TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Ensaios: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  4.226 Palavras (17 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 17

Introdução

O objetivo de o desafio a seguir é mostrar o conhecimento adquirido em sala de aula, alem de adquirir novos, sobre o tema “planejamento”, analisando e diferenciando os tipos, para melhor aprendizado profissional, nos quais foram adquiridos através de pesquisas.

ETAPA1/PASSO1(individual)

O Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Planejar é muito importante para o alcance dos objetivos, não é e nem pode ser de uso exclusivo de grandes empresas, ele deve ser usado por pequenos empresários, que tenham um mercadinho, um pet shop, até por pessoas comuns, planejar onde se deve gastar o dinheiro conseguido no mês, que carreira seguir, quais os passos para se chegar La, curso técnico, graduação, pós-graduação, isso deve ser analisado e seguido, para tornar o planejamento efetivo. Representa uma tentativa da organização de integrar o processo

decisório e alinhá-lo à estratégia adotada, para orientar o nível operacional em suas atividades e tarefas, a fim de atingir os objetivos organizacionais anteriormente propostos (CHIAVENATO, 1994).

Vejamos algumas definições de Planejamento:

Planejamento compreende a definição das metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangentes para entregar e coordenar atividades. Diz respeito, portanto, aos fins (o que será feito) e também aos meios (como será feito). (ROBBINS, 2000, p.116).

ETAPA1/PASSO2(individual)

VEJA O FUTURO ANTES DOS OUTROS X O DESAFIO DO ADMINISTRADOR DO FUTURO

O professor Roberto Shinyashiki, em seu artigo “veja o futuro antes dos outros”, fala sobre essa habilidade de enxergar alem do que as coisas nos mostram. Ele diz que “quando as pessoas não enxergam adiante pagam pela falta de visão...”

Visão e a arte de ver oportunidades onde a maioria das pessoas só vêem problemas.

Já o professor Paulo Barreto dos Santos diz “que não trabalhamos apenas para ter uma renda, mas sim para encontrar sentido em nossas vidas”, se isso não ocorre o trabalho não terá sucesso. A visão nos ajuda a evoluir.

Preocupados cada vez mais com a qualidade de vida, trabalhamos pensando em colher o fruto, e não só em sustentar a nossa família e ganhar o “pão de cada dia” como nossos avos no passado e ate quem sabe nossos pais.

No mundo dos negócios e na vida pessoal, só sobrevive quem estiver preparado para o que der e vier. Olhar para frente e construir cenários de longo prazo são uma atitude fundamental para empreendedores.

Não se trata de usar bola de cristal e de fazer previsões esotéricas. Aqui se fala da necessidade de atitudes empreendedoras na visualização de cenários futuros que permitam refletir, analisar e decidir sobre qual caminho seguir. De atitudes prospectivas que precisam ser incorporadas e exercitadas de forma disciplinada na cultura empresarial.

ETAPA1/PASSO3

Capítulo 7 PLTPlanejamento estratégico

O planejamento estratégico representa a forma de como a empresa pode colocar em ação o que esta apenas no “papel”. O planejamento estratégico identifica ‘’o como fazer’’ para que a empresa possa alcançar seus objetivos. Contudo este planejamento deve ser aplicado em longo prazo, quando se trata de um local estável e ou estabilizado considera-se um longo prazo de cinco ou mais anos. Já em um local turbulento o longo prazo é de no máximo doze meses estando assim atualizações constantes.O planejamento estratégico existe para que exista a coerência e a consistência ao que está incerto.Deve-se contar com a participação não apenas de níveis institucionais mas contar com a participação do gerente de linha que possui profundo conhecimento em sua área de atuação.

Etapas do planejamento estratégico:

1. Determinação dos objetivos.

2. Análise ambiental externa.

3. Análise organizacional interna.

4. Formulação de alternativas.

5. Elaboração de planejamento.

6. Implementação e execução.

7. Avaliação dos resultados.

Capítulo 8 PLT Planejamento Tático

O Planejamento Tático integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos estabelecidos. Ele não é de longo prazo (isso esta no estratégico), mas devem ir além do dia-a-dia, tendo uma visão de médio prazo e é neste momento que os “gestores executivos” têm a oportunidade de colocar suas contribuições, analisando a organização como um todo e estabelecendo os planos para alcançar os objetivos estratégicos. O planejamento tático da segurança empresarial tem por objetivo a realização de um estudo prático de análise de riscos corporativos que afetam os ativos tocáveis e intocáveis da empresa. Pode ser realizado pelo gestor de segurança da empresa, já que é desenvolvido nos níveis intermediários da organização. Nele compara-se o custo versus os benefícios, sempre integrando os meios organizacionais, com a reformulação ou criação de normas e procedimentos, com os recursos humanos e os meios técnicos, sejam ativos ou passivos. Lembrando que esses três fatores somados são primordiais para alcançar os objetivos pretendidos, por meio da eficiência, eficácia e efetividade esperadas em um planejamento de segurança. Além disso, sabe-se que o planejamento tático deve estar alinhado às políticas de segurança da empresa, visando objetivos empresariais. Atualmente, o planejamento possui sete fases, que consistem basicamente na identificação dos perigos reais e potenciais, na identificação dos fatores de risco, elaboração do diagnóstico, análise e após a classificação de risco, plano de ação, controle e avaliação.

Características Principais:

 Processo permanente e contínuo;

 Aproxima o estratégico do operacional;

 Aproxima os aspectos incertos da realidade;

 É executado pelos níveis intermediários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com