TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Casos: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  2.077 Palavras (9 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 9

ATPS - Etapa 1 - Passo 1 - Processos administrativos - 2º Semestre Administração

Etapa 1

PASSO 1 – Conceitos de Gestor, Empresário, Empresa, Missão, Visão e Valores.

1. Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?

Habilidades técnicas que estão ligados à execução do trabalho, ao domínio de informações específicas para a realização da tarefa.

Habilidades:

Visão estratégica, capacidade de decisão, correlacionar fatos externos com a empresa a fim de tomar as decisões mais adequadas; saber trabalhar em um contexto multicultural. Além das habilidades básicas: paciência, resiliência, confiança e respeito a próximo.

Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade técnica “[...] consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional”.

Habilidades humanas são as habilidades que visam à boa comunicação, o bom relacionamento interpessoal.

O administrador que tem um bom relacionamento com sua equipe faz com que elas produzam mais de maneira eficiente e eficaz. Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade humana “[...] consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”.

Habilidades conceituais são habilidades direcionadas ao presidente, proprietário, administrador, é a capacidade de ter uma visão avançada da empresa.

Um bom gestor precisa ter habilidades para uma boa administração, precisa estar bem preparado, saber pensar e desenvolver conceitos estratégicos empresariais. Portanto é preciso saber lidar com problemas no cotidiano de uma empresa de forma tranquila, suportar a pressão nas mais diversas situações. Ter conhecimento global sobre a empresa, ou seja, em todos os departamentos, pois assim obtém uma visão mais ampla sobre diferentes situações. Deve saber como se prepara um orçamento de despesas, como se constrói um fluxograma, como elaborar um planejamento e controle de produção e saber como, e para que, utilizar esses instrumentos e quais circunstâncias aplicar adequadamente. É preciso fazer um bom planejamento, estipular regra, fiscalizar o serviço, ter objetivos e metas a seguir, ser um bom líder, manter a equipe sempre motivada e unida, conhecer cada funcionário, suas habilidades no cotidiano da empresa, para tomar decisões e obter resultados, Assim deverá ser suas competências a partir de sua experiência profissional consiste em utilizar, métodos, técnicas equipamentos para a realização de tarefas específicas. Um bom gestor é aquele que se destaca por possuir muitas habilidades, a fim de obter resultados, como habilidades humanas que é a capacidade e ponderação de trabalhar com pessoas, saber se comunicar e compreender habilidades conceituais consistindo na capacidade de lidar com ideias globais e conceitos, valores e princípios que permitem saber onde chegar. Todas as habilidades são importantes para um gestor de sucesso.

DESENVOLVIMENTO

O Planejamento é a função administrativa que serve de base para as demais funções, essencial para uma administração eficaz é a ferramenta que possibilita as organizações a agirem de acordo com o que esta ocorrendo no mundo externo e lida com o futuro, evitando que imprevisões que a de vir se torne fonte de depreciação da organização. Assim toda organização que se preza deve planejar, ou seja, definir suas metas e objetivos antecipando as barreiras que poderão deparar no futuro e escolhendo o melhor caminho a seguir em determinadas situações sem esforços e com o mínimo de custo para a empresa. O planejamento é divido em três níveis, Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e o Planejamento Operacional. O Planejamento Estratégico pelo nome já nos mostra que ele se representa como uma estratégia, projetado para o longo prazo é formulado e construído baseado em consequência de atividades dentro de uma organização e envolve toda a empresa, não se preocupa em antecipar decisões futuras.

O planejamento estratégico está mergulhado em uma multiplicidade de fatores internos e externos, geralmente é definido no nível institucional da empresa, ou seja, o nível mais elevado, voltado para a eficácia da organização este nível define os objetivos a serem atingidos e estratégias no modo ambiental, social e colaborativo.

EMPRESAS– ASPECTOS GERAIS: Indústria, Comércio e Serviços.

Conceito de empresa.

As Empresas são organizações que exploram seus trabalhos e os alheios, materiais ou intelectuais, onde a “exploração” (de outros campos) começa entre os produtores do trabalho e os consumidores dos resultados destes trabalhos, com a finalidade de lucrar. Essas empresas, hoje em dia, são consideradas sistemas abertos.

Diante da competitividade do mercado atual, se faz necessário a conscientização de gestores, proprietários de pequenos estabelecimentos, e de nós mesmos da importância da implantação de métodos que visem a excelência do negócio, independente do tamanho do empreendimento. A inserção desses métodos não garantirá o sucesso, mas com certeza, mostrará o caminho mais rápido para a resolução dos problemas enfrentados por diversas empresas diariamente.

A empresa é um tipo de organização focada em obter lucros, que podem assumir diferentes tamanhos e estruturas organizacionais, dos mais diversos ramos e atividades, com objetivos específicos, que utilizam diferentes tecnologias para produzir bens ou serviços com diversos tipos de mercadorias, a fim de definir exatamente o que fazer, como e quando fazer.

No campo da administração, existem fatores importantes, como: o plano de negócios e princípios da administração, mas também é preciso elaborar um planejamento estratégico, que visa recuperar um empreendimento que já está inserido no mercado, abordando aspectos organizacionais, financeiros e motivacional para melhor elucidar os problemas que se apresentam no dia a dia de uma empresa.

Missão, visão e valores organizacionais.

Um dos aspectos mais importantes, senão o mais diretivo e o que mais orienta, para o pleno exercício da liderança compartilhada é o estabelecimento de missão, visão e valores da sua empresa. O Conjunto formado pela missão, visão e valores representam a identidade organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com