TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos de RH dentro da organização

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.291 Palavras (10 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA E GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

PROCESSOS DE RH DENTRO DA ORGANIZAÇÃO

INDICATIVO DE SUCESSO

[pic 3]

Curvelo

2014

PROCESSOS DE RH DENTRO DA ORGANIZAÇÃO

Indicativo de sucesso

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia e Gestão em Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, interdisciplinar.

Profs..

Curvelo

2014


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

4 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O texto a seguir tem como objetivo apontar a importância do planejamento dos processos de RH, a evolução do setor no decorrer dos anos, sua importância dentro das organizações, seus resultados e as dificuldades encontradas no processo de implementação.

Tem como objetivo também relatar de forma clara a rotina do departamento de recursos humanos, seus reflexos e a perspectiva futura.

Boa leitura.


  1. DESENVOLVIMENTO

Com a globalização e o avanço tecnológico, cada vez mais produtos e serviços, dos mais variados possíveis, concorrentes distantes geograficamente, estão ao nosso alcance, e com isso o diferencial entre uma organização e outra vem sendo realmente os seus colaboradores.

Em vista dessa realidade, as empresas estão preocupadas e empenhadas em manter e reter talentos dentro da sua organização. Com isso, o que era uma mera atitude de efeito passou a ganhar espaço e ser cotado como tratamento da causa.

Toda essa mudança fez com que as organizações notassem que não se tratava de uma atitude isolada, mas como estratégia dentro da organização, mudando assim seu comportamento.

Essa evolução comportamental deu espaço para os processos de gestão de recursos humanos, que deixou de ser um setor burocrático apenas para então ser o setor especializado em seus colaboradores. Deixou-se de enfatizar as folhas de pagamentos, descontos e leis trabalhistas e para dar importância aos valores e a cultura de cada colaborador, alinhando suas particularidades aos objetivos da organização.

O RH de uma organização tem influencia sobre ela como um todo pois está diretamente ligado a todos os setores de uma empresa e abrange todos os aspectos que cada setor pode ter.

Quando surge uma vaga, por exemplo, o gestor daquela área comunica então ao RH sua existência, lista o perfil do profissional e o RH faz o seu trabalho. Organiza um processo de recrutamento e seleção, usando os meios cabíveis para reunir esses profissionais, em seguida precisa selecionar os possíveis  ocupantes da vaga, baseado nos pré requisitos repassados pelo gestor do setor.

Esse processo deve ser bem elaborado, pois o seu êxito será medido futuramente, tanto pelos resultados obtidos quanto pela rotatividade de profissionais. Essa etapa requer tempo e investimento e precisa manter certo equilíbrio.

Em mãos dos resultados de entrevistas, dinâmicas e testes, o responsável da área faz a sua escolha e novamente o RH entra em ação.

Além da comunicação aos não selecionados, treinamento e capacitação desse novo colaborador, inserção dele na organização em relação ao clima organizacional, regras a serem obedecidas, colegas de trabalho, além da atividade a ser desenvolvida, respeitando seus limites e explorando o seu melhor.

Concluída essa etapa, diariamente o RH realiza sua rotina de pessoal, pagamentos, descontos, leis que devem ser cumpridas, toda a parte burocrática, mas não só isso. Existe uma manutenção incessante desses colaboradores que envolvem previsão de pessoal (admissões, demissões, promoções, férias, afastamento, etc.), zelo pela integridade do profissional (EPI’s, por exemplo) atentando ao mesmo tempo o alcance dos objetivos da organização.

O RH também precisa fazer cumprir as leis, então se torna uma área onde é preciso valorizar o trabalho, o trabalhador e o sucesso da organização ao mesmo tempo, sem tratar o colaborador como simples mão de obra.

Parece simples, mas cada atitude dessas requer cuidado e equilíbrio, liderança e sensibilidade.

Cada ação em particular pode parecer pequena, mas observada como um todo, no contexto geral da organização, percebe-se que reflete clara e positivamente no crescimento, reconhecimento e sucesso da organização.

Daí a importância dos processos de RH dentro da organização. É uma via de mão dupla, em que as pessoas contribuem para que a organização prospere, e esta ajuda no desenvolvimento das pessoas.

A gestão estratégica de pessoas é um processo estruturado de interação das pessoas, entre si, e com a organização e/ou negócio de forma a construir um projeto coletivo de desenvolvimento.

Na gestão estratégica de pessoas os funcionários são considerados partes integrantes da empresa são valorizados e comprometidos com os objetivos da organização. Há um sentimento de pertencimento, cria-se uma relação de compromisso mútuo, no qual o empregador trata o funcionário, não como um custo a ser controlado, mas como um ativo a ser desenvolvido.

As organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões. Para as pessoas, as organizações constituem o meio pelo qual elas podem alcançar vários objetivos pessoais com um mínimo de tempo, esforço e conflito.

Conhecer o negócio da empresa, missão, visão e valores são necessidades de todos os colaboradores, principalmente daqueles que atuam no setor de Recursos Humanos. Para desempenhar bem a sua função, "vestir a camisa" e sentir-se pertencente ao negócio, todos os funcionários devem conhecer os objetivos de sua empresa para poder integrar-se ao meio e estar em consonância com as metas da organização. O planejamento estratégico deve ser comunicado, desde o nível estratégico até o operacional. A comunicação dentro da empresa deve ser clara e objetiva, transmitida pelos seus líderes e acompanhada de perto pelo setor de recursos humanos. Os profissionais de recursos humanos devem posicionar-se na organização, atuando de forma estratégica. Quando se conhece a estratégia do negócio, é possível acompanhar e monitorar a comunicação dentro da empresa, tomando decisões e realizando ações em todos os subsistemas, alinhados à estratégia empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (129.2 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com