TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Casos: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  3.536 Palavras (15 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 15

Planejamento Estratégico e O desafio do administrador do futuro

O propósito desse planejamento pode ser definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas que proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos organizacionais que facilitarão a tomada de decisão do futuro de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz. O exercício sistemático do planejamento tende a reduzir a incerteza envolvida no processo decisório e, consequentemente, provocar o aumento da probabilidade de alcance dos objetivos, desafios e metas estabelecidas para a Organização.

Em um ambiente de incertezas e turbulências, beirando muitas vezes a imprevisibilidade, é de fundamental importância que na alta administração das organizações, esteja incorporada a capacidade de antecipação dos fatos futuros. É preciso que se considere a estruturação das incertezas em um “Plano Estratégico”.

O professor Roberto Shinyashiki diz que, “a visão é a arte de ver o futuro”.

O perfil aqui proposto baseia-se em um conjunto de comportamentos empreendedores e no resgate de valores humanos fundamentais, como a solidariedade, a disciplina, a gentileza e a ética, o texto enriquece-se com exemplos de profissionais e empreendedores brasileiros que encontra soluções humanizadas, criativas e inovadoras perante desafios e oportunidades do universo dos negócios.

O professor Paulo Barreto diz que, no cenário de grandes mudanças econômicas, como as que recentemente vêm se desenrolando no mundo inteiro não é difícil admitir-se a necessidade de mudança do perfil do administrador. Avançar lado a lado com a competitividade global requer no mínimo uma reflexão sobre o assunto. Destaca-se como função primordial do administrador moderno, exercer um modelo de liderança baseada em princípios que a sociedade atual valoriza tais como, inspirar uma visão compartilhada e futurística.

A Gestão Estratégica trata em primeiro lugar da formulação de estratégias, que determinam rumos ou formas de atingir abjetos. Essas estratégias são geralmente reunidas e descritas em um Plano Estratégico, que por sua vez é concebido didaticamente a partir de uma análise de cenários, culminando com a elaboração de uma matriz que elucide ameaças e oportunidades sob os pontos de vista interno e esterno à organização.

À Visão- onde queremos chegar como instituição;

Aos Valores- quais são nossas premissas quanto às atitudes para alcançar nossa visão;

À Estratégia- como faremos para alcançar nossa visão;

Aos desdobramentos da Estratégia- as grandes ações que precisamos conduzir e que comporão a estratégia, ou seja, objetivos estratégicos.

Em resumo pode-se dizer que o Plano Estratégico é o processo de analisar uma organização, uma consolidação de idéias, planejamento realizado no nível institucional da empresa.

TIPOS DE PLANEJAMENTO

NÍVEL INSTITUCIONAL: nível mais elevado da organização, nível hierárquico, presidência. Dentro deste nível, temos o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, decisões estratégicas, mapeamento ambiental e avaliação das forças e fraquezas da empresa, tendo uma extensão a longo prazo.

NÍVEL INTERMEDIÁRIO: nível dos departamentos ou unidades de negócio da empresa, elaborado pelos gerentes ou executivos, tendo por base o planejamento estratégico da empresa e o objetivo de contribuir para que este tenha sucesso, temos o PLANEJAMENTO TÁTICO, decisões táticas, gerenciar recursos, visando atingir os planos estratégicos (projetos, ações, produção, operação, etc), sua extensão é caracterizada à médio prazo.

NÍVEL OPERACIONAL: sua responsabilidade pertence ao chefe de departamento, temos o PLANEJAMENTO OPERACIONAL, decisões operacionais, objetiva aperfeiçoarem as operações, elaboração de procedimentos, visando à realização dos planos estratégicos e táticos, em sua extensão, temos em curto prazo.

Organização é uma palavra originada do Grego "organon" que significa instrumento, utensílio, órgão ou aquilo com que se trabalha. De um modo geral, organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos.

No contexto de Desenho Organizacional, existem algumas características que devemos nos atentar desde a forma que as organizações se posicionam e fazem com que esse papel seja

cada dia feito melhor, trata-se de um sistema aberto e integrado com o objetivo de ganhar mais objetivos.

Os requisitos fundamentais para um desenho organizacional são uma boa estrutura básica, mecanismos de operação, mecanismos de decisão e mecanismos de coordenação. As características principais de um desenho organizacional são Diferenciação (departamentos e hierarquia) e a Formalização (regras e regulamentos). Através desta formalização temos alguns itens a serem discutidos como as vantagens e desvantagens da Centralização de autoridade, juntamente com uma integração nas diversas partes da empresa.

Outras duas características secundárias desse sistema são o Tamanho Organizacional (espaço físico e equipamentos) e a Amplitude de Controle (devido a escolhas de supervisores e subordinados de cada função).

A Especialização e enriquecimento todas as pessoas devem conhecer as respectivas responsabilidades. Os cargos estão relacionados ao grau de conhecimento de habilitação para cada cargo. Havendo assim menos rotatividade de cargos, tendo uma extensão constitui do acréscimo de tarefas do mesmo nível de dificuldades.

Deve haver um esquema de integração entre cargos para haver um melhor aproveitamento deve haver um ajustamento mútuo, uma supervisão direta, estandardização (programação das atividades de acordo com padrões predeterminados), quanto mais complexa a organização mais diferenciada serão os mecanismos a serem utilizados para um melhor aproveitamento de cargos. E depois destas escolhas assertivas teremos uma equipe formada de forma focada e melhor aproveitada seja ela uma equipe funcional, uma equipe focada para criação de algum projeto, uma equipe auto - dirigida treinada e altamente capacitada, uma equipe força-tarefa que resolve todos ou um problema específico ou uma equipe que faça melhoria nos processos a fim de diminuir custos ou incrementar a produtividade.

O Tamanho da Organização deve ser feita seguindo as características em relação ao tamanho da empresa quanto menor haverá uma dimensão menor e menor diferenciação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com