TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Artigo: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Planejamento é precisamente um processo que identifica as metas e os objetivos que se quer alcançar. O Planejamento produz estratégias para conseguir o que se propõe; organizar os meios pelos quais se quer conseguir um objetivo; planejamento dirige e controla todos os passos na sequencia apropriada.

Planejamento também se define o controle da elaboração de um processo através de regulamentos e regras devidamente organizados para se conseguir um fim. Sem planejamento é praticamente impossível conseguir objetivos ou terminar um projeto serio que envolve muitos passos que tem que ser detalhados, com planejamento prévio, o que dá um nível elevado de garantia para que um projeto ou um trabalho tenha êxito e seja coroado com sucesso.

O projeto abaixo foi elaborado para ajudar os adolescentes carentes da comunidade do varjão no Distrito Federal, a terem acesso a cursos de informática. Hoje em dia, nem todas as pessoas têm acesso ao mundo da informática e que, apesar de muitas escolas da Rede Pública terem computador, apenas um número pequeno tem professores e/ou funcionários com conhecimento para utilizá-los. Além disso, na cidade do Varjão existem crianças e adolescentes de situação socioeconômica precária que necessitam do aprendizado na área da computação.

OBJETIVO GERAL

Promover o crescimento pessoal e social dos estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das escolas públicas da comunidade do Varjão DF, levando à melhoria das condições de vida e das perspectivas de atuação no mercado de trabalho, através da capacitação para utilizar os recursos básicos de informática (Conceitos básicos do computador e da Informática e o uso dos programas Windows – Sistema Operacional, Word - Editor de Textos, Excel - Planilha Eletrônica e Internet), através da implantação de cursos sobre estes conteúdos.

OBJETIVO ESPECIFICO

O projeto tem como objetivo específico:

 Possibilitar aos estudantes de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio a capacitação necessária para utilizar os recursos básicos de informática em atividades escolares e domésticas.

 Possibilitar aos estudantes do Ensino Médio a capacitação necessária para utilizar os aplicativos de informática em atividades profissionais e/ou em busca de oportunidade do primeiro emprego.

 Permitir que o corpo docente e discente dos Cursos de Administração e Graduação Tecnológica estabeleça um relacionamento com a comunidade, pondo em prática o conhecimento produzido na Instituição de ensino

JUSTIFICATIVAS

Vivemos a era do conhecimento através da informatização. Entretanto, muitos ainda não tiveram a oportunidade de participar de cursos básicos de informática, outros sequer conhecem os equipamentos que são tão comuns no nosso cotidiano. A maioria das escolas públicas não oferecem cursos de informática.

É fato que muitos estudantes são também trabalhadores, e outros até cessam os estudos para se dedicarem exclusivamente ao trabalho, por questões de necessidades financeiras. O mercado de trabalho, entretanto, está cada vez mais exigente e, sem conhecimentos de informática, exigido na maioria das profissões, o candidato fica automaticamente excluído. O Projeto possibilitará o acesso a conhecimentos básicos de informática que, com certeza, farão diferença na vida escolar e nas oportunidades de trabalho.

O Projeto representa uma grande possibilidade de levar mais conhecimento aos estudantes, sendo ainda um importante instrumento de melhoria da qualidade de vida dos beneficiários diretos e dos que se relacionam com eles.

O projeto tem relevâncias sociais, econômicas e acadêmicas porque visa atingir principalmente a população mais carente de informação, atendendo aos preceitos de responsabilidade social delegado às grandes Instituições e proporcionando que os alunos de universidades participem do projeto.

Através desse projeto será possível contribuir de forma decisiva na formação dos adolescentes que serão assistidos por acadêmicos que levarão, a uma melhoria na qualidade vida destes adolescentes.

Além disso, o presente projeto irá colaborar na formação dos profissionais do futuro,

já que estimula o contato do acadêmico com a comunidade, permitindo o desenvolvimento de pesquisa e de ações práticas, de repercussão imediata.

METODOLOGIA

O Projeto oferecerá dois cursos distintos:

 Estudantes de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental- Conceitos básicos do computador e da Informática e o uso dos programas Windows – Sistema Operacional, e Internet, com 24 horas/aula.

 Estudantes do Ensino Médio- Conceitos básicos do computador e da Informática e o uso dos programas Windows - Sistema Operacional, Word - Editor de Textos, Excel - Planilha Eletrônica e Internet, com 36 horas/aula.

 Cada turma terá 24 alunos (1 por micro), 1 instrutor, a ser contratado, e 1 monitor (aluno bolsista, com dedicação de 20 horas semanais). As aulas acontecerão às segundas e quartas-feiras e às terças e quintas-feiras, de 14:00h às 18:00h.

 Caberá aos professores Titular (270 horas semestrais) e Auxiliar (180 horas semestrais) a coordenação geral do Projeto, sendo responsáveis pelas seguintes atividades:

• gerenciamento dos serviços e profissionais envolvidos;

• contratação de instrutores e monitores;

• organização das atividades pedagógicas (elaboração de apostilas, planejamento do curso e materiais necessários);

• atividades de apoio ao projeto;

• treinamento dos monitores;

• acompanhamento da divulgação do Projeto;

• controle da frequência e aproveitamento dos alunos (através dos monitores);

• busca por entidades parceiras: Secretaria de Educação do DF

A Faculdade Anhanguera será responsável por:

• providenciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com