TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Exames: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 5

PESQUISA RODRIGO

ADMINISTRACAO CIENTIFICA

Frederick winslow Taylor criou o modelo de administração cientifica no fim do século XIX e inicio de século XX baseia-se na aplicação do método cientifico na administração a fim de garantir o melhor custo/beneficio aos sistemas produtivos.

Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Observou que os sistemas administrativos eram falhos.

Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. Os operários deveriam ser escolhidos de acordo com suas aptidões para a realização de determinadas tarefas (divisão do trabalho) e então treinados para que executassem da melhor forma possível e em menos tempo. Taylor também defende que a remuneração do trabalhador deveria ser de acordo com base em sua produção alcançada, dessa forma teria um incentivo para produzir mais.

Após estudos Taylor introduziu os quatro princípios fundamentais da administração científica:

Princípio de planejamento: Substituição de métodos comuns por procedimentos científicos.

Princípio de preparo dos trabalhadores: selecionar os trabalhadores de acordo com suas aptidões.

Princípio de controle: controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que esta sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.

Princípio da execução: Distribuir as responsabilidades para que o trabalho seja mais disciplinado.

A teoria proposta por Taylor causou uma verdadeira revolução no sistema produtivo e seguiu sendo aperfeiçoada apesar das inúmeras criticas e sem dúvida a percursora da Teoria administrativa.

As principais críticas a administração científica (AC) de Taylor são:

• Para os críticos a AC transformou o homem em uma máquina. O operário é tratado como apenas uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar iniciativas.

• A padronização do trabalho seria mais uma intensificação deste do que uma forma de racionalizar o trabalho;

• A superespecialização do operário facilita o treinamento e a supervisão do trabalho, porém, isso reduz sua satisfação e ele adquire apenas uma visão limitada do processo;

• Não leva em conta o lado social e humano do trabalhador. A análise de seu desempenho leva em conta apenas as tarefas executadas na linha de produção;

• Propõe uma abordagem científica para a administração, no entanto, ela mesma carece de comprovação científica e teve sua formulação baseada no conhecimento empírico;

• Se restringe apenas aos aspectos formais da organização não abrangendo, por exemplo, o conflito que pode haver entre objetivos individuais e organizacionais;

• Trata da organização como um sistema fechado sem considerar as influências externas.

TEORIA CLÁSSICA

Teoria clássica da administração (ou Fayolismo) caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Também é caracterizada pelo olhar sobre todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da gerência para produção).

Sofreu criticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.

TEORIA NEOCLÁSSICA

A teoria neoclássica da administração é o nome dado a um conjunto de teorias que surgiram na década de 1950 e que propõe a retomada das abordagens clássica e cientifica da administração.

Os principais conceitos são:

• Ênfase na prática da administração;

• Reafirmação relativa das proposições clássicas;

• Ênfase nos princípios gerais de gestão;

• Ênfase nos objetivos e resultados.

TEORIA DAS RELACÕES HUMANAS

A Teoria das Relações Humanas ou Escola das Relações Humanas, e o conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão. As novas ideias trazidas pela Escola de Relações Humanas trazem uma nova perspectiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos. Com os novos estudos, o foco mudou e, do Homo economicus o trabalhador passou a ser visto como “Homo social”. As principais características são:

• O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico.

• O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológicas;

• Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio, e autorrealização.

TEORIA DA BUROCRACIA

A teoria da burocracia foi incorporada à teoria geral da administração por volta dos anos 1940, atualmente é estudado nas teorias da administração em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com