TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerencias

Casos: Processos Gerencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário ........................................................................................................................

03

Introdução .....................................................................................................................

04

ETAPA 2 - Organização da Ação Empresarial ................................................................

05

ETAPA 3 - Direção e Controle da Ação Empresarial.......................................................

06

ETAPA 3 - Direção e Controle da Ação Empresarial.......................................................

07

ETAPA 4 - A Administração da Ação Empresarial...........................................................

08

Conclusão ......................................................................................................................

09

Bibliografia ....................................................................................................................

10

Introdução

Nas etapas a seguir (Etapa 2, Etapa 3 e Etapa 4), abordaremos os seguintes temas: Organização da Ação Empresarial, Direção e Controle da Ação Empresarial e Administração da Ação Empresarial.. .

Iniciaremos com a organização, que são sistemas sociais, pois elas são constituídas por pessoas, sem pessoas, a organização não se pode existir. Uma vez definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem.

O papel da direção é: acionar e dinamizar a empresa e fazê-la funcionar. A direção está relacionada com a ação de como se colocar em marcha com muita ligação com as pessoas. A função de direção se preocupa com que as operações sejam executadas e os objetivos atingidos com a ação organizacional. A direção na ação empresarial possui três níveis da empresa, Institucional com posições o presidente e diretores, Intermediário com gerentes e Operacional com supervisores e encarregados.

ETAPA 2

Organização da Ação Empresarial

A organização constitui a segunda das funções administrativas, vindo após planejamento e antes da direção e do controle que abordaremos na etapa seguinte.

Organização significa o ato de estruturar, integrar e organizar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações e atribuições a cada um deles. As organizações não colocam ao acaso os seus. As organizações necessitam ter organização, podendo assim funcionar melhor e consequentemente obter ótimos resultados.

Na organização a tarefa básica é estabelecer a estrutura organizacional. São dois caminhos para se tratar da estrutura organizacional: a especialização vertical e a horizontal. A primeira conduz aos níveis de hierarquia, e a segunda, a áreas de departamentalização. Chamaremos a primeira de estrutura vertical e a segunda de departamentalização.

O planejamento empresarial requer uma ferramenta de grande relevância para o controle da gestão, pois, a cada dia que passa o fluxo de informações dentro de uma empresa fica maior e mais complexo, tornando difícil a tomada de decisão. As empresas precisam de um contador altamente qualificado e ativo no sistema, atualizando as informações.

O sistema organizacional moderno, que quer sobreviver, competir e expandir necessita de profissionais que consigam ter uma visão ampla, aplicando princípios sadios, que abrangem todas as atividades empresariais, desde o planejamento inicial até a obtenção do resultado final. A nova economia movida pela internet acelera a integração entre fornecedores e clientes e se torna cada vez mais uma condição necessária para a empresa do novo milênio. É necessário, que as empresas busquem adotar metodologias de trabalho que sejam dinâmicas e que lhes proporcionem maior competitividade.

A atualidade direciona o sucesso de qualquer organização empresarial para as mãos do gestor que apresentar a capacidade e a sensibilidade para eliminar fronteiras que separem pessoas, tarefas e lugares em prol da eficácia de todo o sistema.

ETAPA 3

Direção e Controle da Ação Empresarial

A direção constitui a terceira função administrativa, sendo o próximo passo após o planejamento e a organização. Assim que definido o planejamento é estabelecido a organização, e cabe a direção acionar e dinamizar a empresa para fazê-la funcionar. A função de direção se relaciona diretamente com a maneira pela qual osobjetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas que compõem a organização, se preocupa com que as operações sejam executadas e os objetivos atingidos com a ação organizacional. A direção constitui uma das mais complexas funções administrativas, pois envolve orientação, assistência à execução, comunicação e liderança.

A direção da ação empresarial colocada nos três tipo de níveis da empresa.

Nível Institucional: Corresponde ao nível mais elevado da empresa e se situa na camada organizacional da empresa que se defronta com o ambiente externo. Neste nível, os administradores se responsabilizam pelo relacionamento entre as empresas e o ambiente externo e traçam a estratégia empresarial mais adequada para atingir os objetivos pretendidos da empresa. A função administrativa de direção no nível institucional é a responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa.

Existem dois estilos básicos de direção baseadas em concepções sendo elas a Teoria X (tradicional) e a Teoria Y (moderna). Fundadas em concepções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com