TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerencias

Exames: Processos Gerencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 5

Setembro/2013

Professor (a) EAD: Ademir Cavalheiro Leite

Professor Tutor Presencial: Carlos Frazão

Professor Tutor (a) à distância: Cristiane Mattioni

Abismael Ferreira Borges Leal

Michael Henrique Silva Carvalho

Roberio Sousa Silva

Carla Leila Cardoso da Silva

Atividade avaliativa, Atividade Prática Supervisionada apresentada ao curso superior de Recursos Humanos, da Universidade Anhanguera UNIDERP/FACNET, como requisito para a avaliação da disciplina Processos Gerencias para a obtenção e atribuição de nota de atividade avaliativa.

INDICE

INTRODUÇÃO 4

OBJETIVO GERAL 5

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5

JUSTIFICATIVA 5

MÉTODO 5

VIABILIDADE E CRONOGRAMA 6

IMPLICAÇÕES ÉTICAS 7

CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

INTRODUÇÃO

Esse projeto tem como propósito desenvolver uma ação social em um lar de idosos que arrecade fundos e que leve conhecimento sobre nutrição, exercícios físicos para melhora da saúde e conhecimentos médicos sobre algumas doenças que na terceira idade podem vir á aparecer. O Projeto, além dos conhecimentos técnicos, deve levar fazer despertar em alguns desses idosos sentimentos que já não se lembram como felicidade, carinho, amor pois a grande maioria desses moradores não possuem parentes ou quando possuem dificilmente recebem visitas e acabam no abandono.

Aos moradores desse asilo serão disponibilizadas atividades inerentes ao projeto como palestras sobre saúde, ginástica e juntamente com uma equipe preparada, fazer alguns exames nos moradores como medir a pressão arterial, diabetes e hemogramas. O objetivo central é atender o maior numero possível de pessoas transmitindo conhecimentos que talvez nunca mais tenha outra oportunidade.

Segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje são mais de 14,5 milhões de brasileiros com mais de 60 anos. Daqui a 25 anos, esse número deve dobrar. Serão cerca de 30 milhões de idosos vivendo no Brasil, quase a população atual do Estado de São Paulo. Desse numero imenso de idosos, cerca de 25 % são abandonados quando chegam a essa idade. Esse Projeto é sim pequeno diante desse número absurdo, mais cabe a nós transmitir a mensagem de que eles continuam sendo seres humanos que precisam se relacionar, precisam de carinho e principalmente atenção e muitas das vezes eles são os responsáveis pela a nossa existência, que nos criaram e nós deram toda a assistência que puderam e não seria justo não retribuir essa assistência. E outro detalhe importante que não podemos esquecer e que um dia todos nós seremos idosos também, e não seria agradável passar por essa situação.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos idosos socialização, atendimento de profissionais da saúde e um acolhimento de modo geral com atividades ocupacionais e entretenimento. Levar a esses idosos, carinho que diante das limitações por eles vivida se torna uma diferencial, por ser muitas vezes a maior de suas muitas carências.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Contribuir para resgatar e preservar os vínculos familiares e comunitários dos idosos institucionalizados, propiciar a aproximação da família, responsável e ou comunidade. Designar o responsável pelo idoso ao acompanhamento durante os períodos de hospitalização. Contribuir com a qualidade dos serviços prestados aos idosos. Oferecer aos estudantes de Serviço Social espaço de aprendizagem para o conhecimento teórico e pratico.

JUSTIFICATIVA

Por interesse do grupo em desenvolver trabalho social no Asilo, observamos para realizar trabalho com as famílias, mas devido a sua disponibilidade e também a outras demandas, ainda não havia condições para o desenvolvimento deste trabalho. Até o presente momento o Serviço Social desenvolve atividades relacionadas a benefícios, triagem, levantamento socioeconômico, e outras referentes à institucionalização do idoso. Em análise Institucional observamos que em média 40% dos idosos residentes não possuem mais vínculo familiar. Sendo assim, delimitamos o contato para os 60%, uma vez também que nos 40% sem vínculo familiar inclui os idosos que foram institucionalizados devido à situação de negligência, abandono e maus tratos, o que geralmente impede esse vínculo, pois o único familiar é quem proporcionou a referida situação.

MÉTODO

Educar para a vida, promovendo o desenvolvimento integral do ser humano, por meio de um modelo próprio de atuação na educação, saúde e cultura. Estimular o indivíduo a desenvolver todas suas potencialidades, resgatando e preservando a vida social no processo solidário entre os seres viventes do planeta terra. O saber deve ser transmitido de geração para geração, favorecendo a integração e a promoção individual, familiar, comunitária e humana.

Interação com a classe mais ignorada hoje da sociedade que são os idosos do lar dos velhinhos “Maria Madalena”, onde temos 100 residentes sustentados por voluntários onde a alimentação, higiene e interação cultural são por parte de um conjunto de voluntariados pra que haja essa interação para esse publico.

Iniciaremos essa interação com a ajuda de voluntários de uma equipe de estudantes de farmácia para nos aliciar, nos procedimentos de medição de glicose, pressão. E com o auxilio do grupo haverá uma interação com os voluntários de grupo para melhor atender a necessidade dos nossos idosos que são tão desprezados hoje em dia na nossa sociedade.

VIABILIDADE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com