TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Artigos Científicos: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  2.060 Palavras (9 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo sugerir o desenvolvimento de um núcleo de apoio disciplinar na Anhanguera, Pólo de Niterói – RJ – observando-se a necessidade de orientação e atualização do aprendizado de alunos EAD que retornam às salas de aula após anos de afastamento da área acadêmica. Tendo como base a aplicação do conhecimento dos Processos Gerenciais, surge o APOIE - Aulas Paralelas Oferecidas para Instrução Educacional - com o intuito de minimizar as dificuldades nas atuais disciplinas e consequentemente, desenvolver a melhoria no desempenho de aprendizagem. A implementação do projeto APOIE facultará resultados positivos aos alunos e professores, ativando também a valorização da Instituição.

INTRODUÇÃO

Administração: É o ato ou ação de trabalhar com pessoas através do processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de colocar em prática, alcançar e realizar os objetivos bem definidos tanto da organização quanto de seus membros.

“Preparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável.”

(Peter Drucker – 1975)

Planejamento: É o processo que vai auxiliar a empresa e/ou pessoas a atingir metas e objetivos, evitar perda de recursos, desperdício de tempo e dinheiro, atrasos de trabalhos, recuo no mercado e perda de competitividade.

Organização: Consiste em uma entidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente, visando um objetivo coletivo através da divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades.

Direção: É a função que se refere às relações interpessoais dos administradores com seus subordinados. Para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, eles precisam ser complementados pela orientação dada às pessoas através da comunicação, habilidade de liderança e da motivação.

Controle: É definido como qualquer processo que direciona as atividades das pessoas para alcançar as metas organizacionais e aplica-se a toda organização, sendo que todos os aspectos do desempenho de uma empresa devem ser monitorados e avaliados considerando objetivos e critérios diferentes em cada um dos níveis hierárquicos de controle.

DESENVOLVIMENTO

O que é Planejamento?

Planejamento é a primeira função administrativa porque serve de base para as demais funções como organização, direção e controle, determinando antecipadamente, quais são os objetivos a serem atingidos, detalhando os planos de como alcançá-los com eficiência e eficácia, pois é um modelo teórico para ação futura.

Segundo Chiavenato: “Assim, planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los com o mínimo de esforço e custo”. (2000)

O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em qual sequência.

Planejar não é um exercício futurista, ou seja, adivinhar o futuro, mas sim reconhecer como as ações presentes refletem antecipações e presunções, explicitamente, para afastar qualquer dúvida sobre o futuro.

Tipos de Planejamento:

De acordo com a conceituação de Chiavenato, existem três níveis de Planejamento:

- Estratégico: Orientado em longo prazo, aborda a empresa em sua totalidade, através de um conteúdo genérico, sintético e abrangente como sistema único e aberto, sendo definido pela cúpula da organização e voltando-se para a eficácia da mesma.

- Tático: Menos genérico e mais detalhado, é orientado em médio prazo e sua amplitude aborda cada unidade da empresa separadamente, com recursos específicos para atingir seus objetivos, coordenando e integrando as atividades internas da organização.

- Operacional: Orientado em curto prazo, apresenta um conteúdo detalhado, específico e analítico, com amplitude micro orientada, envolve cada tarefa isoladamente, buscando a eficiência nas execuções das atividades.

Segundo Maximiano:“Planejamento é o processo de tomar decisões sobre o futuro”.

“As decisões que procuram de alguma forma, influenciar o futuro, ou serão colocados em prática no futuro, são decisões de planejamento.” (1995)

Maximiano afirma que o Planejamento compreende os fatores tempo e incerteza, bem como o fator decisório. Assim sendo, seu conceito engloba o processo de definição dos objetivos organizacionais a serem alcançados e dos meios para atingi-los, através da interferência na realidade, com a intenção de passar de uma situação conhecida para uma situação desejada, dentro de um intervalo de tempo previamente definido, em que as decisões tomadas no momento atual, afetarão o futuro da organização.

Desta maneira, verifica-se que o planejamento consiste na determinação do que a organização deverá fazer no presente, no sentido de alcançar a situação desejada no futuro, a partir dos recursos humanos e financeiros que possui.

Segundo Sampaio:“Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente.”

“Essas ações devem ser identificadas de modo a permitir que sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes.”

A realização de um bom planejamento proporciona vantagens à equipe, como:

- A certificação de qualidade;

- Pontualidade na entrega dos produtos;

- Maior integração com distribuidores, fornecedores e clientes;

- Solução de conflitos com maior rapidez;

- Orientação de tomada de decisões para um provável sucesso.

Comparando Conceitos de Planejamento:

- Segundo Chiavenato:

“Planejar é definir os objetivos e escolher, previamente, a direção das ações com menor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com