TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção textual Bloco 1 Acne

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO         3

2 ACNE         4

3 CONCLUSÃO         5

 


REFERÊNCIAS         6


  1. InTRODUÇÃO

A acne é uma doença crônica que acomete em sua maior parte a população adolescente do sexo masculino tendo seu início na puberdade.

A seguir, vamos conhecer as principais causas da acne os fatores que a predispõem e os mecanismos fisiológicos que levam ao aparecimento dessa doença. Vamos entender também, qual é o papel do profissional de estética no atendimento a um paciente em sua clínica e assim entender melhor a conduta esperada deste profissional junto a seu paciente.


2 acne

A acne é uma doença inflamatoria que acomete  em sua maior parte  a população adolescente do sexo masculino tendo seu início na puberdade, fase onde os hormônios estão com a produção aumentada.É uma doença  multifatorial pois são vários os fatores que contribuem para o aparecimento dessa patologia como: hereditariedade, pré disposição genética, fatores hormonais etc.

Os principais fatores que predispõem a acne são hereditariedade, problemas emocionais, alterações hormonais, alimentação inadequada. Todos esse fatores podem influenciar na  no aumento da produção sebácea ocasionando a essa patologia. Temos como principais causas do aparecimento da acne o estresse, má higienização da pele, alimentação inadequada com a ingestão de alimentos muito gordurosos, o uso incorreto de cosméticos, (usar produto para pele  seca em uma pele oleosa por exemplo) e até mesmo o uso de medicamentos podem contribuir para o aparecimento da acne.

No quadro clínico apresentado, temos um caso muito propício ao surgimento dessa patologia, pois, o paciente demonstra ter um alto índice de produção sebácea, tanto pela questão da faixa etária que se encontra quanto pela má alimentação que está levando o seu folículo pilo sebáceo  ter uma alta produção de sebo, levando uma hiperqueratinização, tampando então os poros contribuindo para uma proliferação de bactérias no local, dando início a todo o processo inflamatório da acne que o mesmo apresenta. É importante ressaltar que  o mesmo apresenta um outro fator agravante da doença que é a hereditariedade pois foi citado que o pai também apresentou a doença enquanto adolescente.

O profissional de estética ao receber este paciente deverá instruí-lo sobre a higienização correta dessa pele e orienta-lo tanto a recorrer a um nutricionista para buscar uma alimentação saudável, quanto a um médico especializado para que este indique tratamento cosmético e/ou medicamentoso adequado para o tratamento e melhora do quadro apresentado.

É importante que o profissional de estética mantenha  uma conduta ética, realizando apenas os procedimentos permitidos ao seu nível de competência e indicar, sempre que necessário ou quando identificar patologia que não esteja ao alcance de seus conhecimentos técnicos e científicos, o serviço de profissionais especializados.


  1. CONCLUSÃO

Levando em consideração todos os aspectos citados é esperado que o paciente ao observar o surgimento dessa patologia citada, procure ajuda imediata com profissionais adequados, e estes por sua vez, o oriente adequadamente para que assim contribua para a melhora e qualidade de vida deste paciente.


REFERÊNCIAS

http://www.assocemsp.com.br/html/codigo_de_etica.html

acessado em 11 de Maio de 2014 às 18:10 hrs.

http://drauziovarella.com.br/letras/a/acne-vulgar/ 

acessado em 11 de maio de 2014 às 18:40 hrs.

RIBEIRO, Natália Soares, Fundamentos da dermatologia - São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com