TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Monografias: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  2.214 Palavras (9 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 9

1.INTRODUÇÃO 7

2.A ética profissional no filme “Amor sem Escalas” 8

2.1.Sinopse do filme 9

2.2.Análise das situações envolvendo a ética profissional em Administração. 9

3.Conclusão 10

4.Referências Bibliográficas 11

⦁ INTRODUÇÃO

Quando falamos em ética, logo pensamos em respeito, bondade, deveres, direitos, enfim, uma série de “obrigações” que mostramos no nosso dia a dia. A importância da ética hoje se dá pela necessidade, por uma questão de sobrevivência; considerando que a humanidade passa por um momento de anseio por uma vida melhor e acima de tudo digna e feliz.

É relevante considerar que os corpos docentes existente nas escolas também estão inseridos nessa sociedade portadora de um individualismo extremo. E se não tiverem compromisso, responsabilidade e, sobretudo uma consciência ético-profissional, todas as questões expostas aqui virarão utopia. A única solução estaria em prepará-los eticamente para atuar nesse meio, ou seja, proporcionando saberes fundamentado numa prática reflexiva e ética, alicerçada na competência, responsabilidade e, sobretudo espelhada em uma esperança de um mundo melhor.

Já para a ética empresarial conforme estudos elaborados em sala de aula. Neste estudo foi possível destacar a adoção de princípios éticos e comportamentais que reflete o tipo de organização da qual fazemos parte e o tipo de pessoa que somos. Nosso respeito pelas diferenças individuais e a preocupação crescente com a responsabilidade social, onde inserimos as questões de segurança, meio ambiente e saúde no cotidiano da nossa gestão empresarial, refletem as relações com seus empregados e para com a sociedade. Cada indivíduo tem o seu próprio padrão de valores, por isso, torna-se imperativo que cada pessoa faça sua reflexão, de modo a compatibilizar seus valores individuais com os valores expressos nos Princípios Éticos aqui tratados.

No campo da administração a ética é um tema muito importante para discussão nos dias atuais. Fala-se em ética em todas as ações no cotidiano, nas escolas, nos governos, nas empresas entre outros.

Em uma empresa, os padrões de avaliação são medidos com parâmetros éticos, ou seja, imagem, marca, prestígio e confiabilidade.

Mas antes de nos aprofundar no mundo empresarial, estudar o conceito de ética e suas articulações se faz necessário.

De acordo com Coelho (2010), as regras éticas são aquelas universais, ou seja, devem ser respeitadas por todos os integrantes da sociedade e sustentam valores que preservam a dignidade da pessoa e são esteios que impedem a transformação de pessoas em coisas manipuladas.

O termo, “Ética” é derivado do grego ETHOS (caráter modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana de cada individuo na sociedade.

Entendemos que a ética demanda de um estudo de vários aspectos filosóficos que envolvem ética moral, valores morais, juízo de fato e de valor, ser consciente de si e dos outros e estar presente a vontade de agir, nos atos praticados pelas pessoas.

Desta forma, é possível compreender o conceito da ética e iniciar uma reflexão que será importante e bastante aplicada nos estudos e na vida profissional.

Segundo a ética aristotélica entendemos que ele considerava o universo como ordenado por leis constantes e imutáveis. E que essa ordem rege não só fenômenos naturais, mas também as de ordem política moral ou estética. Diante deste cenário, a teoria ética filosófica objetiva estabelecer o bem tanto ao indivíduo quanto a sociedade num todo, ou seja, a visão sob a ética na filosofia grega clássica se faz mais empírica, claramente exposta nas obras de Aristóteles, bem como as virtudes.

Segundo citações do artigo “DA ÉTICA ARISTOTÉLICA NA SOCIEDADE” de Adriano Ferreira nos artigos disponíveis em: <http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_5350/artigo_sobre_reflexoes:_da_etica_aristotelica_para_a_etica_na_sociedade_brasileira_atual>. Acessados em 02/06/2013, são importantes para melhor compreensão quanto a virtude e a ética que diz: “Os homens tornam-se arquitetos construindo e tocadores de lira tangendo seus instrumentos. Da mesma forma tornamo-nos praticando atos justos” (Aristóteles II). E também: “Virtude (latim virtus). Em um sentido ético, a virtude é uma qualidade positiva do indivíduo que faz com que este aja de forma a fazer o bem para si e para os outros” (JAPIASSU; Marcondes, 1996, pg. 271).

Ou seja, em suma, segundo Adriano Ferreira na visão Aristotélica, a ética é tratada com a ciência das condutas humanas, objetivando enfim se comprometer em possibilitar ao homem a garantia da felicidade através de uma vida regida por virtudes morais e éticas.

Trazendo a ética aristotélica para a nossa realidade atual, parece-nos a primeira vista que o cidadão brasileiro, em grande parte, esqueceu ou optou por se distanciar de certos “valores formadores”.

Sofremos grandes alterações, se considerarmos o comportamento dos cidadãos, as crenças e os valores culturais.

O que dizer então, dos sucessivos escândalos na política, da utilização das verbas públicas para interesses particulares e enriquecimentos ilícitos? Ou do cidadão que se diz indignado com a corrupção dos políticos e em suas ações particulares age dentro da mesma lógica, por exemplo, furar fila em banco? Ou pagar propina para receber a carteira de motorista sem fazer o teste? Outro exemplo de inversão: hoje, interpretar a criminalidade como principal causa da exclusão social e de heterogeneidade na concentração de renda é entender apenas parte da dimensão desta realidade devido estas não serem causas e sim consequências.

Mas ainda existem pessoas íntegras que se pode confiar, aqueles que não pensam egoisticamente que se incomodam com o rompimento dos valores éticos e morais na dinâmica das relações sociais.

No meio profissional, a ética se faz essencial para a interação no meio social comum, e assim também se faz primordial na regulação e regulamentação das relações profissionais e empresariais. A aplicação da ética é sumamente importante para a afetividade profissional e organizacional, principalmente no Brasil, que traz em seu povo valores deturpados do que é moral e virtuoso, e a descrença no que se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com