TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerencias

Pesquisas Acadêmicas: Processos Gerencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  2.368 Palavras (10 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 10

Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade 3

Tecnologia em Processos Gerenciais

ATPS DE PROCESSOS GERENCIAIS Profº. Me. Ademir Cavalheiro Leite

Campinas – SP

2013

ÍNDICE

INTRODUÇÃO.................................................................................................................3

OBJETIVO.........................................................................................................................3

O QUE É PLANEJAMENTO............................................................................................4

TIPOS DE PLANEJAMENTOS....................................................................................5-6

PROJETO SOCIAL...........................................................................................................7

DESENVOLVIMENTO...............................................................................................7-10

CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................................10

IMPLICAÇÕES ÉTICAS............................................................................................... 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................12-13

INTRODUÇÃO

O conteúdo destas etapas aqui desenvolvidas, expressa nosso aprendizado e entendimento onde, colocamos em prática as atividades e conceitos estudados.

OBJETIVO

Desenvolver um projeto preposto para medir nosso conhecimento, desenvoltura acerca de

Administração.

O que é Planejamento?

Planejamento é um conjunto de providencias a serem tomadas pelo executivo e deve ser um processo contínuo. Nele há um processo de tomadas de decisões que devem considerar o futuro, o que resulta em uma dimensão temporal de alto significado. Deve ainda estabelecer o estado futuro desejado e a maneira de alcança-lo: através de regulamentos e regras devidamente organizados para se conseguir um fim. Sem planejamento uma organização praticamente não consegue seus objetivos ou terminar um projeto a longo e a médio prazo que envolve muitos processos.

O Planejamento não deve ser confundido com conceitos de previsão, projeção (quando o futuro tende a ser igual ao passado), predição (quando o futuro tende a ser diferente do passado e a empresa não tem controle sobre ele), resolução de problemas (imediatos) ou plano (documento formal); tendo como principal aspecto as implicações de decisões do presente e futuro, não é um ato isolado e o processo é mais importante que o resultado final.

Além de ser um processo de decisões, planejamento é uma dimensão das competências intelectuais, o processo de planejamento é uma forma refinada de inteligência, que se pode ser desenvolvida por meio de educação e experiência.

Que se define em 03 etapas, em que cada uma é um processo decisório em si, que envolve analise, avaliação e escolha do caminho a seguir, sendo que essas decisões são feitas de erros e acertos, depende da competência do planejador e de outros fatores:

Informações sobre o presente, passadas ou futuro do ambiente externo e do sistema interno da organização, com esses dados, tem as ameaças do mercado, oportunidades ou uma situação que teremos que lidar, um exemplo como dados de entrada, informações sobre a satisfação e a insatisfação da organização.

Processar os dados de entrada e transformar em informações para produzir novas informações e tomar decisões, este processo é o coração do planejamento, onde interpretamos informações, procuramos as alternativas para lidar com as necessidades, ameaças, oportunidades e situações previsíveis do futuro, avaliação e escolha do curso de ação ou objetivo.

Após todas as informações adquiridas, analisadas vem o passo em que preparamos o plano (planejamento) onde tomaremos as decisões, as ações para o futuro. São situações onde deverão ser alcançados, quais recursos aplicados e esforços, dentro de um plano; deve-se ter uma previsão dos meios de controle da ação e o consumo dos recursos, onde assegura a realização dos objetivos traçados.

Num conceito determinante, o planejamento conta com ferramentas administrativas para melhor gerir e alcançar as empresas, evitando que a “saúde” financeira seja afetada, nos constante dos planejamentos temos:

Planejamento Estratégico: É uma forma, ação ou plano implantado pela empresa para alavancar grandes exportações e projetos, visando lucro; que normalmente é projetado a longo prazo devido as diferenças incumbíveis e series de fatores que podem mudar o futuro de uma empresa. Esses fatores podem ser ambientais, humanos, econômicos e sócios políticos. No planejamento é aplicado cada estratégia por si, pelos seus institucionalistas de acordo com cada tipo, de empresa e ramo. Por isso há também diferenças e tipos de estratégia que melhor se enquadram dentro do perfil de cada uma.

No Planejamento Estratégico o processo administrativo estabelece a melhor direção a ser tomada pela empresa, geralmente responsabilidades dos níveis mais altos da empresa, leva em conta as condições externas e internas e a evolução esperada em longo prazo. Podemos distinguir Planejamento em duas formas:

Planejamento Tático: Metodologia administrativa que vai otimizar certo departamento da empresa. É desenvolvido pelos níveis intermediários e tem como principal objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis seguindo uma estratégia pré-determinada a médio prazo, onde é elaborado pelos Gerentes; abrangendo os departamentos da empresa, e não a empresa com um todo, onde aborda cada departamento financeiro, RH, MKT, produção, cada unidade elabora seus planejamentos, de acordo com os planejamentos estratégicos da empresa, na busca de atingir seus objetivos para obter o mesmo resultado.

No Planejamento Tático há diferença e características importantes que devem ser observadas: nos planejamentos os níveis de decisões são níveis intermediário/chefia, no tático é: o planejamento é um processo permanente e continuo, é sempre voltado para o futuro, se preocupa com a racionalidade de tomada de decisões, seleciona entre várias alternativas

disponíveis em um determinado curso de ação, é sistêmico, é iterativo, é uma técnica de alocação de recursos, é uma técnica de alocação de recursos, técnica cíclica, é uma função administrativa que interage dinamicamente com as demais, é uma técnica de coordenação, é uma técnica de mudança e de inovação.

Planejamento Operacional: refere se a cada atividade e tarefa, em particular, realizadas para concretizar os objetivos traçados. É projetado para o curto prazo, ou seja, imediato, aquilo que se lida diariamente. Sua finalidade é a eficiência nas execuções das tarefas e atividades, ou seja, fazer bem feito e corretamente (excelência operacional), e focaliza a otimização e a maximização de resultados, sendo composto de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções da empresa.

Os planos operacionais cuidam da administração pela rotina para assegurar que todos executem as tarefas.

Existe uma infinidade de Planos Operacionais relacionados aos métodos (procedimentos)

dinheiro (orçamentos), tempo (programas) e comportamentos (regulamentos).

Para cada tipo de empresa, ramo e atividade, o empreendedor aplicará o plano operacional que melhor desempenhar e obtiver melhores resultados para com as equipes e departamentos envolvidos.

PROJETO SOCIAL

Campanha para divulgação de conscientização para doação da Medula Óssea.

INTRODUÇÃO

O foco dessa campanha está voltado diretamente as pessoas e a grande necessidade de

se doarem “salvar vidas” através do sangue.

OBJETIVO GERAL

Conscientização da população, comunidade da síntese de conscientização humanitária do que é doar Medula Óssea.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Com a propagação da campanha da Medula Óssea, contribuirá para maior quantidade de doação enriquecendo os bancos de sangue ou hemocentro.

JUSTIFICATIVA

Com base de dados de pesquisa, percebemos que milhões de pessoas morrem anualmente de câncer no sangue ou leucemia; sendo que a maioria delas são crianças inocentes que tem suas vidas ceifadas de maneira tão rude.

Essa campanha exemplificara e explicará toda e qualquer dúvida da doação da Medula Óssea, quebrando tabus sobre as transfusões, sabendo que podemos salvar vidas com um simples gesto de solidariedade.

Com base nisso e de acordo com o Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade por leucemia, de 0 a 18 anos é de 20,2 por um milhão/habitantes de 1979 a 2005.

Com as investidas sobre salvar vidas com a doação de Medula Óssea, esse número caiu 32% nos últimos anos.

MÉTODO

Para realização dessa campanha primeiramente definiremos o capital a ser investido, de onde virá e como serão utilizados os recursos.

O custo total do investimento será calculado com base no caderno orçamentário onde será explanado aos futuros investidores, que com esse resultado poderão efetuar seus aportes.

A divulgação da campanha dar-se-á através de ações educativas, palestrantes, parcerias com instituições de ensino, Ongs, órgãos públicos, instituições religiosas, parcerias com empresas privada; através dos meios de comunicação.

Utilizaremos a organização de forma linear, para se buscar os objetivos da campanha, por ser uma estrutura simples e de fácil compreensão.

Cada integrante se responsabilizará por uma tarefa a ser executada, tais como:

 Contato comercial em busca de recursos e parcerias

 Marketing

 Departamento Administrativo e Financeiro

 Departamento de Pessoal

ADMINISTRADOR

DEPTO ADMINISTRATIVO

DEPTO COMERCIAL

DEPTO FINANCEIRO

DEPTO DE PESSOAL

MARKETING

VIABILIDADE E CRONOGRAMA

Durante um ano de expectativas e realizações, faremos campanhas mensais trimestralmente com intervalo de um mês, para obtenção dos resultados.

INVESTIMENTO INICIAL

QTDE DESCRIÇÃO VALOR UNITARIO SUBTOTAL

15 Publicidade (cartazes, banners, jornais,

revista).

R$ 1.500,00

R$

22.500,00

7

Palestras

R$ 1.000,00

R$

7.000,00

15

Televisão

R$ 2.500,00

R$

37.500,00

15

Radio

R$ 450,00

R$

6.750,00

5

Equipamentos de áudio/informática

R$ 1.200,00

R$

6.000,00

Total

R$

79.750,00

Quanto aos recursos necessários, estes serão utilizados e aplicados no seu montante. Por se tratar de campanha publicitária relacionada à saúde, decidiu-se melhor fracionar ao prazo do tempo estipulado de cada um, com custo total por meio de rateio dividido em partes iguais a cada campanha realizada.

Para realização das campanhas, teremos os parceiros comerciais nas áreas de farmacêuticas, medicas e hospitalares (que são os principais focos), bem como entidades filantrópicas que aderirem à idéia ao longo da realização.

As atividades serão distribuídas conforme quadro descritivo abaixo:

DISTRIBUIÇÃO DE ATIVIDADES

TRIMESTRE DESCRIÇÃO

3º Palestras em entidades, Ong´s, escolas, faculdades, etc... Publicidades (cartazes, banners, folders explicativos, etc...)

Mídia (televisão, rádio, comerciais, vídeos, etc...)

Estas tarefas serão executadas também com ajuda de hemocentro móvel para maior divulgação da Campanha, onde; os atendentes médicos ao prestarem atendimento para coletas sanguínea divulgarão e ampliarão o conhecimento da comunidade acerca da doação.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Após todo conteúdo estudado e pesquisado nosso conhecimento sobre Administração e o conceito sobre a mesma trouxe em nós, ima outra visão a cerca do seu real significado. Administrador não é para qualquer um e tão pouco, criar, elaborar, executar e por em prática um planejamento: seja ele estratégico tático ou operacional, regidos por seus Administradores, liberais ou autoritários.

Vimos também a importância dos tipos de organizações que são vinculadas a Administração e por elas os departamentos possam ser organizados entre si refletindo os resultados impostos por seus líderes.

Também contribui para o nosso conhecimento melhorando a definição sobre algo, inspecionar ou fiscalizar, ao qual são funções de um projeto Administrativo.

Em suma, toda está síntese se volta a competência, ou seja, saber fazer, que são os reflexos das atribuições de um administração e/ou empreendedor com as principais características do C.H.A – (Conhecimento, Habilidade, Atitude).

IMPLICAÇÕES ÉTICAS

Uma empresa tem que se preocupar de um modo geral no território, onde ela está inserida, se os seus colaboradores estão envolvidos e preocupados com o processo, de forma contribuir positivamente para esse crescimento e desenvolvimento da empresa. A ética na administração tem sido discutida com mais ênfase em virtude da reflexão sobre as situações relacionadas com o negócio das empresas.

As implicações éticas são as responsabilidades que o administrador tem com o meio externo à organização, a partir do momento que ele tem em mãos o poder da decisão ela é decisiva para o relacionamento com a comunidade em geral, quando analisamos essas responsabilidades no âmbito gerencial.

Entendemos como a relação entre as decisões tomadas por esse nível hierárquico e os afetados diretamente por essas decisões que são os seus subordinados, cabendo por parte da gerência as habilidades essenciais para poder colocar em evidência o significado referente ao seu título, que é gerir, com um foco mais voltado para as pessoas.

A organização passou a ser um sistema de gestão orgânico, diferente do burocrático de algum tempo atrás, esse novo enfoque faz com que as responsabilidades de um gestor se dobrem por que as implicações de uma gestão mal administrada podem resultar em penalidades criminais e trabalhistas.

Segundo Nash (1993:06), define-se como “o estudo da forma pela quais normas morais e pessoais se aplicam às atividades e aos objetivos de uma empresa comercial”. Com isso, o que a autora afirma é que; a ética nas organizações não se caracteriza como valores abstratos nem alheios aos que vigoram na sociedade; ao contrário, as pessoas que as constituem, sendo sujeitos históricos e sociais, levam para elas as mesmas crenças e princípios que aprenderam enquanto membros da sociedade.

REFERÊNCIAS BILIOGRÁFICAS

SHINYASHIKI, Roberto. Veja o futuro antes dos outros. In: Planejamento Estratégico. Disponível em: https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0ByFmrl4MPvQGYjdiNGUyOWYtOTI2MC00O DJlLTgyMTEtMzgxMWNjMjhiYzRk/edit?hl=pt_BR&pli=1>. Acesso em 27 setembro 2013.

SANTOS, Paulo Barreto dos. O desafio do administrador do futuro. Artigos.com. Disponível em: https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0ByFmrl4MPvQGZDNjNTdmNzgtMDRmZC00M zhkLThkNTItODJlODZjNzkyOWZj/edit?hl=pt_BR&pli=1> Acesso em 07 setembros 2013.

TITTANEGRO, Sérgio. Por que as ferramentas gerenciais podem falhar. Disponível em:

https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0ByFmrl4MPvQGYzRlM2E2Y2ItMjEwYS00YjY

3LWE3MzQtNWM5OGI2Zjg2MjE1/edit?hl=pt_BR&pli=1> Acesso em 29 setembros 2013.

CURY, Antonio; BRUNO, Suzana. O trabalho do gerente executivo: uma visão geral e crítica.

<https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true

&srcid=0ByFmrl4MPvQGOGY2N2QyMWItMWE4Zi00NzcxLTkyYWEtMzM1N2Ix

ZmU3NTAw&hl=pt_BR>. Acesso em: 04 outubro 2013.

NERY, Iara. “A importância do planejamento nas empresas” Disponível em:

<http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/a-importancia-do-planejamento-nas- empresas/28215/> Acessado em 10 Setembro de 2013

Referência Bibliográfica: - CARAVANTES, Geraldo Ronchetti. Teoria Geral da Administração: pensando e fazendo. Porto Alegre: AGE, 1998. - CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. - MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração: da escola científica a competitividade na economia globalizada. São Paulo: Atlas, 2000.

http://sare.anhanguera.com/index.php/rcger/article/view/73/71>.Acesso em 02 setembro 2013

HTTP://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/gestão/03conc_organizacao.ht ml

NASH, L. – Ética nas Empresas: boas intenções à parte. São Paulo: Makron, 1993. PASSOS, E. – Ética nas Organizações. São Paulo, Editora Atlas, 2004.

FLEURY, Maria Tereza Leme e FLEURY, Afonso Carlos Correa. Alinhando estratégia e competências. Rev. adm. empres. [online]. 2004, vol.44, n.1, pp. 44-57. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0034-

75902004000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=pt/> Acesso em 07 outubro 2013

CARRERA, Marcio etal. Aplicação de ferramentas em na gestão de processos das organizações que aprendem. Disponível em: https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0ByFmrl4MPvQGNDE4YTY2NmQtMWM2MC0

0ZGU2LWE3YzctMjllNDdkNjQ0ZGUw/edit?hl=pt_BR&pli=1> Acesso em 07 outubro

2013

https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0ByFmrl4MPvQGM2E3OTBmMDQtNjc1ZS00Y WI1LTgyMWYtYWYyODRhOGE4NjRm/edit?hl=pt_BR&pli=1> Acesso em 07 outubro

2013.

OLIVEIRA, Djalma.P.R, Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 15º ed. São Paulo: Atlas, 2005

VASCONCELOS e MOTTA, Fernando C. Prestes; Isabella F. Gouveia de. Teoria Geral da

Administração; 3ª Ed. Revista. Serra Talhada, 2011

...

Baixar como  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »