TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer III - Relatório parcial

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.527 Palavras (11 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

PROINTER III– RELATÓRIO PARCIAL

ACADÊMICO:                                      – RA:

TUTOR A DISTÂNCIA:

Gestão de Recursos Humanos

POLO: Guajajaras/ BH

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS

 Abril/2018


ACADÊMICO:                                          – RA:

TUTOR A DISTÂNCIA:

PROINTER III– RELATÓRIO PARCIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão em Recursos Humano do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer – Projeto Interdisciplinar.

Sumário

        INTRODUÇÃO04

           RELATORIO DE IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RH ( ORGANIZAÇÃO)05

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL06

     PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO08

   AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO08

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO09

SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL09

REMUNERAÇÃO POR DESEMPENHO10

       CONSIDERAÇÕES FINAIS11

BIBLIOGRAFIA13


 INTRODUÇÃO

Este projeto foi elaborado no intuito de apresentar o conhecimento adquirido perante aos conteúdos ministrados nas disciplinas apresentadas no terceiro semestre do curso de gestão em recursos humanos. Para tanto realizou - se um planejamento com o objetivo de estabelecer o caminho que será seguido desde a elaboração até a execução do projeto voltado para a implantação do setor de recursos humanos em uma pequena empresa.

Sabendo-se da importância da implantação do departamento de RH em uma empresa, necessita se de um modelo estratégico que direcione e impulsione o desenvolvimento da empresa de forma sustentável e continua. Desde modo o setor de RH deverá agir estrategicamente e com proficiência nos assuntos de sua competência e responsabilidade alinhando os objetivos e a demanda da organização.

  1. RELATÓRIO DE IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RH

A ORGANIZAÇÃO

             A empresa WLD LTDA, iniciou as atividades no ano de 2015. Atuando na área de transporte de frios em caminhões baú refrigerados. Possui uma equipe com motoristas agregados e em regime CLT, alem do Assistente Administrativo e  Financeiro,  Assistente comercial, o Administrador e os estoquistas garantindo a qualidade, pontualidade e agilidade no serviço prestado.

           Perante o crescimento repentino da empresa, sem um setor expert para gerenciamento de pessoal, esse crescimento esta se tornando preocupante tornando assim o ambiente de trabalho instável, possibilitando a falta no cumprimento dos deveres dos funcionários e conseqüentemente da empresa com os fornecedores e clientes.

A empresa possui:

  • MISSÃO: Garantir uma entrega rápida das mercadorias e sem avarias de forma a atender as demandas dos clientes da melhor forma.

  • VISÃO: Ser a maior e melhor empresa no ramo de transporte de frios e a mais feliz e rentável do mercado.

  • VALORES: Paz, Amor, Respeito, Confiança, Compromisso, Honestidade e Justiça.

  1. PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

         Para o segundo passo será realizar uma pesquisa do clima organizacional, que consiste na realização de um levantamento de um conjunto de opiniões e percepção das pessoas, referente à instituição no qual ela trabalha , é uma idéia das percepções coletivas, e após o mapeamento dessas opiniões conseguimos entender melhor o comportamento humano na instituição  e problemas que serão enfrentados.

 

“O clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes, produzindo elevação do moral interno. É desfavorável quando proporcio na frustração daquelas necessidades.”

(CHIAVENATO, 1994, p. 53).

      Após a implantação dos Recursos Humanos em nossa empresa, esse foi nosso primeiro passo, saber como anda a empresa, mas do ponto de vista dos colaboradores. Realizamos uma pesquisa detalhada e minuciosa com os colaboradores para sabermos sua opinião sobre diversos assuntos com intenção de potencializar o que é visto como positivo em nossa empresa, e principalmente analisar as questões vistas como desfavoráveis pelos colaboradores e tentar eliminar esses problemas para tornar o clima mais positivo.  

Para Chiavenato (2003), clima organizacional envolve uma visão mais ampla e flexível da influencia ambiental sobre a motivação. É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da  organização e influencia no seu comportamento.Refere-se ao ambiente interno existente entre as pessoas que convivem no meio organizacional e está  relacionado  com  o  grau  d e  motivação  de  seus participantes.

   Portanto, entendemos que um bom clima organizacional é onde as pessoas se sentem motivadas, tem um bom relacionamento com a liderança, boa relação com a equipe, é esse clima que vai gerar a saúde, produtividade, e bons resultados. Clientes, funcionários e empresa são favorecidos quando o clima é favorável, do contrario também, se o clima organizacional é desfavorável todos perdem.

 É por meio da pesquisa de clima organizacional que pode ser medida a relação e o contentamento dos funcionários e da empresa.

Abaixo o modelo do questionário da pesquisa utilizado:

[pic 2]

  1. - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

 

  Observando as questões levantadas e analisando as respostas, percebemos que a maioria dos questionários relatou descontentamento salarial e poucos benefícios, em segundo lugar falta de reconhecimento profissional e motivação, e por ultimo, porém não menos importante alta taxa de rotatividade nos setores operacionais, devido ambiente estressante, falta de comunicação entre liderança e colaborador, juntamente de desvio de função, gerando sobrecarga profissional.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (271.2 Kb)   docx (199.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com