TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Artigo: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  7.307 Palavras (30 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 30

CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA RECURSOS HUMANOS

ATPS - ATIVIDADES PRÁTICA SUPERVISIONADA

PROCESSOS GERENCIAIS

MANAUS / AM

2013/02

ATPS - ATIVIDADES PRÁTICA SUPERVISIONADA

PROCESSOS GERENCIAIS

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina de Processos Gerenciais, sob a orientação do Professor-Tutor Presencial Aurami Cardoso da Silva.

TUTOR A DISTÂNCIA: ADEMIR CAVALHEIRO LEITE

MANAUS / AM

2013/02

INTRODUÇÃO

Os processos administrativos foram criados para trazer melhorias internas e externas para a empresa, conscientizando como está a sua posição em relação ao mercado pra assim traçar metas e estratégias para o seu desenvolvimento. O primeiro e mais importante processo seria o de planejamento, cuja finalidade é elaborar os objetivos e escolher o melhor curso de ação para alcançá-los, proporcionando um crescimento sustentável e seguro para a empresa.

A maneira como o profissional administrador atua em seu ambiente de trabalho afetará diretamente nos resultados da empresa tanto pode ser positivamente quanto negativamente. Tudo depende de seu preparo e disposição além é claro da sua postura com relação às medidas a serem adotadas pelo mesmo.

O presente trabalho irá abordar a importância do processo administrativo, sua função, projeto de extensão, além da ética que deve ser a postura de um profissional que busca durante muito tempo sua qualificação profissional junto ao mercado de trabalho, mostrando sua competência e habilidade junto as técnicas modernas da administração.

Administrar é mais que um desafio é uma arte milenar. Que vem passando por várias transformações e modernizações através dos anos. O administrador é como um grande sábio dentro de sua organização, pois só ele possui a sabedoria necessária para administrar com todo saber que ele conquistou através de seus esforços e investimento nos estudos e qualificação.

O processo administrativo é baseado em quatro fases sendo eles, planejamento, organização, direção e controle, utilizado para obter uma visão ampla da realidade da empresa, fornecendo informações para uma tomada de decisão assertiva. Trata-se de atividade que implica no desenvolvimento de habilidades e competências empresarias, trazendo melhorias e resultados positivos para o gerenciamento da empresa. Os processos estão interligados tornando-se uma parte da empresa, sendo flexível e mutável para se adaptar as novas necessidade ou idéias que surgem com a inovação geralmente não tendo começo nem fim.

1. ETAPA

Definições de Planejamento.

• Planejamento é uma base de gestões de funções que implica a formulação de um ou vários planos detalhados para conseguir um perfeito equilíbrio entre o que quer e o que se pede, ou seja, equilíbrio entre as necessidades e as demandas com os recursos que se dispõem.

• Planejamento é precisamente um processo que identifica as metas e os objetivos que se quer alcançar. O planejamento produz estratégias para conseguir o que se propões; organizar os meios pelos quais se quer conseguir um objetivo; planejamento dirige e controla todos os passos na sequencia apropriada.

• Pode-se definir planejamento como o controle da elaboração de um processo através de regulamentos e regras devidamente organizados para se conseguir um fim. Sem planejamento é praticamente impossível conseguir objetivos ou terminar um projeto serio que envolve muitos passos que tem que ser detalhados, com planejamento prévio, o que dá um nível elevado de garantia para que um projeto ou um trabalho tenha êxito e seja coroado com sucesso.

Quando se usa o planejamento, quando realmente se envolvam esse processo na produção de um produto, temos que saber que deve funcionar exatamente como foi planejada e organizada dentro do processo que envolve o mesmo. Quando se planeja, deve-se ter paciência tranquilidade para poder executar todos os passos do processo e não inventar coisas que fujam do processo ou que não forma parte do planejamento. Se deve planejar antes sobre papel; relacionar tudo o que se fazer de antemão, quando e como se vai realizar cada passo. Não improvisar e antecipar todas as probabilidades que podem gerar o planejamento.

Se usarmos o planejamento nesses termos, as possibilidades de que um projeto funcione são grandes. Se usadas com consciência o sentido mais amplo desse termo e aplicarmos na hora de realizar um projeto e finaliza-lo, nossas oportunidades de êxito crescem e nos dão a segurança de que as coisas só poderão sair da melhor maneira possível.

2. Passo

Roberto Shinyashiki - Veja o futuro antes dos outros

“Quando as pessoas não enxergam adiante pagam pela falta de visão. Pagam com suas empresas, seus empregos, amores, momentos de felicidade, coisas que só valorizam depois que perdem.” (SHINYASHIKI)

O autor Shinyashiki, chama atenção para a importância de ter uma visão apurada do que se passa dentro da empresa, pois isso pode custar à perda daquilo do qual se havia empenhado a conquistar, pode ser no sentido pessoal ou profissional.

Para Roberto a Visão é a arte de ver o invisível, de ver oportunidades onde a maioria das pessoas só vê problemas, ela transforma você numa pessoa especial.

O verdadeiro administrador cria a competência necessária para aproveitar as oportunidades em meio às ameaças, e ver além dos horizontes enxergar mais á frente o que está escondido nas entrelinhas. Ele se antecipa. pois sabem que o futuro é consequência das atitude tomadas no presente.

“O sucesso tende a levar à acomodação. Pior ainda: leva à idéia de que as razões que nos fizeram vencer no passado vão continuar nos conduzindo ao pódio. Bobagem...” (SHINYASHIKI).

O sucesso depende de vários fatores, mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.7 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com