TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerencias

Tese: Processos Gerencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Tese  •  4.091 Palavras (17 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 17

ETAPA 1

INTRODUÇÃO

O planejamento é uma ferramenta da administração e como tal o seu uso é indispensável para o sucesso da gestão das empresas. É um estudo sobre as raízes históricas do planejamento e sua importância administrativa para as empresas. Tem-se que, através do planejamento, os gestores definem a tomada de decisões por meio de um processo analítico, concentrado em variáveis empresariais, econômicas e tecnológicas; enquanto a administração estratégica se preocupa com novos mercados, novos produtos e ou novas tecnologias, favorecendo o processo de ação empresarial.

O que é planejamento?

Planejamento é forma de prever o futuro, alias todos nós fazemos planejamentos constantes para alcançarmos um objetivo, seja a compra de uma casa, o inicio de uma faculdade, na compra de um carro, em um casamento e entre inúmeras coisas que sem planejamento, o risco de não dar certo é muito maior. Com o planejamento é possível construir caminhos, englobar decisões baseando-se nos fatos, para obter melhorias e decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer e quando fazer.

Quais os tipos de planejamento?

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico é um processo gerencial em longo prazo, realizado pelos gestores de topo no "nível institucional", envolvendo a empresa como um todo,utilizando recursos e decisões baseadas em julgamentos ao invés de dados , com uma boa dose de intuição , discernimento , pois em algum intervalo de tempo , podem haver imprevistos. O mesmo possui 7 planos estratégicos para alcançar o objetivo desejado que são :

Aonde queremos chegar?

O que há no ambiente?

O que temos na empresa?

O que fazer?

Como fazer?

Como tornar realidade?

Como estamos indo?

De forma genérica ele permite saber o que deve ser feito e de que maneira deve ser feito, sendo a ferramenta essencial para o sucesso de qualquer organização.

Planejamento Tático

O Planejamento Tático é a função intermediaria, ou seja , pelos gestores da empresa , representando a ligação entre o planejamento estratégico e o operacional e é projetado para o futuro próximo , produzindo um resultado imediato , baseando-se nas informações e projeções que foram feitas pelo planejamento estratégico , para desenvolver as atividades a serem realizadas pelo plano operacional, na verdade , ele estuda os recursos antecipadamente decidindo com uma técnica clínica que interage dinamicamente com as demais funções e busca otimizar os resultados estabelecidos.

Planejamento Operacional

O Planejamento operacional é o processo gerencial a curto prazo, ele é realizado no nível operacional da empresa, "subordinados" , visando os resultados imediatos,buscando alcançar as metas estabelecidas pelo planejamento Tático, é composto por planos que se classificam em procedimentos , orçamentos , programações e regulamentos pois por ser a ultima etapa do planejamento,ele necessita de muito mais detalhamento para que o projeto saia de acordo com o que foi planejado.

2. Analise e discussão a respeito de planejamento

- Roberto Shinyashiki defende a tese que planejamento é ter visão de futuro, para ele um bom empreendedor tem a visão além do alcance de uma pessoa normal, citando isso em algumas passagens “Visão é a arte de ver o invisível” ou “Visão é a arte de ver oportunidades onde a maioria das pessoas só vê problemas”.

-Assim, o professor Santos diz, em seu artigo, que esta real busca, requer muito esforço daqueles que buscam o sucesso, faz com que se coloquem de modo totalmente disponível ao mercado e a sociedade, em qualquer hora do dia e noite. Buscam-se pessoas que realmente querem fazer a diferença.

No PLT, CHIAVENATO (2007), vemos que a sintonia com o novo milênio depende do desenvolvimento de duas competências essenciais que devemos possuir para realizar a mudança e inovação: a visão e ação estratégica. As mudanças rápidas e competitivas fazem da visão e ação estratégica uma plataforma para renovação empresarial em um mercado altamente competitivo e dinâmico.

Referencias bibliográficas

PLT- Administração, Teoria, processos, pagina 138 a 193.

Administração princípios e tendências página 162. Lacombe, Francisco José Masset, Gilberto Luiz José Heiborn – 2 edição.revista e atualizada – São Paulo: saraiva 2008, pagina 162 a 169.

Teoria Geral da Administração, edição compactada Maximiniano, Antonio Cesar Amaru – 2 edição – São Paulo: Atlas, 2012 pagina 65, 66 e 242.

SHINYASHIKI, Roberto. Veja o futuro antes dos outros. In: Planejamento Estratégico. Disponível em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0ByFmrl4MPvQGYjdiNGUyOWYtOTI2MC00ODJlLTgyMTEtMzgxMWNjMjhiYzRk&hl=pt_BR>. Acesso em: 2 maio 2013.

SANTOS, Paulo Barreto dos. O desafio do administrador do futuro. Artigos.com. Disponível em:<https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=

true&srcid=0ByFmrl4MPvQGZDNjNTdmNzgtMDRmZC00MzhkLThkNTItODJlODZjNzkyOWZj&hl=pt_BR>. Acesso em: 2 maio 2013

Etapa 2

Projeto - DOAR É LEGAL A VIDA É RECARREGÁVEL

Campanha destinada a conscientizar a sociedade sobre a importância de doar órgãos e tecidos, por ser uma ação simples que não demanda muitos recursos, mas de elevado alcance social. Teremos que firmar parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo, que já instituiu por Portaria o CASC – Comitê de Ação Social de Cidadania, que vem fazendo essa Campanha em todo Estado e já conseguiu aproximadamente 10.000 colaboradores que deixaram anotado o desejo de ser um doador. A Campanha será destina ao corpo docente e discente da Faculdade Anhanguera – Polo Brigadeiro.

Mas há potencial para um incremento tendo em vista o grande número de polos existentes. À medida que mais pessoas tomam consciência da importância da responsabilidade social e do poder do voluntariado, e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com