TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer III

Artigo: Prointer III. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  1.597 Palavras (7 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 7

Apresentação do Alvo Projeto

Ao longo deste trabalho aprendemos que tem vários fatores importantes um deles é a escolha da razão social ou fantasia, tem que ser algo fácil criativo e por isso escolhemos “A Cia das Meias”.

Nossa empresa fica localizada na cidade de Cotia (SP), fazemos exposição em feiras livres, lojas, apresentamos catálogos e estamos nas redes sociais.

A empresa Cia das Meias, pregando a inovação e a criação de produtos artesanais através do processo de reciclagem. Nosso público-alvo é em feiras de artesanato e agradando o público em geral temos produtos para todos os tipos de clientes produtos de qualidade e criatividade.

Nossa empresa preocupa-se a cada dia que passa com o meio ambiente, adotamos a política em que ” Nada se perde tudo se transforma ” nossos materiais e produtos de diferentes formas sendo muitos dos materiais reciclados, reaproveitados e transformados através de meias com defeitos em utensílios decorativos como brinquedos, vasos p/ planta, inclusive utensílios domésticos, peças decorativas entre outros.

Estamos nos empenhando ao máximo em busca da empresa 100% ecologicamente correta, temos a consciência o quanto é importante para sociedade e para o meio ambiente.

Contextualização da Empresa Cia das Meias.

Resumo

A Cia das Meias é uma pequena empresa criada através de ideia e prática em negócios sustentáveis, que vem registrando um rápido crescimento no segmento de recicláveis em todo o mundo, isso facilita o acesso ao mercado, por se tratar de um produto ecologicamente correto.

A Cia das Meias desenvolveu um projeto na Universidade Anhanguera com o objetivo de abrir uma Mini empresa por alunos dos cursos de Gestão de Recursos Humanos.

Introdução

A importância das micro, pequenas e médias empresas na economia de qualquer país é inegável. Elas são responsáveis pela geração de grande parte dos empregos formais e informais, de uma fração importante das exportações e do PIB de um país. No Brasil, as micro e pequenas empresas são responsáveis por 57,3% dos empregos formais e respondem por aproximadamente 2,2% das exportações e 20% do PIB.

O empreendedorismo é fator determinante para a geração dessas empresas e para impulsionar o crescimento econômico sustentável, necessários em países emergentes. A formação de novas empresas gera empregos, distribui renda e cria oportunidades para toda a sociedade. Empreendedores tornam-se exemplos, assumindo riscos ao transformar suas indústrias e estimulando outras pessoas através de suas conquistas e determinação. Portanto, a promoção de um modelo de desenvolvimento baseado no estímulo à atividade empreendedora é uma forma importante de impactar a economia e a estrutura sociedades.

Um aspeto especialmente importante para nós da comunidade acadêmica é o empreendedorismo tecnológico, levando à criação de empresas inovadoras, que tem sido o motor propulsor por trás das economias mais fortes do mundo.

Material e Métodos

Foram selecionados alunos dos cursos de gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera para participar de um projeto piloto em empreendedorismo/ Prointer.

O projeto iniciou-se com uma seleção dos estudantes pelos seus respectivos departamentos. Depois de escolhidos, os alunos participaram de um ciclo de palestras para conhecer o funcionamento de uma empresa, passando por todos os setores: finanças, produção, marketing/vendas e, recursos humanos.

Depois de informados sobre a criação e funcionamento de uma empresa, foi feito um levantamento do que poderia ser desenvolvido nas instalações da universidade.

Logo após, foi efetuada a elaboração do projeto de pesquisa de mercado, onde levantaram-se dados sobre o que poderia ser produzido e comercializado, levando em consideração os seguintes aspetos: possibilidade de ser desenvolvido nas instalações da própria universidade; matéria-prima com sua respectiva cotação; preço dos concorrentes encontrados no mercado.

Em seguida, foi iniciado o processo de desenvolvimento dos produtos escolhidos pelo grupo: Peças artesanais feitas através, meias recicladas, linhas, algodão e missangas.

Com o produto já definido, partiu-se para a confeção do produto final.

Resultados e Discussão

Os produtos desenvolvidos pela miniempresa foram comercializados tanto na própria universidade como também em outros pontos estratégicos de venda. Foram expostos ainda na aula do Prointer no mês de julho2013.

Conclusões

A experiência de participar de um projeto na área de empreendedorismo permitiu o conhecimento do funcionamento de uma empresa a partir do vivenciamento nas áreas inerentes a esta: finanças, produção, marketing/vendas e recursos humanos. Permitiu ainda diminuir os medos das reais possibilidades de abrir uma empresa.

Diagnostico Empresarial

Em tempos de desenvolvimento sustentável, os chamados três Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar – começaram a fazer parte do imaginário criativo de todo o mundo. Já não basta criar peças e acessórios com conceito diferenciado se não houver preocupação com o meio ambiente. Nos últimos anos, esta tendência tem surgido em força e nossa empresa “A Cia das Meias” entende e preocupa-se que o processo de reutilização de matérias-primas, pode ganhar releituras interessantes e modernas: assim nosso objetivo é desenvolver, peças recicladas, com o reuso de resíduos têxteis (meias) produtos que seriam descartados quando a sua confeção com defeitos.

Visando garantir a satisfação total dos clientes, e ao mesmo tempo, criar um ambiente de trabalho favorável ao desenvolvimento pessoal de todos os seus colaboradores, a empresa tem, como principais objetivos: fornecer um produto de alta qualidade, prezar sempre pelo bom atendimento, promover a capacitação de recursos humanos de forma e qualificação e, executar suas atividades com ética e responsabilidade.

Fontes de Tecnologia:Para andamento do projeto a tecnologia foi necessária em todos os sentidos e a fonte de tecnologia vem dos equipamentos de ponta para montar um site de vendas, e na produção dos produtos, tais como: Equipamento informático para controle de produção/ emissão de notas fiscais/ Stock. Equipamento de máquinas tecnológicas para bordar/pintar tecidos.Na nossa empresa começamos apenas com um funcionario hoje com o cresimento nas vendas , precisamos admitir mais seis funcionarios, profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com