TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Casos: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

O Tema degradação ambiental, no Brasil e no mundo, tornou-se um problema com grandes dimensões, debatido em todos os meios, haja vista a crescente degradação ambiental presente na atualidade e o fato de que um ambiente em equilíbrio reflete na qualidade de vida da população mundial.

Dentro desse contexto a coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas,recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriamtiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursosnaturais não renováveis aumenta a necessidade dereaproveitamento dos materiais recicláveis, que sãoseparados na coleta seletiva de lixo. Este projeto temcomo finalidade indicar os principais passos para aviabilização da implantação de uma empresa atuante do ramo de coleta seletiva, de forma simples e objetiva.

2. DESENVOLVIMENTO: COLETA SELETIVA – PLANEJAMENTO

A coleta seletiva é uma alternativa ecologicamente correta que desvia, do destino em aterros sanitários ou lixões, resíduos sólidos que poderiam ser reciclados.

Com isso alguns objetivos importantes são alcançados: a vida útil dos aterros sanitários é prolongada e o meio ambiente é menos contaminado, além disso, o uso de matéria prima reciclável diminui a extração dos nossos tesouros naturais.

No Brasil, dos 5561 municípios, somente em 135 existem coleta seletiva e na maior parte dos casos a coleta é realizada pelos Catadores organizados em cooperativas ou associações.

A Coleta seletiva deve ser encarada como uma corrente de três elos. Se um deles não for planejado a tendência é o programa de coleta seletiva não perseverar.

O planejamento deve ser feito do fim para o começo da cadeia. Ou seja: primeiro pensar em qual será a destinação, depois (e com coerência) a logística e por fim o programa de comunicação ou educação ambiental.

2.1. Empresa – Implantação

Antes da implantação da nossa organização, denominada “Trash S/A”, analisamos dois outros itens muito importantes, que são a educação ambiental e a destinação. Sem que cada elo desta corrente seja previsto e planejado o sucesso da nossa empresa ficaria comprometido.

Portanto, em primeiro lugar, tivemos que pensar na destinação, pois não adiantaria nada acumular materiais recicláveis em um quintal antes de saber que destino dar a esse material.

O comércio de recicláveis tem características fortes que, eventualmente, dificultam a implantação de coleta seletiva. Este comércio tem 04 exigências determinantes:

Os quatro fatores:

• Quantidade,

• Qualidade,

• Frequência e

• Forma de pagamento.

As indústrias recicladoras, principais compradores de matéria prima reciclável, só compram em grandes quantidades (mínimo 01 tonelada), material selecionado e enfardado; isso determina a qualidade. Compram dos atravessadores que compram das cooperativas e dos sucateiros. A indústria dá preferência a quem fornece sempre esse material: frequência. E a forma de pagamento costuma ser em 30 a 40 dias. As indústrias recicladoras são fábricas de vidro, de papel e papelão, de latas de alumínio e fábricas de sacos de lixo que reciclam alguns tipos de plástico, indústrias têxteis usam o poliéster vindo do PET.

2.2 Administrador

Nossos administradores são profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos da “Trash S/A”, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo. Criam métodos, planejam atividades, organizam o funcionamento dos vários setores da empresa, calculam despesas e garantem a perfeita circulação de informações e orientações. O objetivo é evitar falhas de comunicação, escassez ou excesso de empregados, gastos desnecessários ou outros problemas que gerem desperdício, ineficiência, prejuízo à produção ou déficit orçamentário.

2.3. Ambiente Empresarial

"O ambiente de uma organização é composto por forças e instituições externas a ela que pode afetar o seudesempenho" Robbins (2001, p. 89). O ambiente normalmente inclui fornecedores, clientes, concorrente,sindicados, organismos governamentais regulamentares e grupos de interesses especiais. O ambiente de cada organização é diferente.

Figure 1: Ambiente Empresarial

2.4. Estratégia Empresarial

• Estimular parcerias entre empresas e catadores para a gestão de resíduos sólidos com educação socioambiental;

• Fornecer infraestrutura para a implantação de Postos de Entrega Voluntária — PEV’s de materiais recicláveis e contratar catadores para atuar como educadores nesses postos;

• Apoiar programas e ações educativas na esfera civil, coordenados por atores da sociedade, não vinculados a interesses de mercado, através da criação de um fundo empresarial e de outras modalidades de captação de recursos;

• Participar efetivamente da educação socioambiental na sua comunidade, envolvendo os funcionários das empresas;

3. PLANEJAMENTO

• Formar, capacitar e valorizar os profissionais e agentes multiplicadores envolvidos nos programas educativos, nos diversos setores da sociedade e do governo;

• Priorizar a capacitação dos participantes das iniciativas já existentes de coleta seletiva solidária;

• Definir estratégias educativas de médio e de longo prazo;

• Estimular ações que inibam o descarte ilegal;

• Realizar planejamento estratégico participativo com gestão compartilhada, para garantir a implementação das ações educativas;

3.1. Planejamento Estratégico

• Estimular as empresas a realizarem pesquisas sobre o ciclo de vida de seus produtos;

• Ser exemplo na destinação final de seus materiais e divulgar informações sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com