TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Monografias: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  5.003 Palavras (21 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 21

ATPS PROCESSOS GERENCIAIS.

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos apresentar as cinco funções da Administração quais sejam: planejar, organizar, controlar, dirigir e coordenar, com conceitos segundo alguns autores. Iremos também tentar exemplificar cada uma das funções em uma determinada atividade realizada em uma ONG de Inclusão Digital. E hoje, mas do que nunca no mundo corporativo as empresas precisam usar este recurso com sabedoria para sua sobrevivência em face de um mundo cada vez mais competitivo.

ETAPA 01 - FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: O PLANEJAMENTO

Planejamento pode ser definido em três formas principais: planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional. É interessante salientar que estes tipos de planejamentos são utilizados em diferentes setores de uma companhia, pois elas se diferenciam pelo ramo de atuação, e a meta que se deseja alcançar.

O planejamento estratégico é difundido no nível institucional de uma organização, tem com característica ser projetado a longo prazo, voltado para a relação empresa e seu ambiente e envolve todos os recursos da empresa. Levam em consideração as implicações futuras de decisões que devem ser tomadas no presente. Este planejamento exige sete etapas :

1-Determinação de objetivos : as pretensões ou propósitos da empresa que definem sua razão de existir , bem como a preocupação com lucro, expansão no mercado, segurança e autonomia para decidir o futuro.

2-Análise ambiental externa : a empresa procura conhecer seu ambiente externo para que possa operar com eficiência e eficácia, visando se proteger de circunstâncias ameaçadoras.

3-Análise organizacional interna : processo em que se examinam os recursos da empresa visando identificar forças e fraquezas para explorar oportunidades e defrontar ameaças.

4-Formulação de alternativas : composta de quatro estratégias sendo defensiva, ofensiva, analítica e reativa.

5-Elaboração de planejamento : o planejamento estratégico representa a maneira como a estratégia empresarial deve ser colocada em ação.

6-Implementação e execução : fase de implementação dos planos em ação que se referem às etapas que o administrador leva adiante para realizar seu plano estabelecido.

7-Avaliação dos resultados : os objetivos é buscar meios de retração para que todas as ações corretivas possam ser tomadas imediatamente.

O planejamento tático é a função administrativa que determina antecipadamente o que deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados e usa das condições racionais para que se organize e dirija a empresa, seus departamentos e visões a respeito das realidades atuais e futuras. Tem como característica se projetado a médio prazo, é um processo permanente e contínuo, sempre voltado para o futuro e se preocupa com a racionalidade da tomada de decisão e também seleciona entre as várias alternativas disponíveis um determinado curso de ação, é uma técnica de alocação de recursos, permite avaliação para novos planejamentos age como função administrativa que interage com as demais funções sendo uma técnica de mudança e inovação.

O planejamento operacional tem como característica ser projetado a curto prazo, se preocupa basicamente com o que fazer e como fazer, entretanto refere-se a tarefas e operações realizadas no dia-a-dia e focaliza a otimização e maximização de resultados voltados principalmente para a eficiência. Os planos operacionais cuidam da administração pela rotina para assegurar que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela empresa a fim de alcançar seus objetivos. Pode ser definido de quatro maneiras:

1-Planos relacionados com métodos – classificados como procedimentos.

2-Planos relacionados com dinheiro – denominados como orçamentos.

3-Planos relacionados com tempo – definidos como programas ou programações.

4-Planos relacionados com comportamentos – determinados como regulamentos.

ETAPA 02 - PROCESSO ADMINISTRATIVO: ORGANIZAÇÃO

DESENVOLVIMENTO

Arrecadar lixo eletrônico dispensado pela sociedade, para alguns parece ser apenas mais uma maneira de reciclagem, mas nas mãos de jovens carentes se torna uma chance de sonhar com um futuro melhor. Reciclar nos dias atuais se tronou uma saída sustentável para que as gerações futuras consigam ter uma boa qualidade de vida, alem disso os jovens atendidos pela ONG saiam das ruas e tenham um futuro melhor.

EMPRESA ONG

EMPRESA ONG, Inclusão Digital a seguir descreveremos o desenvolvimento de um projeto, de arrecadação de material de informática, descartados pela sociedade e industrias e comercio para servir como material de aula pratica, na manutenção de computadores, para jovens carentes de uma comunidade vizinha a Faculdade Anhanguera, atendendo alguns itens do planejamento estudados até então.

Projeto: coleta e recolhimento de lixo eletrônico

Local de realização: Industrias, comércios e sociedade Sorocabana como um todo.

Nomes dos integrantes: O Projeto de coleta e recolhimento de lixo está sendo elaborado pelo aluno de Tecnologia em Logística da Faculdade Anhanguera em parceria com a prefeitura municipal de Sorocaba.

1- Público Alvo: Moradores, Industrias e Comercio.

2- Objetivos: fazer o recolhimento do lixo eletrônico nas residências na Zona Industrial e Comercio Central e entrega de folhetos informativos sobre o descarte de lixo eletrônico,coleta seletiva. A idéia é chamar a atenção dos moradores, comerciantes e industriais de toda a Sorocaba para a falta de equipamento pra inclusão digital e falta de escolas técnicas pra jovens carentes, para formação de profissionais para o mercado de trabalho, assim também como o descarte incorreto de lixo eletrônico.

3- Justificativas: Contribuímos para a formação de jovens carentes para o mercado de trabalho alem de preservarmos o meio ambiente.

4- Parcerias: Alunos do curso de Tecnologia em Logística com a prefeitura de Sorocaba.

5- Cronogramas das Atividades: distribuição de material informativo, sala para o armazenamento do mesmo e veículos para o transporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com