TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer I Relatorio Final 2016

Por:   •  30/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.599 Palavras (11 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANGUAGUERA

Curso de Tecnologia em Logística[pic 1]

GENIVALDO BARBOSA DOS SANTOS

RA 2725244611

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia - Prointer I

Lauro de Freitas – BA

Junho//2016

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia - Prointer I

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (Prointer) no Curso de Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera, sob a orientação do(a) Prof.(a) Tutora EAD Adriana Barbosa Gonçalves

Lauro de Freitas – BA

Junho//2016

[pic 2]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................Pag.3

RELATÓRIO ... ......................................................................................................Pag.4

CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................Pag.5

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..................................................................Pag.6

ENTREVISTA COM EMPREENDEDOR...........................................................Pag.7


[pic 3]

INTRODUÇÃO

A palavra empreendedor tem origem francesa, entrepreneur, que significa: aquele que assume riscos e começa algo novo.

O empreendedor é a pessoa que inicia e/ou opera um negócio para realizar uma idéia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidades e inovando continuamente.

Para muitas pessoas, Empreendedorismo é visto como sinônimo de ato de abrir empresas, porem definições mais amplas já revelam que vai muito mais além como: capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios, ou seja, implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, geralmente com alterações que envolvem inovação e riscos.

O empreendedorismo é essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam a inovação, preocupam-se em transformar conhecimentos em novos produtos, bem como essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população. É também um fator importantíssimo na geração de empregos e renda. 

        


[pic 4]

RELATÓRIO

A entrevista com empreendedor foi de grande valia, pois as experiências contadas contribuíram muito para o meu aprendizado, mesmo os fatos negativos, que são certos acontecerem no inicio de um empreendimento. Apesar dos problemas que todas as empresas enfrentam, e como não seria diferente a dele, já estão atuando no ramo a mais de 10 anos, e a empresa continua viva, isso é resultado de muito esforço e aplicabilidade dos conhecimentos de um empreendedor.

Para se ter sucesso em um empreendimento, é preciso planejamento dos negócios, pesquisar, montar estratégias, analisar os pós e contras do ramo que se quer entrar e saber administrar, o que para alguns é um dom, mas que pode ser aperfeiçoado e adquirido com estudos.

Fazer um plano de negócios é muito importante para que empreendedor tenha uma segurança na instalação de uma empresa, o que não foi o caso do nosso entrevistado, pois ele contou com a ajuda de pessoas que já tinham experiência no ramo, mas analisar as força, fraquezas, oportunidades e ameaças, chamadas SWOT, é muito significativo para traçar exatamente a situação atual em que o negocio se encontra. As Forças da empresa são uma boa qualidade no serviço prestado, solidez financeira, vantagens da empresa junto aos concorrentes, bom relacionamento com os clientes, colaboradores e fornecedores, ética etc. As Fraquezas são as concorrências desleais, funcionários sem qualificação, má localização, etc. As Oportunidades, renovação de bons contratos, saídas de empresas concorrentes do ramo. As Ameaças são novos competidores, aumento das taxas tributaria, baixos preços dos concorrentes, crise da economia.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para que um empreendimento venha ter sucesso, o empreendedor tem que planejar, ser criativo, ter diferenciais visíveis para que possa sobressair diante da concorrência, inovar sempre se adaptar as tecnologias que muda a cada dia. Estar sempre atualizado, preparado para assumir risco.

Um empreendimento bem planejado tem muitas chances de dar certo, temos muitos exemplos de grandes empreendedores de sucesso que começaram do zero ou que assumiram pequenos negócios da família vindo a inovar e hoje estão fazendo um grande beneficio para a sociedade, gerando empregos, oferecendo serviços de qualidade.

Um dos exemplos no empreendedorismo é o Sr. Abilio Diniz, empreendedor famoso tanto no Brasil como no mundo, que começou com uma doçaria chamada Pão de Açúcar, fundando seu primeiro mercado em 1959. Formado em Administração de empresas e por ser persistente, tendo a capacidade de enxergar bons negócios, mesmo sofrendo diversos reveses junto à economia do País e de fechar algumas lojas, o fizeram expandir seus negócios tornando-o dono de grandes empresas.

Este exemplo, assim como de outros, mostra que para um grande sucesso como empreendedor, é preciso ser persistente, não desistir nos primeiros obstáculos e ter a consciência que o retorno não vira de imediato.

[pic 5]

 

REFERÊNCIAS

   

BARROS, Aidil J. P. de & LEHFELD, Neide A de Souza. Fundamentos de Metodologia: Um guia para a iniciação científica. São Paulo: Makron Books, 1986.

DORNELAS,  José Carlos Assis, Empreendedorismo, Transformando ideias em negócios, 5ª edição – Rio de Janeiro: Empreende/ LTC 2015

http://www.pmiam.org/wp-content/uploads/2014/03/empreendedorismo_01_ORIGEM.pdf

https://endeavor.org.br/conheca-5-empreendedores-de-sucesso/

http://www.tiegestao.com.br/2015/01/04/tendencias-2015-empreendedorismo/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (237.4 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com