TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerencias

Artigos Científicos: Processos Gerencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

Direção como função garantidora do Processo Administrativo.

O papel da direção tem como principal objetivo antever situações e condições como essas, prevendo o máximo possível de possibilidades e desenvolver as ferramentas, métodos ou estratégias para transpor e solucionar obstáculos. A não utilização desses planos (tático operacional e estratégico) põe a empresa em risco, pois toda decisão passa a ser um tiro no escuro, onde a possibilidade de atingir o objetivo e muito remoto, contando apenas com a sorte.

A direção deve sempre desenvolver planos de ação, criar condições para que as estratégias sejam plenamente implantadas e tragam os resultados esperados.

Ainda que algumas situações escapem ao controle, o planejamento é essencial para que essas situações apareçam com a menor frequência possível, não comprometendo os planos de ação e nem os objetivos da empresa.

Defino o planejamento como a arte de pensar em algo antes de ser executado ou na forma de sua execução, para atingir seus objetivos e metas de um modo em que o resultado seja o mais próximo possível daquilo estipulado. A direção sem planejar torna-se praticamente impossível, por isso temos que liderar motivar e comunicar.

Nível Estratégico

Em primeiro lugar, nossos planos Estratégicos, envolvem a visão global da nossa empresa, possui um conteúdo genérico e bastante sumarizado e são de longo prazo, geralmente um horizonte de 5 anos ou mais. Este tipo de plano é elaborado pela alta administração ou pelos empreendedores e proporcionam aos demais gerentes um senso de direção para o futuro da organização.

Nível Tático

Em seguida, nossos planos Táticos, envolvem os objetivos intermediários de cada unidade organizacional, seja unidade de negócios ou departamento. Estes planos são menos genéricos do que os Estratégicos, são um pouco mais detalhados, são elaborados pela gerência média e cobrem um horizonte de médio prazo, geralmente de um a dois anos. Os planos Táticos devem estabelecer uma coordenação e integração entre si e devem estar alinhados com o plano Estratégico.

Nível Operacional

A partir dos planos Táticos são desenvolvidos nossos planos Operacionais. Estes planos são bem mais objetivos, racionais e detalhados, elaborados pelos executores operacionais de nossa empresa, abordando cada operação do departamento em separado em um horizonte de tempo de curto prazo, de um ano ou menos. São planos que se preocupam com o ‘que fazer’ e ‘como fazer’ as atividades cotidianas da organização.

Os níveis de direção foram escolhidos através de eleições, entre os membros que dividem as principais funções administrativas de nossa organização, principalmente relacionados a funções das atividades.

Profissionais que exerciam as funções anteriormente.

Para obtermos sucesso alcançado, os objetivos das organizações o administrador define os objetivos e planeja quais os recursos que devem ser utilizados, determina as atividades a ser realizadas, distribui as atividades, seleciona as pessoas responsáveis por cada tarefa e depois disso tudo, otimiza todo o processo. Ou seja, lidera, incentiva, se comunica busca envolver uma relação de troca de informações para que ele como administrador corrija falhas de planejamentos ou acelere o processo de execução das atividades caso aja necessidade.

Dirigir significa interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com