TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Monografias: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  4.038 Palavras (17 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...........................................................................................................03

2 PROCESSO GERENCIAIS.......................................................................................03

2.1 Planejamento.....................................................................................................03

2.2 A importância do planejamento.........................................................................03

2.3 Decisões de um plano estratégico......................................................................04

2.4 Direção..............................................................................................................05

2.4.1 Níveis de direção...............................................................................................05

2.5 Controle da ação empresarial............................................................................06

2.5.1 Estudo de Caso..................................................................................................06

2.5.2 Implicações éticas de controle...........................................................................14

2.5.3 Processo administrativo: as funções da administração......................................16

3 CONCLUSÃO.............................................................................................................18

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA........................................................................19

1 Introdução

O presente trabalho tem por objetivo favorecer a compreensão do que é planejamento e fazer entendê-lo como uma das principais funções do administrador dentro do processo administrativo durante a busca do sucesso empresarial.

É importante identificar a organização, a direção e o controle como funções do administrador, esclarecendo o propósito e as dimensões da organização, além de associar a importância da direção para as demais funções do processo administrativo, entendendo o controle como a função que garante a realização do planejamento e vendo-a como potencial orientadora para revisão de planejamento.

2 Processo Gerenciais

2.1 Planejamento

Para Chiavenato (2010) o planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcança-los. O planejamento lida com o futuro, começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia.

O papel do administrador é substituir a ação proativa e antecipatória em relação aos eventos futuros – uma total inversão do que era feito antigamente nas empresas.

O texto Visão de Futuro traz o planejamento como algo que ensina a definir metas e traçar caminhos, além de ressaltar que através de um bom planejamento é possível que o empresário preveja riscos e antecipe ações para o sucesso de suas ações.

O planejamento estratégico determina que a empresa desenvolva seu conjunto de tarefas maiores, de maneira disciplinada e organizada, visando atingir objetivos que a levarão a um futuro melhor. Planejar estrategicamente significa compatibilizar as oportunidades oferecidas pelo ambiente externo com as condições internas, favoráveis ou não, da empresa, de modo a satisfazer seus objetivos futuros. (SEBRAE)

2.2 A importância do Planejamento

Para Roberto Shinyashiki, visão é a arte de ver o invisível, é a arte de ver oportunidades onde a maioria das pessoas só vê problemas e quando as pessoas não enxergam adiante pagam pela falta de visão. Em se texto “Veja o futuro antes dos outros” traz o empreendedor como alguém que vê algo onde a maioria nada vê ou somente enxerga problemas, analisa a importância de planejar em todos os níveis de uma instituição ou em qualquer atividade humana ou pessoal, para o alcance dos objetivos e metas, pois o verdadeiro empreendedor consegue “ver nas entrelinhas”, se antecipa aos fatos e não se acomoda ao sucesso de hoje.

O professor Paulo Barreto dos Santos ressalta em seu artigo “O desafio do administrador do futuro”, que para ter sucesso profissional, o bom empreendedor precisa capacitar-se, precisa estar em contato com o mundo e a globalização, que é um fenômeno imprevisível e irresistível no mundo dos negócios, pois dele será exigido comprometimento e disposição para novos aprendizados.

É válido salientar que o executivo do futuro fará parte de uma geração que se preocupa com a qualidade de vida, que procura equilíbrio no tempo que dedica a sua profissão, mas não foge de desafios. Procura por segurança, cede seu tempo às atividades produtivas, gosta de poder, porém trata a todos igualmente.

O executivo do futuro quer realização em seu trabalho e deseja o sucesso da empresa, pois sabe que dessa forma também terá sucesso.

Pode-se então dizer, que para ser um bom empreendedor é necessário preparar-se, agir de maneira planejada e coesa.

Planejamento é definir metas, é verificar o estado atual das coisas, é antecipar-se a acontecimentos futuros, é procurar meios para alcanças objetivos, é implementar ações necessárias.

O planejamento pode ser elaborado de maneiras diferentes, por isso pode ser classificado em três níveis: planejamento estratégico, Planejamento tático e planejamento operacional.

Planejamento estratégico é o mais amplo e envolve toda a empresa como um sistema único e aberto, é projetado a longo prazo. O planejamento tático aborda cada unidade da empresa separadamente, é mais detalhado e ocorre à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com