TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Monografias: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.786 Palavras (8 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 8

logo anhanguera uniderp

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Projeto Interdisciplinar Aplicado

Aos Cursos Superiores de Tecnologia

(PROINTER III) - Relatório Parcial

Tema: A importância da Gestão de Processos Gerenciais parao alcance dos objetivos de uma Organização

Prof.ª Erica Graciano

Tecnologia em Processos Gerenciais

EDUARDO PEREIRA DE ALMEIDA – RA: 6748339720

FERNANDA FURLANES RODRIGUES – RA: 6576303770

ROSANGELA DE SOUZA CARDOZO – RA: 6757341580

VANDERLEI SOUSA JUNIOR – RA: 6791411729

SOROCABA/SP

JUNHO/2014

PROINTER III - RELATÓRIO PARCIAL (A importância da Gestão de Processos Gerenciais parao alcance dos objetivos de uma Organização)

INTRODUÇÃO

O primeiro e mais básico componente de um sistema de controle gerencial são as metas da organização. Estabelecidas as metas da organização, o próximo passo será a definição dos processos críticos necessários para alcançá-las, desenvolvimento das medidas de desempenho e o monitoramento, para que os gestores possam mensurar os resultados.

Nas entidades com fins econômicos as metas visam a maximização do lucro, pois é através do lucro que os proprietários têm um retorno sobre o investimento total aplicado na atividade que desenvolvem. Na definição de Anthony e Herzlinger, citados pelo professor Blênio Peixe, “o sucesso de uma organização sem fins lucrativos deveria ser mensurado pelo quanto ela contribui para o bem-estar público”. Embora seja de difícil mensuração, o desempenho da organização governamental no sentido da contribuição à população, pode ser medido parcialmente pela evolução dos indicadores sociais, tais como: escolaridade, mortalidade infantil, diminuição do déficit habitacional, etc.

Estabelecidas as metas, os gestores devem definir as Medidas de Desempenho, que nem sempre são expressas em termos financeiros, tais como orçamentos de operações, alvos de lucro ou retorno exigido sobre o investimento. Um sistema de controle gerencial bem projetado desenvolve e relata as medidas de desempenho financeiras e não-financeiras. Aliás, tais medidas não-financeiras podem ser mais oportunas e mais proximamente afetadas por empregados nos níveis mais baixos da organização, onde o produto é fabricado ou o serviço é prestado.

As boas medidas de desempenho deverão: relatar as metas organizacionais; equilibrar os interesses de curto e longo prazos; ser afetadas por ações dos gestores e dos empregados; ser facilmente entendidas pelos empregados; ser utilizadas na avaliação e recompensa de gestores e empregados e ser razoavelmente objetivas e fáceis de mensurar.

DISCIPLINAS NORTEADORAS

· Finanças e Orçamento: Adiciplina engloba os fundamentos de Orçamento Empresarial que surgiu com necessidade do mercado, levando as empresas em busca da perfeição e da concorrência. Devido à globalização, constantes mudanças vêm ocorrendo no ambiente dos negócios, fazendo com que as empresas aprimorem seus processos de planejamento, avaliação, e controle, tanto do seu fluxo de caixa, quanto das operações de receitas, despesas e investimentos;

· Matemática Financeira: É uma área da matemática que se dedica a problemas de ordem financeira. Esses problemas podem ser exemplificados como juros, inflação, investimentos e outras questões que estão presentes no dia a dia de empresários, banqueiros e outros profissionais. A matemática financeira engloba procedimentos matemáticos para facilitar operações monetárias.

Uma aplicação bastante comum da matemática financeira são os cálculos necessários para saber se um investimento (compra de algum estabelecimento ou alguma construção) trarão resultados positivos ou se não compensa aplicar esse dinheiro. Nesses cálculos, entram mais termos técnicos, como o fluxo de caixa, que nada mais é do que o lucro esperado depois de um período de tempo pré-determinado;

· Projeto de Empresas: Engloba o gerenciamento de Projetos Projetos que são iniciativas complexas que requerem uma metodologia estruturada para apresentar bons resultados. A magnitude da complexidade dos projetos varia de acordo com o escopo, e essa variância determina esforço, prazo e custo, logo, é fundamental ter claro o escopo de um projeto.

QUESTIONAMENTOS

· Qual a importância da função de um financeiro para as Organizações?

Com o crescimento econômico da sociedade e a entrada, nesse segmento, de novos investidores de toda parte do mundo, a contabilidade se reveste de grande importância. A utilização da análise dessas peças contábeis torna-se ainda mais necessária, pois são seus resultados que mostrarão os caminhos a serem seguidos por investidores.

A ciência contábil tem contribuído enormemente com o avanço do gerencia-mento financeiro. Primeiro, porque contribui com a confecção de relatórios contábeis completos e padronizados, capazes de expressar inúmeras informações estáticas – ou dinâmicas – e comparativas entre empresas, segmentos e períodos.

Como para alguns analistas e administradores de finanças o uso de relatórios padronizados é muito importante para comparar situações de avaliação de capital, de remuneração, risco e retorno e valorização da empresa, o uso dos relatórios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com