TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Artigo: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Processo gerenciais

O objetivo do trabalho é mostrar o conhecimento adquirido em sala de aula sobre o tema planejamento, veremos seus tipos e conceitos, nos quais foram adquiridos através de pesquisas via internet e sala de aula.

O QUE É PLANEJAMENTO ?

Planejamento e o ato de esboçar planos para se alcançar um objetivo, afim de economizar tempo e dinheiro para ter um controle maior sobre a direção a ser tomada durante o percurso, e ter uma idéia dos problemas e dificuldades que virão pela frente. Para se ter um bom planejamento você deve ter um ponto inicial e ponto final, que é o objetivo. Com a experiência do grupo vai se traçar uma rota para alcançar esse objetivo no melhor tempo e custo possível. O planejamento e o ponto de partida, necessita de um líder para ter o controle e certeza de que tudo esta sendo feito conforme os planos, não é só porque você tem um planejamento e que o objetivo vai ser alcançado, serve para não ter problemas durante a execução, ele serve justamente para isso, para se ter uma idéia dos problemas que possam surgir, e aumentar a chance de de sucesso. Existem alguns tipos de planejamento,segue alguns exemplos abaixo:

Planejamento estratégico

Objetivos a longo prazo, elaborado por níveis mais altos na empresa, diretores, vice-presidente, é elaborado por cargos mais altos da empresa, e visa objetivo a longo prazo, os passos para alcançar esses objetivos e através de políticas internas, da seleção de funcionários proativos e dispostos a colaborar para o alcance dos objetivos, pessoas que creiam que a empresa crescendo eles também crescem.

Planejamento tático

Objetivo a médio prazo, elaborado por níveis gerenciais, ao receber o planejamento estratégico,gerentes e supervisores é a médio prazo mais direcionado para áreas especificas, elaborado por gerentes e supervisores é como que se começasse o planejamento estratégico, fatiasse ele e fosse desenvolvido outro planejamento nessas fatias, que são as áreas da empresa e é muito importante para o alcance dos objetivos.

Planejamento operacional

Objetivo a curto prazo, para colaboradores da operação, que fazem e tornam possível alcançar as metas estabelecidas no inicio, é o de curto prazo, que se aplica no dia a dia, esse planejamento é executado por funcionários de nível operacional, produção, auxiliares, é importante para que todas as etapas sejam alcançadas e para que os níveis mais altos saibam se estão indo pelo caminho certo.

A importância do planejamento e seus tipos deve ser usado como ferramenta para alcance dos objetivos da empresa, deve ser bem estruturado, de forma a cortar gastos , cumprir prazos, aumentar a qualidade do serviço, assim evitando perder clientes.

O planejamento é o que serve de base para as outras funções, é o principio da administração, exige organização, direção e controle.

Através de seus tipos ele abrange diversas áreas da empresa, o estratégico, visa onde estamos e queremos chegar, são objetivos para longo prazo, o tático, desenvolvido por gerentes, supervisores, é focado em cada departamentos da empresa e o operacional, que é o de curto prazo, o que esta sendo feito hoje.

Planejar é muito importante para o alcance dos objetivos, não é e nem pode ser de uso exclusivo de grandes empresas, ele deve ser usado por pequenos empresários, que tenham um pequeno negócio, planejar onde se deve usar o dinheiro do mês, que estrada seguir, quais os passos para se chegar aonde espera, graduação, isso deve ser analisado e seguido, para tornar o planejamento efetivo.

No texto do professor Roberto Shinyashiki, vimos a importância da visão, como ela pode nos ajudar a evoluir, onde uma pessoa que tem visão consegue enxergar uma oportunidade onde a maioria só consegue ver a derrota, e como essa falta de visão pode custar nossos caro , geralmente percebemos essa falta de visão quando perdemos a oportunidade, futuro, essa visão só traz benefícios, com ela aguçada não perdemos tantas oportunidades, mas como sabemos a maioria das pessoas ainda não tem essa visão.

Com o Professor Paulo Barreto dos Santos vimos como o planejamento sempre foi e sempre será uma necessidade do ser humano, de todas as grandes empresas onde sem planejamento seria impossível sua sobrevivência no mercado. O planejamento ajuda na visão antecipada dos fatos, ajuda a antecipar problemas, as empresas não podem tomar decisões dos problemas conforme vão acontecendo, vimos que as pessoas realizam sem o mínimo de preparo, e que conduzem situações desconhecidas e geralmente pior que no começo.

Considerações finais

Depois de estudadas as etapas acima, percebemos nossas dúvidas sobre o tema e conseguimos esclarecer através das pesquisas realizadas, e muito importante um trabalho deste tipo para complementar nosso desenvolvimento no curso que estamos realizando nesta instituição.

Referências bibliográficas

SITES:

https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true

&srcid=0ByFmrl4MPvQGYjdiNGUyOWYtOTI2MC00ODJlLTgyMTEtMzgxMWNj

MjhiYzRk&hl=pt_BR acessado em 07/10/2013

https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explore

r&chrome=true&srcid=0ByFmrl4MPvQGZDNjNTdmNzgtMDRmZC00MzhkLThkNTItODJlODZjNzkyOWZj&hl=pt_BR acessado em 07/10/2013

Processos gerencias / etapa 2 / passo 1

Planejamento de projeto de extensão universitária, na comunidade onde a faculdade se encontra inserida.

Planejamento

Objetivo: Orientar crianças e adultos da comunidade ao entorno da faculdade de como escolher a carreira e formação e estimular o ingresso na escola de quem esta fora dela.

1° passo: Com apoio da faculdade, vamos disponibilizar, salas de aula e material

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com