TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Exames: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  6.948 Palavras (28 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 28

Projeto Tendas do Saber

Objetivos:

- Plantar a semente da leitura e desenvolver metodologias para a implantação de tendas comunitárias, mediante movimento colaborativo e de gestão participativa dos indivíduos em suas comunidades, universidade e poder público municipal;

- Capacitar os moradores de cada município atendido para tornarem-se mediadores de leitura, compreendendo o papel que as tendas de leitura comunitária deve exercer em relação à democratização do conhecimento e a formação cidadã do indivíduo e do grupo no qual está inserido.

Despertando também a consciência do coletivo, da cidadania e da eficiência no trabalho.

O que é o Projeto:

O projeto foi iniciado a partir da grande quantidade de livros constantemente doados ao Tendas do Saber e que se encontravam e informalmente arranjados em uma estante no quintal de um morador da comunidade.

O Projeto Tendas do Saber – é a implantação da distribuição de livros e reforço escolar num espaço para leitura direcionado às crianças e adultos de baixo poder aquisitivo. Tendo como espaço inicial as universidades, escolas e espaços culturais da cidade e região.

Justificativa:

Sabe-se que nos últimos anos muitas foram as iniciativas populares de criação de bibliotecas comunitárias no Brasil. Empiricamente ações individuais e coletivas vão se constituindo, visando o enfrentamento das dificuldades surgidas no cotidiano pela falta de acesso à informação e à leitura. De certa forma, é no compartilhamento das dificuldades enfrentadas que os moradores se unem para potencializar recurso, cultura, talento, criatividade e força política para o empoderamento comunitário. A criação dessas tendas comunitárias é, portanto, movimento colaborativo de partilha e convivência entre seres plurais, de rica competência cultural e humana, para o combate à exclusão informacional. Mediante a constituição de acervos, com a face de cada um e o reconhecimento de que a leitura de livros, histórias, imagens, textos, sons e movimentos é capaz de transformar o cotidiano e a vida daqueles que vivem em comunidade, pode-se desenvolver mecanismos de combate às desigualdades sociais a partir da articulação local. Neste contexto, a presença da universidade, em suas vertentes técnicas, socioculturais e pedagógicas, pode contribuir no que tange ao desenvolvimento de metodologias para o aprimoramento das ações, principalmente com relação à elaboração e implementação de projetos a médio e a longo prazo.

O projeto também conta com o comprometimento dos pais e da família com a educação suplementar proporcionada aos seus filhos, regularmente cadastrados no tenda do saber.

Sob orientação de uma diretora pedagógica e graças ao trabalho voluntário de vários profissionais, os alunos cadastrados no tendas do saber – quando não se encontram na escola municipal ou estadual que, obrigatoriamente devem frequentar – participam do projeto.

O Projeto BORBOLETA atende crianças de 4 a 11 anos, trabalhando no sentido de integrar os aspectos emocionais, cognitivo e social por meio de atividades pedagógicas, recreativas e culturais.

O Projeto CRESCER atende adolescentes entre 12 e 14 anos, orientando-os para a construção dos seus projetos de vida de maneira crítica, consciente e cidadã, por meio de atividades pedagógicas, recreativas e culturais que os despertem para a realidade do mercado de trabalho.

Aluno do Tenda do saber

• Oportunidade de utilizar uma biblioteca;

• Participação em projeto de inclusão informacional;

• Acesso à literatura e informação em suporte impresso;

• Motivação para se engajar em processo contínuo de aprendizagem;

• Melhor desempenho escolar;

• Motivação para, no futuro, participar do Projeto Biblioteca Aprendiz;

• Reconhecimento e valorização do trabalho realizado pelos aprendizes.

• Apoio a projeto inovador;

• Agregação de valor à proposta educacional da instituição (biblioteca atuando como agência educadora);

• Possibilidade de propiciar desenvolvimento profissional para os voluntários do projeto a partir do estabelecimento de uma nova visão de biblioteca escolar.

Aos Pais de Aluno

• Inclusão dos pais no interesse e valorização de novas descobertas;

• Fortalecimento da auto-estima;

• Valorização de um serviço prestado pelo Tendas do saber

• Colaboração na ênfase à responsabilidade frente ao material da biblioteca, visto como “patrimônio comum”.

Estratégias:

Todo o trabalho desenvolvido no projeto parte de metodologias geradoras de processo dinâmico para a realização das ações, mediante competências que vão se constituindo de modo reflexivo, articulado, político e técnico para o desenvolvimento local e em âmbito sociocultural.

Em cada aula, o grupo se reuniu para discutir as possibilidades da realização desse projeto. Foram feitas pesquisas, visitas em centros de estudos, possibilidade de patrocinadores e de ajuda voluntária e claro o envolvimento da família. Em cada local visitado ou pesquisado, realizamos um seminário para a sensibilização e explicação da metodologia e implantação deste projeto.

Foram visitadas escolas em bairros de periferias para verificarmos o espaço cedido e a necessidade deste projeto por faixa etária .Os livros arrecadados foram separados segundo classificação e título, A simplificação do número de chamada, com utilização das categorias, Aprendizes, alunos e professores passam a atuar como colaboradores da manutenção da ordem na biblioteca, tornando-se autônomos na busca de informações devido ao fato de terem adquirido o conhecimento básico. O incentivo à leitura é resultado do envolvimento com o trabalho, a saber:

1. Participação nas tomadas de decisão (definição de políticas e procedimentos);

2. Articipação na organização da biblioteca;

3. Contato com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com