TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Exames: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.495 Palavras (6 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

RODINEI GOMES DE ASSUNÇÃO

FINANÇAS EMPRESARIAIS

Paracatu

2014

RODINEI GOMES DE ASSUNÇÃO

FINANÇAS EMPRESARIAIS

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Administração Financeira e Orçamentária; Mercado de Capitais e Direito Tributário.

Orientadores: Prof. (os): Fábio Proença; Karen Manganotti; Vânia Silva e Janaína Vargas.

Paracatu

2014

INTRODUÇÃO

A produção textual tem como desenvolver habilidades na elaboração da preparação de um DRE e um fluxo de caixa, realizar o orçamento de vendas e o orçamento de produção, demonstrando sua utilidade e a utilização dos dados empresariais para a gestão financeira, possibilitando, portanto, um maior aprendizado para exercer a função financeira de uma empresa.

A administração financeira pode ser vista como uma forma de economia aplicada que se baseia amplamente em conceitos econômicos e dados da contabilidade. As decisões financeiras de empresas inseridas em economia em desenvolvimento requerem uma reflexão mais crítica de seus aspectos conflitantes, exigindo uma adaptação à realidade dos negócios.

O processo de tomada de decisão reflete a essência do conceito da administração. Administrar é decidir a continuidade de qualquer negócio, e isso depende da qualidade das decisões tomadas por administradores.

DESENVOLVIMENTO

A importância de um fluxo de caixa de uma empresa consiste na projeção de entradas e saídas de recursos financeiros em seu caixa. Possui objetivos básicos, tais como prever qual vai ser o saldo em caixa de cada período orçado e também determinar a previsão dos recebimentos e desembolsos de capital em cada período. O fluxo de caixa de acordo com Lunkes (2007) possibilita também assegurar recursos monetários suficientes para atender às operações da empresa estabelecidas nas outras peças orçamentárias. Uma boa administração necessita de informações para que a atividade da empresa flua de maneira a atingir seu objetivo final que é o lucro.

Custo de oportunidade - é representado pelo valor das atividades sacrificadas em função de outras oportunidades surgidas no mercado em que a empresa precisa fazer uma escolha para seguir. O custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida. Diferente dos custos contábeis que sãoescriturados na contabilidade de uma empresa, o custo de oportunidadeé um custo implícito, que não aparece na contabilidade de uma empresa,porém é bastante utilizado pelos economistas para determinar aviabilidade de projetos empresariais.

Toda empresa deve possuir um orçamento que é uma ferramenta muito importante para o sucesso de qualquer organização, em especial as indústrias. Ele tem seu início nos objetivos que a organização almeja alcançar, passando pela análise dos pontos fortes e das limitações deste tipo de empresa, sempre buscando alocar da maneira mais eficiente os recursos para aproveitar as oportunidades identificadas no meio ambiente, trazendo um retorno satisfatório para os recursos empregados pela empresa. Caberá ao administrador financeiro verificar as diferenças entre o orçado e o planejado, com o intuito de implementar as mudanças necessárias, quando o orçado ficar abaixo do real e a manutenção dos resultados, e de manter os resultados, quando estes forem superiores aos orçados.Os orçamentos dividem-se em: (a) orçamento de vendas, (b) orçamento de produção, (c) orçamento de custos da produção, (d) orçamento de custos administrativos e com vendas, (e) orçamento de outros itens DR – demonstrativo de resultados, (f) orçamento de capital e (g) orçamento de caixa.

Payback Descontado é o período de tempo necessário para recuperar um investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo decorrido.

Os impostos podem incidir sobre o patrimônio, sobre a renda ou sobre o consumo e servem para financiamento de serviços universais (educação, segurança)

Sobre o patrimônio: IPTU, IPVA.

Sobre a renda: IR, IRRF.

Sobre o consumo: IPI, ICMS, PIS, COFINS, ISSQN.

Taxa - É um valor cobrado por conta de uma prestação de serviços de um ente público, seja ele municipal, federal ou estadual. Como por exemplo: taxa para emissão de um documento, taxa de limpeza pública.

As Contribuições estão divididas em dois grupos:

Especial: É cobrada quando se destina a um determinado grupo ou atividade, como por exemplo: INSS, PIS (Programa de Integração Social),

Contribuição de Melhoria: É quando ocorre uma melhoria que resulte em benefício ao contribuinte, como por exemplo, quando é feito asfaltamento em uma rua, o valor do imóvel acaba aumentando por conta desta melhoria, e isso gera a contrapartida do cidadão, pois, ele teve um claro benefício.

A Competência tributária é a aptidão para criar tributos em abstrato, por meio de lei, com todos os elementos essenciais (hipótese de incidência, sujeito ativo, sujeito passivo, base de cálculo, alíquota). Abrange também a aptidão para aumentar, parcelar, diminuir, isentar, modificar, perdoar tributos e etc. (princípio de que quem pode o menos pode o mais). Normalmente, quem tem competência é o sujeito ativo da relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com