TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos e Informações Estéticas

Por:   •  23/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.620 Palavras (11 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

“A beleza está no olho de vem vê”, pois bem é baseado nesta frase que os dias atuais as mulheres e os homens estão ainda mais interessados nos procedimentos estéticos e o auxílio da maquiagem para esconderem perfeições e valorizar o que tem de melhor em seu rosto, as tendências de maquiagem vem contudo no mercado de trabalho dos esteticistas e maquiadores profissionais no qual tem a responsabilidade de valorizar ainda mais a beleza da mulher assim como o do homem também.

Atualmente o profissionais da área tem se ajustado as regras e as mornas referente a conduta tomada durante os procedimento de manipulação da maquiagem, armazenamentos dos produto, sobre vestimenta e comportamento tomado pelo maquiador.

A seguir teremos informações referente as condutas e maneiras em que um maquiador deve tomar para se proteger e proteger o cliente de possíveis contra tempos referente a cuidados sobre manipulação do produtos, forma correta de limpeza dos equipamentos, riscos físicos químicos e biológicos, formas de lavar as mãos antes de qualquer procedimento, forma de descarte de lixo.

Objetivo do estabelecimento

Atendimento ao cliente que procura procedimentos estéticos e no caso do nosso setor estamos disponibilizando o atendimento a maquiagem onde focamos na beleza externa da cliente e que ela fique bem com a sua aparência.

Higienização e assepsia das mãos

É a remoção ou diminuição da sujeira e da maior parte da microbiota transitória das mãos, a fim de diminuir o risco de transmissão de doenças infecciosas. Está remoção pode ser feita pela lavagem e desinfecção das mãos de forma mecânica ,com a lavagem com agua sabão liquido e álcool 70% GL, ou clorexidina com concentração de 1% geralmente incorporada a formulação do sabonete liquido.

Modo de lavagem:

Abertura da torneira, umedecer s mãos com a agua, em seguida aplicar sabão liquido, friccionar (assim como a figura)sem esquecer dos punhos .após remover a espuma totalmente com agua corrente realizar se a secagem com papel toalha descartável e se a torneira for manual é necessário o uso de uma toalha para não fazer contato direto com a torneira o certo seria uma torneira que não é necessário contato com a mesa. Ao desprezar o papel toalha, deve-se usar o pé para a abertura da lixeira. Com as mãos secas, borrifar álcool 70º GL nas mesmas, deixando-as secar naturalmente. Esse processo deve ser feito antes e após o procedimento da maquiagem.

Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)

Equipamento de Proteção Individual (EPI) é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho .O uso dos EPI’s é de extrema importância, pois impedem que microrganismos e os produtos químicos possam contaminar o profissional e o cliente.

O avental ou jaleco utilizado como EPI impede que os procedimentos da maquiagem sejam realizados apenas com a roupa do corpo, evitando sujar os produtos e o cliente, bem como a contaminação microbiológica. O material indicado para a confecção do avental/jaleco deve ser constituído de tecidos laváveis, não inflamáveis ou do tipo descartável, devendo ter comprimento na altura dos joelhos e mangas longas. EPI utilizado nos procedimentos da maquiagem é a máscara, que além de proteger as vias respiratórias contra aerossóis (gerados por saliva ou produtos em spray) e contra aerodispersóides (gerados por produtos em pó), evita também o desconforto provocado pela proximidade do profissional com o cliente, o que pode acarretar em contaminação deicrorganismos. A máscara é um EPI de uso individual, intransferível e não reutilizável, sendo que sua vida útil varia de acordo com seu estado , odores presentes ou quando o elástico estiver solto, sendo que sua barreira protetora é estimada em aproximadamente duas horas, quando fica saturada . A máscara deve ser utilizada cobrindo completamente a mucosa da boca e o nariz, não deve ser utilizada no pescoço e sob os cabelos, devendo ser descartada em lixo biológico. Outros EPI’s como óculos de proteção, gorros e luvas descartáveis são de uso opcional pelo maquiador, pois se ele seguir as recomendações acima, não há a necessidade de uso, porém, são recomendadas durante procedimentos de limpeza e desinfecção de materiais, artigos e do estabelecimento, devendo ser descartadas em lixo biológico.

Alguns dos objetos que podem ser esterilizados são:

Os pinceis de uso da maquiagem, apontadores, curvadores de cílios, escova de sobrancelhas , faixa de cabelo , espátula de inox etc.

Limpeza e desinfecção de artigos e utensílios

A limpeza é um processo no qual é removido a sujeira de superfícies e de objetos, pois a lavagem reduz número de microrganismo, mas não destrói , vírus e esporos neste caso é utilizado desinfetantes e anti- sépticos. Os procedimentos de esterilização não são necessários para os artigos da maquiagem, porque estes não são considerados críticos e sim semicríticos.

O procedimento inicia-se com a limpeza dos materiais, podendo-se utilizar detergente especifico ou detergente neutro e suave, como sabonete líquido de pH neutro, seguindo-se com o enxágue em água corrente. Os utensílios devem ser secos através de estufa regulada a 40 – 50º C ou por meio de ar quente, como o secador de cabelos. Após secos, os materiais são desinfetados, podendo ser utilizados vários produtos disponíveis no mercado. A utilização de etanol a 70º GL através da imersão ou borrifamento , é a forma mais comum de desinfecção de artigos semicríticos devido a sua praticidade e capacidade de evaporação.

Os artigos limpos, desinfetados e secos devem ser armazenados em locais adequados, de preferência envoltos em plásticos selados ou em estojos próprios. Todo o processo de limpeza e desinfecção deve ser realizado com as mãos higienizadas e fazendo o uso de EPI’s adequados, como jalecos, máscaras e luvas.

No caso dos pinceis a limpeza deles é importante para que não haja proliferação de fungos e bactérias, a limpeza correta possibilita um melhor efeito e acabamento na maquiagem e os pinceis podem durar por muito mais tempo.

Formas de higienização:

 Pode ser feito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com