TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer Parcial

Por:   •  29/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CLAUDIA CRISTINA FERREIRA – RA8741133278

MELINE APARECIDA DA PAIXAO – RA9137279057

MILLENA NAVES GASPAR BOTREL – RA449144

VINICIUS SOUZA SANTOS – RA9910145582

Prointer Parcial III

Curso Superior de Tecnologia em Logística

3º série

LAVRAS - MG

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

[pic 2]

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA

CLAUDIA CRISTINA FERREIRA – RA8741133278

MELINE APARECIDA DA PAIXAO – RA9137279057

MILLENA NAVES GASPAR BOTREL – RA449144

VINICIUS SOUZA SANTOS – RA9910145582

Tutor à distância (EAD) - Karla Passos

3º Série

LAVRAS – MINAS GERAIS

2015

Introdução

Neste trabalho serão estudadas indústrias de laticínios. Segundo o Ministérios da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), laticínios são estabelecimentos que industrializam, beneficiam e/ou embalam produtos ou derivados do leite, ligados a indústria de alimentos. Sendo assim, necessitam de logística quanto ao transporte e funcionamento de sua cadeia produtiva.

Foram analisados os seguintes pontos de cada empresa:

1º percurso – Zonas rurais ao laticínio;

2º percurso – Entre galpões do laticínio;

3º percurso – Laticínio ao comércio.

Indústria de Laticínio

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de leite, mas com baixa produtividade, que pode ser explicada pela utilização de vacas de raças impróprias para a produção de leite, pela não utilização de confinamento, entre outras técnicas Ribeiro, 1999).

Segundo Ribeiro (1999), a baixa produtividade do leite no Brasil se explica pelo uso inadequado da tecnologia nas fazendas, da higiene dos animais e do local das ordenhas. Como nem todos os produtores de leite podem arcar com esse investimento, muitos tendem a abandonar a atividade. Aqueles que permanecem conseguem produzir mais do que alguns produtores sem tecnologia unidos.

A técnica de pesquisa utilizada para a coleta de dados foi a entrevista, com perguntas sobre os seguintes temas: estrutura da empresa e produção.

No primeiro percurso, que seria o transporte do leite das fazendas para os postos laticínios e cooperativas, os produtores rurais e os funcionários informaram que existem dois tipos de linhas de leite: uma linha com coleta do leite em latão e a outra linha com coleta de leite a granel, em caminhões-tanque isotérmicos. Para a pesquisa de campo foram percorridas duas linhas de leite, com coletas diferentes e, durante o percurso, foram entrevistados os donos de caminhões sobre as condições das vias de acesso, pagamento pelo serviço prestado, forma de contrato, a relação do mesmo com a cooperativa e com os produtores.

Nesse percurso o leite é analisado nas fazendas, onde a coleta é efetuada a granel, e nos postos, onde é feita em latão. Se estiver ácido, o posto devolve, pois pode servir para o produtor na alimentação de algum animal ou ser destinado a outro uso. Quando há fraude, pelo acréscimo de água, o leite é rejeitado imediatamente (Wilkinson, 1993).

Neste processo, os produtores que têm coleta a granel, têm ordenhadeiras mecânicas e tanques de resfriamento nas fazendas onde resfriam o leite que é selecionado na fazenda pelo caminhoneiro, através de um teste para verificar se há fraude ou não. Sendo negativo o resultado, o leite é acondicionado no caminhão-tanque através de uma bomba de sucção, sendo que a captação acontece em dias alternados (Jank,, 1997). Com isso, o custo do frete do posto para a cooperativa é reduzido, eliminando custos de transporte.

O transporte da fazenda para o posto é realizado por donos de caminhões autônomos pagos pelo posto, mas, indiretamente, pelos produtores.

No segundo percurso, que se caracteriza pelo transporte do leite entre laticínios, foi entrevistado o responsável pela transportadora que capta o leite.

O transporte do leite nesse 2º percurso é terceirizado, assegurado pela transportadora Líder e por caminhoneiros autônomos que recebem da cooperativa 10% do leite transportado, em dinheiro.

No terceiro percurso, que se caracteriza pelo transporte do leite e seus derivados das fábricas para o varejo e mercado final, foram entrevistados os funcionários da empresa responsáveis pela logística e gerenciamento da empresa, até então, cooperativa. A distribuição dos produtos da empresa é realizada em uma pequena parte através de frota própria, enquanto a maior parte é feita em caminhões de uma empresa que faz o transporte desde o início de sua atividade - é terceirizado.

Na atividade de transporte dos produtos, há problemas com as rotas estão desatualizadas, tendo a necessidade de serem mudadas, a fim de reduzir custos, pois não estão atendendo à demanda, mas sim elevando custos.

Conclusão

A logística nas empresas estudadas foi analisada nos três percursos. No primeiro percurso, o maior problema está relacionado à coleta a granel, como foi citado anteriormente. É preciso que haja uma modernização na cadeia produtiva da empresa, pois a implantação de tecnologias é muito importante, tanto na retirada e coleta de leite. Esta modernização esbarra com o fato de os produtores não terem recursos para realizarem tais mudanças, dificultando sua execução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (195.7 Kb)   docx (139.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com