TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção textual

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.566 Palavras (11 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO        

2.1  DESCRIÇÃO DO PLANEJAMENTO DE PROGRAMA DE TREINAMENTO........4

2.2  TIPOS DE TREINAMENTO UTILIZADOS............................................................6

2.3  DINÂMICAS DE GRUPO E JOGOS VIVENCIAIS................................................7

2.4  VANTAGENS DAS APLICAÇÕES DE DINÂMICAS E JOGOS............................7

2.5  RESPONSABILIDADES SOBRE ACIDENTES DE TRABALHO..........................7

2.6  PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO................................8

2.7  PPRA E PCMSO...................................................................................................8

2.8  LIDERANÇA E AUTORIDADE FORMAL..............................................................9

2.9LIDERANÇA AUTOCRÁTICA, DEMOCRÁTICA, CARISMÁTICA E TRANSACIONAL..........................................................................................................9

2.10 AÇÕES E PRÁTICAS DESENVOLVIDAS PELAS EMPRESAS........................10

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS e BIBLIOGRAFIA        



  1. INTRODUÇÃO

Com base nas disciplinas estudadas no 4º semestre de Gestão em Recursos Humanos, nesta produção textual serão abordados o que é Treinamento e Desenvolvimento bem como a descrição do planejamento de programa de treinamento, os tipos de treinamentos utilizados pelas empresas. Diferenças entre dinâmicas de grupo e jogos aplicados, suas vantagens para se obter um melhor conhecimento entre os participantes das dinâmicas e jogos.

Ainda será discutido as responsabilidades da empresa quanto acidentes de trabalho e suas obrigações, o que é um planejamento de saúde e segurança no trabalho, os programas PPRA e PCMSO e suas respectivas importâncias.

Definição de liderança e autoridade formal, tipos de lideranças e ações e práticas desenvolvidas dentro das organizações para se atingir os resultados esperados quanto a estes investimentos no capital humano.


  1. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

O treinamento tem por objetivo condicionar, padronizar determinada tarefa a ser executada, passando adiante os princípios da empresa, preparando o colaborador adequadamente para o exercício de um cargo/função podendo ser utilizado a todos os setores da organização. Constata-se uma educação profissional que visa adaptar o funcionário ao trabalho em curto prazo, após este período a organização espera obter o retorno deste investimento avaliando seus resultados. Sendo assim, ele se divide em quatro etapas (CHIAVENATO, 2006): Transmissão de informações, desenvolvimento de habilidades, modificação de atitudes e desenvolvimento de conceitos.

O desenvolvimento é o aperfeiçoamento da tarefa que já foi executada no treinamento, ressalta aquilo que o colaborador já esta mais propenso a fazer e isso o fortalece. É um processo a longo prazo, de aperfeiçoamento dos potenciais dos funcionários com o objetivo de torná-los úteis e relevantes para a organização ou seja, o desenvolvimento tem como foco o desempenho futuro das pessoas na organização. Desta forma, deduz-se que um desenvolvimento profissional gradativo e cargos gradualmente mais elevados e complexos levam a um processo que focaliza o planejamento da carreira futura dos funcionários que têm potencial para ocupar cargos mais elevados.                                                                                  

2.1 DESCRIÇÃO DO PLANEJAMENTO DE PROGRAMA DE TREINAMENTO

A elaboração do planejamento de um programa de treinamento sempre será realizado com base em uma perfeita identificação e interpretação das necessidades reais de treinamento. Para definir assertivamente o que será feito no treinamento, será essencial identificar os seguintes pontos:

  • Levantamento das necessidades: é primordial diagnosticar as carências que a empresa esta passando. De acordo com Bohlander, Snell e Sherman (2003) deverá haver uma análise em três níveis:

Análise da empresa: averiguação do segmento e ambiente no qual a empresa esta inserida, análise de suas estratégias e recursos, nesta etapa se faz necessário o apoio dos  dirigentes da empresa.

Análise das tarefas: estudo das ações desempenhadas por cargos específicos, através deste estudo que se estipulam as habilidades, conhecimentos, atitudes e comportamentos exigidos para o bom desempenho do cargo.

Análise de pessoas: deve ser guiado pelo preceito de que as pessoas são diferentes e por isso analisar quais funcionários necessita mais do treinamento.

  • Programa de treinamento: nesta etapa de acordo com Chiavenato (2006) deve-se questionar os itens: o que treinar, quem deve aprender, quando deve ser ensinado, local que deve ser ensinado, como se deve ensinar e quem deve ensinar. Deve-se atentar para  quatro situações importantes como:

Objetivos instrucionais: resultados constatados com o treinamento devem conter as habilidades ou conhecimentos que deverão ser adquiridos e as ações que terão de passar por mudanças.

Prontidão e motivação dos treinandos: é necessário ressaltar os objetivos que se pretende atingir com o treinamento, fazendo o funcionário tomar conhecimento do porque do treinamento e motivando seu interesse em aprender mais.

Princípios de aprendizagem: processo pelo qual as habilidadesconhecimentos, comportamentos ou valores são adquiridos ou transformados, como resultado de treino, experiênciaformaçãoraciocínio e observação, portanto o funcionário muda suas atitudes de acordo como foi treinado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (153.4 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com