TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Dissertações: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  2.396 Palavras (10 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

Com base nos dados apresentados na avaliação do hipermercado Hoterdan, foi identificada a necessidade de uma reestruturação no quadro organizacional da empresa, fazendo uma melhor distribuição dos cargos/funções, de forma que possamos atender as expectativas da empresa no médio prazo, através de um programa de capacitação profissional para todas as áreas e departamentos, desburocratizando os processos e modificando a estrutura política que mobiliza poder, para um modelo democrático, onde todos poderão oferecer ideias e opiniões de melhorias nos processos para que seja alcançado o objetivo em comum, que é trazer sustentabilidade, rentabilidade e lucros para a empresa.

Para tanto, será necessária a inserção de novos cargos e a criação de dois novos departamentos: Recursos Humanos e de Prevenção de Perdas, pois com a implantação de um Programa de Prevenção de Perdas, a empresa poderá reverter os valores ora perdidos e investir em melhorias dos processos e benefícios aos próprios empregados.

O programa de capacitação profissional será dividido em três etapas: a primeira será através de um workshop para os cargos de gestão, onde será apresentado os objetivos do programa, atividades outdoor para avaliação de desempenho e perfil individual de cada gestor e feedback através de indicadores e métricas, onde serão apontados os pontos fortes e os pontos a serem melhorados, com intenção de desenvolver a liderança através do comportamento interpessoal com suas equipes de colaboradores, mudando a política atual de “chefe” para “líder”. Daremos o nome dessa primeira etapa de “Inovar é preciso, acomodar é padecer”.

A segunda etapa será dada através de um segundo Workshop para todos os supervisores de departamento, esta segunda fase do programa de capacitação contará com a colaboração dos próprios gestores/líderes, eles deverão fazer uma avaliação dos seus departamentos, através de uma análise de swot (FOFA) e trabalhar as atividades do workshop baseada nos resultados obtidos nessa análise, ou seja, os próprios gestores estarão nessa fase participando do novo plano de negócios do hipermercado Hoterdan, desenvolvendo a capacidade de planejar, orientar e delegar funções. Para essa segunda etapa, daremos o nome de “Liderança pelo Exemplo”.

A terceira etapa será o treinamento da equipe operacional, quem efetivamente fará tudo acontecer. Será apresentada através de uma convenção a nova estrutura organizacional, o anúncio de um novo método de gestão democrática, aberto às opiniões e ideias e a criação de dois novos departamentos de “Recursos Humanos” e “Prevenção de Perdas”. Ao final do treinamento, os colaboradores participarão de uma confraternização para interação entre as equipes e construção de um clima motivacional. A essa etapa daremos o nome de “Você faz a diferença”.

2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Pode-se definir estrutura organizacional como um instrumento gerencial utilizado para atingir os objetivos organizacionais, a estrutura é resultado do processo de divisão do trabalho e da definição de meios para coordenar esse trabalho.

A atual estrutura educacional do hipermercado Hoterdan, está estabelecida da seguinte maneira:

• Presidência;

• Diretorias: Financeira (1), Compras (1), Operações (1);

• Gerências (8): Mercearia e Secos e Molhados (1); Hortifrutícola (1); Padaria (2); Linha Branca/Marrom (1);; Armarinho e Textil (1), Açougue e Peixaria (1); Segurança (1).

• Total de colaboradores: 176 no total => Financeira (5); Compras (6) e Operações (165);

Pensando na proposta do desafio que é a definição organizacional condizente com a atividade econômica da empresa, entendemos que é necessária a reestruturação organizacional do Hipermercado Hoterdan. Onde serão acrescentados novos departamentos e cargos. Acrescentaremos no organograma da empresa o Departamento de Recursos Humanos e Prevenção de Perdas.

2.1 Recursos Humanos

A empresa está buscando ampliar sua área de atendimento, o hipermercado Hoterdan é atualmente uma empresa regional, detentora de liderança em 70% da população do mercado onde atua e deseja estender as suas atividades para o mercado Estadual com abertura de novas filiais.

Para que isso venha acontecer, é necessária a criação de um departamento de Recursos Humanos, pois é o processo de decidir sobre os recursos humanos que serão necessários para atingir os objetivos empresariais, dentro de um determinado período de tempo. Trata-se de antecipar quais forças de trabalho e talentos humanos serão necessários para a realização de uma ação organizacional futura.

A tarefa de contratar pessoal começa com uma previsão sobre quantas pessoas – e de que tipo – serão necessárias para realizar o trabalho na empresa. Essa atividade é conhecida como "Planejamento de Recursos Humanos" e alguns autores o definem como o processo de prever e promover o movimento de pessoas para dentro – internamente – ou para fora de uma organização, com o objetivo de apoiar a estratégia de negócios da organização. O Planejamento de Recursos Humanos consiste de quatro fases:

• Planejamento para as necessidades futuras: um profissional de RH estima de quantas pessoas – e com que habilidades – a organização irá necessitar para operar num futuro previsível.

• Planejamento para a rotatividade futura: o profissional prevê quantos funcionários atuais permanecerão na empresa e, a diferença entre este número e o número de empregados necessários, o levará à próxima etapa.

• Planejamento para recrutamento, seleção e demissões: a organização precisa se envolver em atividades de recrutamento, seleção e demissões a fim de alcançar o número necessário de empregados.

• Planejamento para treinamento e desenvolvimento: uma empresa sempre precisa de trabalhadores experientes e competentes e, esta etapa, envolve o planejamento e as providências para programas de treinamento e de desenvolvimento que assegurem o suprimento contínuo de pessoas com habilidades adequadas.

Dessa forma, a adoção do Gerenciamento de Pessoas será o grande diferencial da empresa, visto que, cada vez mais, o bom atendimento aos clientes (internos e externos), a racionalização dos custos, o cuidado com os bens da empresa (produtos, insumos e ativos) e a permanente motivação de seus Recursos Humanos serão condições básicas de sobrevivência num mercado cada vez mais competitivo e globalizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com