TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer III

Exames: Prointer III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  3.789 Palavras (16 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 16

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos III

Relatório Final

Tutora Profª. Milvânia

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Elisângela Rodrigues da Costa – 6786417096

Jéssica Alves Barbosa – 6786399404

Natali da Costa Silva – 6791375338

Patrícia Pereira Marques – 6947468445

Solange Aparecida Miranda - 7599628881

Campinas / SP

2014

Elisângela Rodrigues da Costa – 6786417096

Jéssica Alves Barbosa – 6786399404

Natali da Costa Silva – 6791375338

Patrícia Pereira Marques – 6947468445

Solange Aparecida Miranda - 7599628881

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos III

Projeto Interdisciplinar Aplicado apresentado ao Curso de Recursos Humanos das Faculdades de Campinas da Anhanguera Educacional S.A., como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em gestão de Recursos Humanos.

Tutora Profª. Milvânia

Campinas / SP

2014

Resumo

Viemos através deste ensaio mostrar a importância e o papel fundamental das pessoas dentro da organização, bem como analisar e identificar os possíveis meios de atrair e reter talentos na empresa, além de reforçar a importância do diferencial humano para o sucesso empresarial, descrevendo a nova forma de gerir recursos humanos na atualidade. Demonstra que as relações trabalhistas também são de extrema importância para a retenção de talentos nas organizações. O presente ensaio tem como objetivo estabelecer a principal finalidade dos sistemas de gestão de segurança e saúde no trabalho, visto que a segurança do trabalho está ligada à higiene do trabalho, e também é de grande importância para a retenção de talentos.

1 Introdução

O trabalho a seguir irá nos mostrar a evolução nas organizações no que diz respeito à Gestão de pessoas e de como as empresas vem cada vez mais se preocupando com o bem estar de seus colaboradores.

A gestão de pessoas é uma das áreas que mais tem sofrido mudanças e transformações nos últimos anos, pois, a visão que temos hoje da área é totalmente diferente de sua tradicional configuração, quando recebia o nome Administração de Recursos Humanos (ARH), temos em vista que atualmente a Gestão de Pessoas tem sido a responsável pela excelência das organizações bem sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena Era da Informação.

Além disso, estaremos vendo também a importância das relações sindicais e de como as ações de saúde e segurança do trabalho vêm contribuindo para a Gestão de pessoas.

Saímos de uma era onde as pessoas eram “produtos”, onde máquinas eram mais valorizadas que pessoas. E hoje, na era da informação, pessoas são motivadas, impulsionadas a um ideal. O capital humano passou a ser a maior riqueza de uma organização num mercado tão competitivo de hoje.

Com foco nessa competitividade mercantil, empresas vêm se aperfeiçoando e inovando em Técnicas de recrutamento e seleção de pessoal, a fim de compor a melhor equipe de profissionais na qual tenham ideais de acordo com a organização, que tenham compromissos voltados à missão e aos valores da empresa.

Baseado em obras de autores consagrados na área empresarial, estaremos enfatizando a importância das técnicas de recrutamento e seleção nas organizações, como as leis trabalhistas, sindicatos e suas negociações impactam positivamente nas empresas e como cada vez mais a gestão de pessoas vêm se preocupando em ações para garantir a saúde e segurança do trabalhador.

2 Ensaio Descritivo

2.1 Relações Sindicais

Não é de hoje que as Relações sindicais auxiliam nas negociações trabalhistas. No século XX os trabalhadores não eram considerados como humanos, eram visto somente como mão de obra. Segundo Chiavenato (1999, p. 87) “no inicio do século XX, Henry Ford, o inventor da fabrica moderna, reclamava ‘Por que é que toda que eu solicito um par de braços vocês me trazem um ser humano junto? Naquela época, Ford queria apenas mão de obra”. Não existia nenhuma preocupação com as condições de trabalho, higiene e segurança, muito menos leis que assegurassem direitos aos empregados, como jornada de trabalho e intervalos, férias, remuneração adequada, horas-extras entre outros. A única preocupação dos empresários eram os resultados da organização.

Para Gil (2006, p.19), “o movimento de valorizar as relações humanas no trabalho surgiu da constatação da necessidade de considerar a relevância dos fatores psicológicos e sociais na produtividade das empresas”.

Podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com