TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Ensaios: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 6

CTS EM LOGISTÍCA

PROCESSOS GERENCIAIS

PLANEJAMENTO

Professor Me. Ademir Cavalheiro Leite

Tutor presencial: Luciana Maria Santos

Jundiaí/SP, 2013

Introdução

Este é um projeto de extensão do curso de Tecnologia em Logística da Faculdade Anhanguera, que visa fixar os conceitos de planejamento, organização, direção e controle. Iremos abordar a importância do planejamento, seus tipos e a finalidade de estruturar e controlar uma organização através destes processos e explicar qual o conceito que as empresas usam para elaborar, analisar e formular seus planos de estratégia e como elas são implementadas por meios de seus objetivos.

CONCEITO DE PLANEJAMENTO

Segundo CHIAVENATO, o planejamento em uma organização é fundamental para o sucesso da empresa, cujo objetivo é mostrar as formas e tipos de planejamentos que uma instituição pode aplicar em diferentes níveis hierárquicos, sendo eles institucional, intermediário ou operacional.

Neste sentido SHINYASHIKI, Roberto afirma que:

O verdadeiro empreendedor tem visão antecipada, pois sabe que o futuro é consequência do presente.

Segundo SANTOS, Paulo Barreto afirma que o profissional do futuro tem que ficar conectado 24h, ou seja, o profissional deste século que quer ter uma carreira brilhante e de sucesso precisa estudar muito, participar de eventos, palestras e etc.

O que é Planejamento?

Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente, considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes.

Tipos de planejamento:

1 - Planejamento Estratégico:

O planejamento estratégico representa a maneira como a estratégia empresarial deverá ser operacionalizada. Suas metas são de longo prazo e inicia-se no topo da hierarquia da empresa.

2 - Planejamento Tático:

Nível intermediário da organização, como tal é elaborado por gerentes ou executivos tendo para base o planejamento estratégico e o objetivo de que a empresa tenha sucesso.

3 - Planejamento Operacional:

Planejamento operacional se preocupa com “o que fazer” e com o “como fazer” no nível que as tarefas são executadas, focaliza a otimização e a maximização de resultados. Os administradores visualizam e determinam ações futuras para alcançar seus objetivos.

Lacombe e Heilbon: não mencionam esse tipo de planejamento.

Desenvolvimento:

Projeto Ambiental: Coleta seletiva de material reciclável.

O propósito deste projeto é conscientizar a população e abordar a necessidade da inclusão de coleta seletiva de material reciclável em nossa sociedade, onde uma pequena empresa fará a triagem de todo o material recebido para reaproveitamento. Após o planejamento, desenvolvemos maneira de organizar a execução e delegar responsabilidades entre nossa equipe com a distribuição de panfletos para a população em diversos locais. Percebemos que os locais atingidos a conscientização da população mudou visivelmente, contribuindo muito com o meio ambiente, alcançando nossos objetivos.

Diretoria: Projetar e elaborar os processos a ser executado na empresa, tomar decisões.

Gerência: Desempenhar e gerenciar todo o processo a fim de acompanhar a liderança para alcançar as metas da operação.

Liderança: Distribuir as tarefas e mobilizar os meios necessários para executá-lo.

Colaboradores: Realização das atividades delegadas pela liderança.

A função da Direção:

De acordo com Chiavenato a direção é a função administrativa que se refere a relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados. Para que planejamento e organização possam ser eficazes, eles precisam ser complementados pela orientação e apoio às pessoas, através de uma adequada comunicação, liderança e motivação. Para dirigir as pessoas, o administrador precisa saber comunicar, liderar e motivar.

Artigo TITTANEGRO: Por que as ferramentas gerencias podem falhar.

A prática de gestão empresarial vem determinando, nos últimos tempos, a criação de uma nova ferramenta gerencial em função de cada nova necessidade da empresa. A falta de uma declaração clara pode comprometer a eficiência e a eficácia dessas ferramentas.

Organização funcional:

O desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração e serve como estrutura básica, como um conjunto de mecanismos de operação, decisão e coordenação. Está relacionada ao marketing e a propaganda.

Controle da ação empresarial:

Algumas vezes é necessário mudar o planejamento a organização e a direção para os sistemas de controle se tornem mais eficientes. Muitas vezes tem conotação de poder dentro de organizações já que o administrador influencia seus subordinados a executarem tarefas, portanto exercendo o poder interpessoal.

Artigo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com