TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Pesquisas Acadêmicas: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.769 Palavras (8 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 8

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

CONCEITO

O planejamento estratégico é um ciclo de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa. Enquanto a estratégia empresarial está voltada para o que a empresa deve fazer para alcançar os objetivos empresariais o planejamento estratégico procura especificar como fazer para alcançar tais objetivos.

CARACTERISTICAS

Projetado em longo prazo: quase sempre seu limiar cobre algo como 2 a 5 anos pela frente. Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa: está sujeito à incerteza e imprevisibilidade dos eventos ambientais. Envolve a empresa como um todo: a resposta estratégica da empresa deve envolver sempre um comportamento global e sistêmico

As dificuldades básicas em lidar com o planejamento estratégico são duas: a complexidade ambiental e a projeção de ações para o futuro. Quando se trata de lidar com ambiente complexo, dinâmico, mutável e imprevisível, nem sempre se tem tempo suficiente para coletar todos os dados e informações possíveis. Para o planejamento estratégico é necessário haver boa dose de intuição e julgamento.

ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico exige sete etapas:

1) Determinação dos objetivos. (Aonde queremos chegar?).

2) Análise ambiental externa. (O que há no ambiente?).

3) Análise organizacional interna. (O que temos na empresa?).

4) Formulação de alternativas. (O que fazer?).

5) Elaboração do planejamento. (Como fazer?).

6) Implementação e execução. (Como tornar realidade?).

7) Avaliação dos resultados. (Como estamos indo?).

DETERMINAÇÃO DOS OBJETIVOS

Em função da missão e visão organizacional, são estabelecidos os objetivos da empresa. Os objetivos podem ser agrupados em quatro categorias: Lucro, expansão, segurança e autonomia ou independência.

Até certo ponto, o lucro assegura os três outros objetivos. O lucro, a segurança e a autonomia são basicamente objetivos de sobrevivência da empresa.

Para Drucker, “O lucro não é uma causa e sim uma conseqüência – resultado do desempenho da empresa em marketing, inovação e produtividade.” O lucro apresenta duas dimensões: Pode ser quantificado em dinheiro e também pode ser avaliado em termos de eficiência em relação ao investimento empresarial.

SHAREHOLDERS e STAKEHOLDERS

Modelo Shareholders: a empresa é considerada uma entidade econômica e que deve trazer retornos aos seus donos, proprietários ou acionistas – os chamados shareholders. Nesse modelo o lucro é o indicador supremo do sucesso empresarial.

Modelo Stakeholders: a empresa é considerada uma entidade social, e que deve trazer retorno para todos os parceiros do negocio, ou grupos de interesse – stakeholders responsáveis por contribuir direta ou indiretamente para o seu sucesso. Assim os proprietários, acionistas, clientes ou consumidores, fornecedores (de capital ou investidores, maquinas, tecnologias etc.) executivos e funcionários, comunidade, sociedade devem participar proporcionalmente dessa distribuição.

HIERARQUIA DOS OBJETIVOS

Cada objetivo leva em conta uma orientação mais ampla, a fim de que não ocorra dispersão de esforços ou perda da unidade organizacional da empresa.

Objetivos estratégicos: são objetivos como lucratividade, participação de mercado, imagem e retorno do investimento.

Objetivos táticos ou departamentais: são os objetivos como volume de produção, volume de vendas e de compras, custo de produção, ciclo financeiro, entre outros.

Objetivos operacionais: são os objetivos limitados a cada cargo ou tarefa, entre os quais atendimento ao cliente, quantidade de cobranças, tempo médio de etendimento e entrega, custo unitário de produto.

ANALISE AMBIENTAL EXTERNA

Para a empresa operar com eficiência e eficácia é fundamental que ela conheça o ambiente externo a sua volta: suas necessidades, dificuldades e restrições, ameaças, coações, oportunidades, recursos disponíveis e contingências dos quais ela não pode fugir ou escapar. A empresa precisa conhecer profundamente seu ambiente de tarefa: clientes, fornecedores, concorrentes e agencias reguladoras que estão ao seu redor. Como o ambiente continuamente muda a empresa precisa continuamente obter dados, analisar e diagnosticar as condições ambientais acerca da empresa. Trata-se de criar condições para a gestão do conhecimento estratégico. A analise ambiental deve abranger o ambiente geral e o ambiente de tarefa.

Analise do ambiente geral envolve fatores que influenciam todas as organizações sem qualquer distinção:

1) Fatores tecnológicos: abrangem custos e as mudanças tecnológicas, bem como novos produtos e serviços.

2) Fatores políticos: dizem respeito a decisões governamentais nos níveis federal, estadual e municipal capazes de afetar as atividades e operações da empresa

3) Fatores econômicos: referem-se ao estagio da economia.

4) Fatores legais: a legislação nos âmbitos federal, estadual e municipal, como salários, segurança do trabalho e impostos.

5) Fatores sociais: os valores sociais e as atitudes das pessoas, como clientes e empregados, afetam a estratégia da empresa.

6) Fatores demográficos: como a densidade populacional, distribuição geográfica por idade, sexo, raça, definem a maneira pela qual os clientes estão distribuídos no mercado

7) Fatores ecológicos: envolvem aspectos do ambiente físico e natural.

Analise do ambiente de tarefa, a empresa precisa ter uma visão periférica do seu negocio. A analise ambiental deve focalizar especialmente aspectos do ambiente de tarefa como: Consumidores ou usuários: Quais são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com