TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer I relatorio parcial

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO                            [pic 1]

CAMPUS CAMPO LIMPO                

Projeto Interdisciplinar Aplicado

aos Cursos Superiores de

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

(PROINTER PARCIAL)

Rosânia dos Anjos Cruz - Recursos Humanos (RA 8377834554)

São Paulo/SP

ABRIL - 2015

Relatório Parcial

Relatório Parcial apresentado no Projeto Interdisciplinar do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos na Faculdade Anhanguera, sob a orientação da Tutora Presencial Carina Trigoni.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        04

1 TEMA        05

1.1 EMPREENDIMENTO DO GRUPO        08

2 CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11

INTRODUÇÃO

O presente projeto interdisciplinar tem por objetivo uma melhorar a compreensão e agregar conhecimento prático e teórico das disciplinas estudadas ao longo do semestre, que são: técnicas de negociação, comportamento organizacional, empreendedorismo, ética e relações humanas no trabalho e desenvolvimento pessoal e profissional.

Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de enxergar e avaliar oportunidades de negócios. São pessoas altamente motivadas e capazes de assumir riscos para por em prática suas ideias. Algumas características que podem definir uma pessoa como empreendedora é: possuir autoconfiança e boa autoestima, ser um visionário e intuitivo para negócios futuros, ter originalidade, flexibilidade e facilidade em negociações, agir com prudência, habilidade e comprometimento.

Segundo - Filion, 1999, p.19 “Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”. Porém, uma organização, como o próprio nome diz, é composta de várias pessoas, seres humanos, onde necessitam estar em um ambiente propício para o melhor desempenho de suas tarefas, e isto vale também para o relacionamento com clientes e fornecedores.

O sucesso depende não somente de relações interpessoais, mas também do exercício da ética, que nada mais é do que um conjunto de princípios e valores que limitam o comportamento de uma sociedade em prol do bem comum cujo objetivo é criar regras para tornar bom o convívio e um ambiente agradável para todas as pessoas. Essas regras podem ser resumidas no respeito e no reconhecimento das diferenças de cada indivíduo.

Muitas organizações buscam criar ou aperfeiçoar seu código de ética, pois está provado que essas práticas são um diferencial competitivo. Na moderna gestão empresarial percebe-se a necessidade da formação de profissionais mais éticos, pois as decisões são baseadas em honestidade e valores éticos significam bons negócios em longo prazo.

 

TEMA

- Porque muitos profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento?

O medo do novo, do desconhecido faz parte da vida. Arriscamo-nos em muitas situações e em um novo empreendimento arriscamos nosso capital, nossos investimentos ou o de terceiros.

O capital é a principal preocupação do empreendedor, pois qualquer negócio requer investimentos que geralmente vem da poupança do empreendedor ou do bolso dos investidores. A insegurança, o medo de falhar e o medo do desconhecido podem ser obstáculos muito difíceis de ultrapassar para alguns, impedindo a realização de determinado projeto.

Pessoas empreendedoras são aquelas que estão preparadas e são fortes o suficiente para aprender a trabalhar com seus medos e receios.

De acordo com Veiga (2006), “ser um empreendedor é uma forma estratégica de contribuir para o crescimento econômico e de se obter sucesso no mercado. É a visão que todo empresário deve ter e que muitos ainda não possuem”.

Empreendedor tem muitas atribuições na sociedade humana como criar, organizar, planejar, dentre outras. Então é necessário ignorar os medos, principalmente aqueles que fazem mal e impedem o crescimento, transformando-os em algo bom que dá frio na barriga, mas encoraja a enfrentar os desafios e situações e, com isso, provar que se é capaz de ser muito mais do que se imagina.

Sempre haverá o risco, mas ele é minimizado se o empreendimento for bem planejado, dando mais condições para o sucesso.

- Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?

A maioria das pessoas tem como motivo principal ter o próprio negócio, a independência e o retorno financeiro, porém a satisfação de se obter crescimento pessoal e profissional e em muitas situações ter a liberdade e flexibilidade quanto as regras e horários, poder conduzir seus próprios passos, abrir seus próprios caminhos e ser seu próprio patrão. Todas estas também são fortes fatores que motivam principalmente os jovens a abrirem seu próprio negocio.

Um empreendedor geralmente é apaixonado por sua ideia, pelo que faz. Ser bem sucedido é um conceito que se traduz em independência financeira, ou seja, trabalhar por prazer e não mais por necessidade.

O desafio de se enfrentar as turbulências e incertezas do mercado esta na capacidade de desenvolver alternativas, planos de contingência ou opções de trabalho. A autonomia profissional se constrói, portanto, elaborando projetos de curto e de longo prazo.

- De que forma na teoria e na prática a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?

Toda e qualquer organização depende, em maior ou menos grau do desempenho humano para ter sucesso.

Desde a infância aprendemos a nos relacionar com a família e este processo que se prolonga através do tempo em todos os estágios da vida – escola, amigos, trabalho. Este processo de relacionamento acaba sendo de extrema importância para a estruturação da personalidade do ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (216.5 Kb)   docx (41.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com