TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer

Exames: Prointer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  5.761 Palavras (24 Páginas)  •  1.115 Visualizações

Página 1 de 24

Introdução

Este trabalho tem como objetivo compreender o comportamento das organizações e dos seres humanos e de como se dá esse relacionamento. Da mesma forma que cada indivíduo tem uma personalidade e um comportamento que se formam ao longo de seu desenvolvimento, as organizações também apresentam uma maneira de conduzir os indivíduos que ali trabalham. As organizações são feitas de pessoas, as quais são responsáveis por dar sustentação e movimento ao negócio, daí a importância de entender o que motiva os indivíduos, os grupos e o relacionamento com as empresas, e é exatamente esse estudo que chamamos de Comportamento Organizacional. O ser humano é a essência do sucesso ou fracasso da organização, pois através de sua competência é que as empresas criam diferenciais que vão possibilitar as vantagens competitivas no mercado.

Abaixo vamos compreender melhor sobre o conceito de Comportamento Organizacional, de Inovação, as principais características de uma equipe, os estilos de atuação e a relevância da liderança para as organizações, as concepções de eficiência e eficácia e a importância da comunicação dentro do ambiente de trabalho.

1. Capitulo I

1.1 Definição de Comportamento Organizacional

O comportamento é o modo pelo qual uma pessoa ou organização age ou reage em resposta aos estímulos que recebem do ambiente. Organizacional é o termo que se deriva de organizações. Podemos entender o comportamento organizacional como o estudo das inter-relações de um conjunto de duas ou mais pessoas que se interagem e unem esforços em uma cooperação coletiva e de como se comportam individualmente e em grupo para alcançarem um objetivo comum e como cada uma delas causam impacto nas organizações.

O comportamento organizacional é uma disciplina que une o conhecimento de várias áreas de estudo por apresentar uma abordagem contingencial, justamente porque estamos lidando com indivíduos os quais tem comportamentos e visão de mundo diferentes uns dos outros e vão agir e reagir de maneiras diferentes. É baseado em um método científico que auxilia através da observação a mensuração e a previsão do comportamento dos indivíduos nas organizações.

Para entendermos o comportamento organizacional temos que estudar os 3 determinantes do comportamento , o individuo, o grupo e a estrutura. Compreender o indivíduo como ser único, suas expectativas, motivações, competências e habilidades demostradas no ambiente de trabalho e no nível grupal entender a formação das equipes, a interação de uns com os outros, comunicação, a influencia e poder de liderança exercida dentro do grupo.

O Comportamento Organizacional é um campo interdiciplinar, que compartilha de várias outras ciências sociais, como a antropologia na qual vai nos permitir conhecer melhor a cultura de cada organização, e isso é necessário pela globalização e pelo contato de

organizações com culturas diferentes que estão em nosso dia-a-dia em nossa cidade , estado e pais. Outro campo a ser analisado é o da sociologia que vai nos permitir entender as formações dos grupos. Da psicologia para entender o comportamento do indivíduo no qual faz parte ou interagem nas organizações e também da ciência política que estuda o comportamento dentro de um ambiente político, analisando conflitos, a distribuição de poder e como as pessoas o manipulam para o próprio interesse. Através do estudo do comportamento organizacional temos a oportunidade de aprimorarmos as práticas da compreensão e gestão de pessoas com o objetivo de melhorar a eficácia nas organizações.

1.2 Sistemas abertos e fechados

Sistema é um conjunto de elementos interagentes e interdependentes, conectados de modo a formar um todo organizado no qual possuem um objetivo a ser atingido. A Teoria dos sistemas foi proposta pelo biólogo Ludwig von Bertalanffy e o economista Kenneth Boulding, e tem como objetivo melhorar a compreensão sobre os sistemas nos permitindo reconceituar os fenômenos dentro de uma abordagem global , no qual existe a inter-relação e integração de assuntos que são, na maioria da vezes, de naturezas completamente diferentes. É como olhar o funcionamento de um automóvel, nele existem peças separadas e com funções diferentes, mas quando inter-relacionadas têm como objetivo proporcionar o funcionamento do mesmo e com o propósito de transportar pessoas e objetos. Cada um dos elementos de um sistema é ligado a todos os outros elementos, direta ou indiretamente o que faz com que um sistema possa funcionar de maneira adequada.

Dentro dos vários tipos de sistemas, podemos classificá-los em: sistemas quanto a natureza em abertos e fechados.

Tema Vasconcellos Bertalanffy

Sistema Aberto

De CO

Ocorre importação de recursos do ambiente para se manter nele. Aberto a inputs de matéria e de energia São aqueles que possuem, continuamente, fluxos de entrada e de saída e que se conservam mediante a construção e a decomposição de componentes

Sistema Fechado

De CO Sem input de matéria, mas com input de energia. Não tem entradas e nem saídas para o ambiente e restringe-se aos seus próprios componentes

Para Vasconcellos O sistema Fechado é fechado aos inputs de matéria , mas seria aberto aos inputs de energia, trata-se da ausência de comunicação, interação ou de conexão com o ambiente na qual a organização está inserida. A pesquisadora apresenta como exemplo o comportamento de um homem em relação o trabalho e sua relação conjugal, pois a mesma pessoa possui comportamentos diferentes em cada uma dessas relações, um conjunto de elementos só pode ser considerado um sistema se houver interação entre as partes, entre os elementos.O Sistema Aberto é denominado pela abertura de energia e materia.

Bertalanffy aborda que o sistemas abertos são aqueles que possuem fluxos de entrada e de saída e que se conservam mediante a construção e s decomposição de componentes e dá como exemplo os organismos vivos nos quais estão em constante interação com o ambiente ocasionado pela troca de energia, matéria e informação. Já os sistemas fechados são aqueles que não possuem entradas e saídas para o ambiente, o movimento planetário é um exemplo desse sistema.

2. Capitulo II

2.1 Pesquisa sobre Inovação

PESQUISA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com