TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Casos: Processos Gerenciais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  3.119 Palavras (13 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 13

Processos Gerenciais

1. Introdução

“O planejamento é uma atribuição pela qual o homem, agindo em conjunto e através da manipulação e do controle consciente do meio ambiente, procura atingir certos fins já anteriormente por ele mesmo especificado”. (FRIENDMAN, 1960)

O planejamento viabiliza a visão antecipada das ações desencadeadas ao longo de um processo, utilizando-se de todos os meios disponíveis para se atingir os fins que se pretende.

O planejamento e as determinações devem ser práticos para garantir continuidade e para haver soluções nas situações propostas como: resultados e soluções.

Existem no planejamento níveis hierárquicos que são: planejamento estratégico, tático e operacional.

2. Tipos de Planejamento

2.1- Planejamento Estratégico

Considera a empresa como um todo e é elaborado pelos níveis hierárquicos da empresa. É relacionado com objetivos de longo prazo e com ações estratégicas para alcançá-los. O planejamento consiste em medidas e resultados em longo prazo visando programar estratégias e almejando a vantagem competitiva das organizações e aumentando seu poderio em relação à concorrência.

Conforme CHIAVENATO “É um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões envolvendo empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo”.

2.2 - Planejamento Tático

Sua atuação é em cada área funcional da empresa e compreende os recursos específicos e se desenvolve nos níveis intermediários e seu objetivo é a eficiência nos recursos disponíveis em médio prazo. Constitui ações que impetrem medidas que redundam em retornos de médio prazo objetivando melhorias no produto ou serviço através de doação de novas metodologias e tecnologias restritas a um departamento ou mais.

Segundo CHIAVENATO “O planejamento tático é um conjunto de tomada deliberada sistemática de decisões envolvendo empreendimentos mais limitados, prazos mais curtos, áreas menos amplas e mais baixas e que o planejamento tático está contido no planejamento estratégico”.

2.3- Planejamentos Operacionais

Preocupa-se com o que fazer e como fazer. Está relacionado com a otimização e maximização dos resultados. Medidas imediatistas (curto prazo) visando correções de desvios ou o acompanhamento de processos restritas a setores ou seções.

Para CHIAVENATO “O operacional é elaborado pelos níveis inferiores com foco nas atividades rotineiras da empresa, nos planos desenvolvidos pelo tempo bastante curto”.

3. Desenvolvimento

O Planejamento viabiliza a visão antecipada das ações desencadeadas ao longo de um processo utilizando-se de todos os meios disponíveis para se atingir os fins que se pretende:

* Eficácia – fazer certo.

* Eficiência – fazer mais ou menos

* Pró-atividade – antecipar-se aos problemas

* Previsão – ter noção das demandas e riscos

* Efetividade - fazer o que tem que ser feito

Devemos ter em conta:

* Viabilidade econômica: diz respeito aos custos e receitas envolvidos no projeto, às condições de financiamento, à capacidade de pagamento, etc.

* Viabilidade técnica: devem ser compatível com a disponibilidade de matéria prima, equipamentos, pessoal especializado e etc.

* Viabilidade Política e Institucional: considerar a situação legal, a aceitabilidade do plano pelos responsáveis por sua execução e pelos que serão atingidos pelo processo.

Inúmeros são os prejuízos:

* Prejuízos – aumento dos custos

* Atrasos – aumentos do prazo

* Multas – descumprimento do contrato

* Danos à imagem – perda da credibilidade e consequentemente do cliente

Controle:

Previne que os erros se propagem pelas várias etapas e corrijam falhas do planejamento a tempo de se recuperar prazos para atingir os objetivos inicialmente definidos, devendo ser:

* Continuo – ocorrer ao longo de todo o processo

* Interativo – junto com as ações planejadas (TEMPO REAL)

* Iterativo – ser repetitivo

* Permanente – não deve ser interrompido

* Eficaz - apontar o andamento das ações, estarem em concordância com o planejado ou corrigir os problemas.

4. Conclusão

O planejamento define o que, como, por quem, quando e onde as ações devem acontecer.

O controle investiga e avalia os resultados das ações procurando corrigir as falhas em tempo hábil e registrando as lições aprendidas.

5. Análise dos Autores

A mensagem dos autores Shinyashiki e Santos nos dizem o quanto é importante ver a frente o futuro, pois hoje a importância de ser um líder e estar pronto do crescimento faz parte do momento.

Saber e ter bom senso com a imaginação, aceitar os desafios, saber ouvir aceitando críticas.

Temos que saber seguir o caminho traçando metas de um ponto de partida em que vamos dispor de coordenadas para analisar este caminho considerando características e tendo visão para chegar ao destino certo.

Há várias maneiras de planejar certo ou com mudanças. É questão elementar pensar no futuro e para isso o planejamento se torna primordial. •.

Projeto Universitário:

O grupo escolheu realizar um projeto de arrecadação de brinquedos para doá-los a um centro de educação infantil, localizado no bairro do retiro, em Jundiaí.

Em um trabalho de doação, o tempo é fundamental, pois não podemos planejar um projeto com prazos muito longos já que as doações podem ter data de validade (alimentos), datas comemorativas (dia das crianças, natal, páscoa) e até mesmo depende da necessidade da instituição. Sabemos que o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com