos levar alegria e um dia de oportunidades para os jovens e crianças que estão convivendo em níveis de pobreza e desilusões sociais.

Nosso objetivo é fazer com que os jovens e crianças desta comunidade aprendam e se interessem pelos estudos, incentivamos e mostramos a todos eles que estudar é a chave para um futuro melhor. Organizamos uma grande biblioteca com vários livros para faixas etárias diferentes.

Houve atividades, distribuição de cestas básicas, agasalhos e brinquedos, gincanas interativas e distribuição de materiais escolares. Organizamos uma sala especializada para oferecer à tarde do Cinema Brasileiro.

2.3 Justificativa do Projeto

A Faculdade Fênix possui uma cultura organizacional fortemente embasada nos preceitos da inclusão social, da ascensão profissional e da responsabilidade socioambiental, e tem uma capacidade enorme não só de contribuir na área do ensino, mas também de promover eventos de cunho social, pois um dos seus objetivos é o bem-estar social no local que está inserida. A cidade de Belém possui instituições públicas e privadas, nas áreas da saúde, educação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com